Dicas

WhatsApp parou de funcionar: O que fazer?

WhatsApp parou de funcionar

Nos últimos tempos temos tido bastante problemas com o WhatsApp, acontecendo de cair e ficar sem funcionar por muitas horas e até mesmo prejudicando quem precisa desse app para trabalhar, estudar, etc.

Mas, existem algumas medidas que você pode tomar para fazer com que o WhatsApp volte a funcionar e até mesmo melhorar o desempenho. Isso só será possível se for um problema no seu aparelho e com o seu app, e não em casos de queda do aplicativo para todos.

Vamos conferir, a seguir, todas as opções disponíveis do que você pode fazer para fazer com que o seu WhatsApp volte a funcionar perfeitamente. Segue o fio!

Whatsapp parou de funcionar: O que fazer?

O que fazer quando o seu WhatsApp parar de funcionar e você estiver precisando entrar em contato com alguém de seu trabalho, um familiar, amigo, etc? Bom, se for um problema geral do app o ideal é esperar ou ter um outro app disponível para fazer contato – falaremos sobre isso logo mais.

Leia também:

Mas, se o seu problema for de conexão, um celular mais antigo ou até mesmo falta de manutenção no app, temos aqui algumas dicas que irão te ajudar a não passar mais por esse tipo de situação sem ter uma solução disponível.

Continue sua leitura para conferir essa lista e mais algumas informações que poderão ser valiosas para agilizar a sua vida virtual.

Atualize o app do Whatsapp no seu celular

Às vezes, o WhatsApp pode ficar com um mal funcionamento ou parar de funcionar realmente se ele não for atualizado. Se o app oferece a opção de atualização, é importante realmente realizar essa atualização para que sejam corrigidos os “bugs” e as demais falhas, além de poder chegar com novas ferramentas.

O que pode estar acontecendo é falta de atualização, e você pode até mesmo programar para que as instalações do seu app sejam feitas automaticamente assim que elas estiverem disponíveis.

Reinicie seu celular

O que pode acontecer, também, é que o celular pode estar sobrecarregado, precisando de uma reiniciada para que tudo volte a funcionar perfeitamente. Essa é uma opção que geralmente soluciona os problemas, até mesmo se for algo na conexão com internet, por exemplo.

Faça o teste e reinicie o seu celular.

Faça uma limpa nos dados do seu WhatsApp

Nas configurações do seu celular você consegue acessar a aba de aplicativos e fazer uma limpa nos dados. Isso irá deixar o app mais leve, no caso o WhatsApp, terá mais espaço no seu aparelho celular e ainda terá um melhor funcionamento por conta dessa leveza conquistada.

Isso pode ser feito sempre, não só quando o app estiver com problemas e você sempre terá espaço no seu celular e apps mais leves e responsivos.

Dica: quando encontrar o app do WhatsApp nas configurações de apps, é só clicar na opção de armazenamento (que é onde os dados estão armazenados, claro) e clicar para realizar a limpeza.

Se quiser manter fotos ou algum dado específico, escolha e marque e desmarque as opções que deseja excluir e o que deseja deixar.

Reinstale o Whatsapp no seu celular

Às vezes, o que pode ajudar a solucionar o problema é desinstalar e depois reinstalar o aplicativo no seu celular. E o bom dessa opção é que se tiver alguma atualização para ser feita, já resolve as duas questões de uma só vez e pronto.

Atenção! Ao desinstalar e reinstalar um app no seu celular, tenha certeza de que se lembra dos dados de acesso (login e senha) e até mesmo do número cadastrado no caso do WhatsApp.

Restaure o seu celular nas configurações de fábrica

A restauração para o modelo de fábrica é uma opção quando o seu celular está apresentando muitos problemas, vive travando, não tem espaço, etc. Ele irá resetar todo o aparelho e garantir que ele esteja mais renovado.

Esse processo pode levar alguns minutos, afinal, ele estará configurando todo o aparelho e não só um aplicativo. Tenha consciência disso antes de realizar a restauração e tenha certeza de que salvou os dados que são importantes para você ter salvo depois.

A restauração é super fácil de ser feita. Confira:

Apple

Vá até as configurações do seu aparelho iOS e clique em “Geral”; Em seguida, clique em “Redefinir” e depois em “Apagar Conteúdo e Ajustes”; Você precisará fornecer a sua senha para isso (sendo a senha de bloqueio do seu celular); Para finalizar, é só clicar em “Apagar iPhone” para confirmar a ação. Simples e rápido de ser feito.

Android

Já em um aparelho Android, você irá abrir as “Configurações” em seu celular; Em seguida, clique em “Fazer backup e redefinir” e em “Restaurar dados de fábrica”; Depois, é só clicar em “Restaurar telefone”; Assim como no iPhone, você precisará digitar o seu de acesso do bloqueio da tela para conseguir finalizar a ação; Tendo inserido, é só clicar em “Apagar tudo” e está feito.

Conclusão

O que fazer enquanto o WhatsApp está fora do ar para se comunicar? Existem outros aplicativos de comunicação que podem ser usados para este fim, como é o caso do Telegram.

O Telegram é um excelente app para quem gosta de trocar mensagens, sendo também seguro e cheio de ferramentas disponíveis. Ele chega a ser até melhor que o WhatsApp em funcionalidades, mas ainda não possui a mesma fama e relevância que o app verdinho possui.

As redes sociais estão cada dia mais presentes também, o que possibilita maior facilidade na hora de se comunicar em casos de necessidade e na falta do WhatsApp. Inclusive, através delas é muito fácil descobrir se o problema está no seu aplicativo ou se é algo generalizado.

Se essas dicas te ajudarem a solucionar o problema, compartilhe com quem mais possa precisar dessas informações para acabar com a lentidão no app.

Leia também:

Deixe seu Comentário