Aplicativos

GB WhatsApp é versão alternativa do oficial: entenda

O GB WhatsApp está se tornando cada vez mais popular pelos usuários frequentes de mensageiros. Neles, você acaba tendo diversas funções que são extremamente chamativas para quem busca uma experiência mais completa que o WhatsApp convencional.

Apesar ter ganhado muita atenção, nos últimos anos esse aplicativo acabou gerando muitas dúvidas em questão de segurança. Em especial, por se tratar de uma versão modificada.

Atualmente, o WhatsApp oficial não tem nenhuma ligação com esse MOD – termo utilizado para uma modificação. Na verdade, é muito comum que a empresa alerte seus usuários sobre a confiabilidade desses Apps – conheça também o whatsapp plus.

O que é GB WhatsApp?

GB WhatsApp é uma versão não oficial do WhatsApp. Diferente do aplicativo convencional ele permite que você faça diversas funções que seria impossível na versão original. Além disso, devido ser um App a parte, ele acaba melhorando o que já existe dentro do WhatsApp. Assim permitindo que você tenha uma melhor experiência como usuário.

Hoje ele pode ser baixado através do próprio site do aplicativo. No entanto, a origem dele é um pouco distante da versão oficial. Segundo diversos especialistas, o arquivo do aplicativo modificado viria da Arábia.

Atualmente o GB WhatsApp não sofreu nenhuma restrição da Facebook – dona do aplicativo oficial. Apesar disso, devemos considerar que ele não pode ser encontrado na Play Store – loja oficial dos dispositivos Android.

Nesses casos, não podemos afirmar com certeza o motivo dessa versão modificada não estar dentro do sistema oficialmente. Vale lembrar que devido ele não passar pelo sistema de segurança da Google, ele requer que você faça uma instalação manualmente.

Veja também:

Vantagens de ter o GB WhatsApp

Como já foi dito, essa versão do WhatsApp apresenta diversas vantagens para os usuários que decidiram migrar. Hoje o GB WhatsApp conta com funcionalidades que são bem chamativas, geralmente oferecendo recursos que modificam diretamente na sua interação com usuários normais.

Segundo a desenvolvedora do aplicativo não oficial, essa é uma versão melhorada de todo o ecossistema oferecido originalmente. Ainda de acordo ela, as possibilidades com essa modificação é são mais abrangentes do que qualquer outro aplicativo.

Apesar dessas vantagens serem interessante, isso acaba colocando em risco alguns dados que, originalmente, não seriam fornecidos ao WhatsApp oficial. Por outro lado, caso você não se importe com isso, você dificilmente achará algum problema em instalar esse aplicativo no seu smartphone.

Outros textos:

Temas

Dentre as principais vantagens desse aplicativo, temos os temas. Como você já deve ser saber, o WhatsApp é bem limitado em questão de personalização. Hoje ao aplicativo permite apenas que você coloque papeis de parede e, mais recentemente, mude para o modo noturno.

Embora sejam modificações pequenas, elas são oficiais e desenvolvidas pelo WhatsApp oficial. Já no caso do GB, ele permite que você tenha diversas opções. Dentre elas, os temas. Atualmente grande parte das pessoas que baixam esse app veem essa como uma das maiores vantagens.

No seu catálogo, você encontra uma infinidade de possibilidades, incluindo a personalização das cores principais. Ou seja, você pode escolher um tema que apresente uma mistura, por exemplo, entre o azul e preto, um dos mais utilizados atualmente. Além disso, também é possivel achar opções de customizações dentro das conversas.

Confirmar mensagem recebida

Se você usa a versão convencional do WhatsApp, é bem provável que já tenha percebido um símbolo de verificação em azul ao lado da mensagem. Bem, com ele você consegue entender se o usuário realmente leu a sua mensagem. Apesar de ser algo simples, o lançamento oficial dessa funcionalidade acabou incomodando algumas pessoas, levando a Facebook a deixar isso como opcional.

No caso do GB, as modificações permitem uma alteração em como funciona essa parte. Hoje ele permite que você veja se a conversa foi vista pelo outro indivíduo – como já era normal do WhatsApp. No entanto, diferente da versão original, você pode bloquear que a pessoa identifique se você entrou na conversar.

Para muitos, essa funcionalidade é considerada uma trapaça. Na verdade, a própria comunidade de usuários oficiais acabam reclamando diariamente sobre essa possibilidade. Atualmente, nenhum desenvolvedor se pronunciou sobre se isso ocorre devido uma falha no sistema.

É seguro ter o GB WhatsApp?

Embora tenha diversas vantagens, não podemos recomendar essa modificação não oficial do WhatsApp. Em especial, por ela oferecer perigo em diversos aspectos ao usuário.

Como já foi explicado, baixar esse aplicado envolve diversos riscos a sua segurança. No entanto, muitas pessoas acabam não se importante com questões que evolvem a privacidade das suas conversas. Para elas, não há nada de interessante que possam ser vantajosos para os donos da versão modificada do WhatsApp. É importante ressaltar que isso é bem arriscado, principalmente visto ainda são seus dados pessoais.

Hoje não há nada que garanta que esse aplicativo realmente tenha interesse no conteúdo das suas mensagens, embora não seja a primeira vez que um vazamento de informações ocorra devido à utilização de um app de terceiros. Na verdade, essa prática está se tornando cada vez mais comum, visto a popularidade dos mensageiros como o WhatsApp.

Segundo diversos especialistas, a utilização de aplicativos mensagens de terceiros acaba contribuindo para malefícios a saúde do seu smartphone. Hoje, até mesmo as grandes fabricantes acabam desestimulando a instalação desses aplicativos. Em especial, visto que eles não passam por uma verificação de empresas como Apple e Google.

Além desse detalhe, também vale ressaltar a quebra de criptografia. Como você já deve imaginar, todas as mensagens que passam pelo WhatsApp apresentam uma forte segurança. Todavia, ela acaba sendo quebrada com muita facilidade pelo GB, algo que compromete completamente a segurança das mensagens enviadas e recebidas, inclusive permitindo que as conversas sejam clonadas.

Considerações finais

Em suma, o GB WhatsApp é um aplicativo que realmente oferece diversas vantagens para seus usuários. No entanto, isso exige que ele pagem um preço bem alto. Hoje a segurança que essa modificação oferece é quase nula, permitindo que pessoas mal-intencionadas entre no seu dispositivo com certa facilidade.

Ao que tudo indica, essa versão do WhatsApp não deve durar por muitos anos. Na verdade, por diversas vezes a Facebook já alertou os criadores do aplicativo sobre as práticas. Contudo, até o momento nada foi feito. Vale lembrar que, como já foi dito, o GB WhatsApp não possui certificação pela Play Store. Portanto, sendo um aplicativo que precisa ser instalado por meios não recomendados.

Deixe seu Comentário