Aplicativos Redes sociais

Modo escuro no WhatsApp: quem pode ativar? Como fazer?

Modo escuro no WhatsApp

Um dos recursos mais solicitados no aplicativo de mensagens mais popular do mundo, nos últimos anos, foi o modo escuro no WhatsApp. Agora, ele finalmente está disponível no Android. Isso significa que os usuários poderão definir manualmente o modo escuro no WhatsApp ou escolher que o aplicativo corresponda ao tema padrão do sistema automaticamente.

Mas como funciona o modo escuro no WhatsApp? Já está disponível? Quem pode usar? Como funciona? A seguir, você entende mais sobre o modo escuro no WhatsApp e descobre como fazer uso dessa recente atualização do aplicativo. Confira tudo abaixo!

Modo escuro no WhatsApp

Um recurso comum que chegou repetidamente a vários aplicativos e plataformas é o “modo escuro”. Atualmente, essa opção já está disponível no Messenger, no Google Chrome e no Google App para smartphones.

Nos últimos meses, o mensageiro mais famoso também entrou na arena e começou a desenvolver o tão esperado modo escuro no WhatsApp. No último dia 21, o aplicativo introduziu o modo escuro em sua plataforma para todos os usuários do sistema Android. O lançamento oficial foi instaurado na atualização 2.20.13, que libera a funcionalidade para aqueles que fizeram o update.

Contudo, para ter acesso à novidade, é necessário fazer o download através do programa de testes. Além disso, há indícios de que o modo escuro no WhatsApp logo será liberado oficialmente para a versão de desktop do aplicativo de mensagens instantâneas.

No entanto, enquanto a funcionalidade não é disponibilizada de modo oficial para todos os usuários, você pode conferir conosco como acessar o Beta do mensageiro tanto no iOS quanto no sistema Android. Antes de aprender o passo a passo, confira mais sobre essa novidade tão aguardada!

Atualização do modo escuro no WhatsApp

A última versão beta do aplicativo mensageiro WhatsApp introduziu o há muito esperado “modo escuro”, já conhecido e amplamente usado em outros aplicativos, como o Twitter. A funcionalidade foi uma das mais pedidas nos últimos dois anos, pois o modo escuro é menos cansativo visualmente para aqueles que utilizam o aplicativo de mensagens regularmente.

De fato, muitos afirmam que o modo escuro nos aplicativos são um facilitador para a interface. Além disso, tendem a otimizar a vida útil das baterias de celular, cada vez mais sobrecarregadas. Sem dúvida, alguns reclamarão da tonalidade do modo escuro no WhatsApp. Afinal, ele não é um oreto fechado e absoluto, estando mais para uma nuance de cinza escuro. Entretanto, é muito mais escuro e menos cansativo que o esquema padrão de cores do WhatsApp, que se utiliza do branco e do verde.

Assim, com o lançamento da versão beta do modo escuro no WhatsApp, o mensageiro se tornou o terceiro dentre os aplicativos principais do Facebook a ter a funcionalidade disponibilizada. Afinal de contas, o recurso já pode ser habilitado tanto no Instagram quanto no Facebook Messenger.

Com o lançamento da versão beta, o WhatsApp se tornou o terceiro dos principais aplicativos do Facebook a receber o tratamento no modo escuro, depois do Facebook Messenger e do Instagram. Não está claro quando o modo estará disponível para usuários iOS ou não beta, mas não pode demorar muito, considerando este amplo lançamento da versão beta.

Como ativar o modo escuro no WhatsApp?

De fato, a ativação do modo escuro no WhatsApp, por enquanto, está limitada ao aplicativo em sua versão beta. Em geral, tende a levar cerca de um mês para que um recurso beta passe para a categoria de compilação pública. Entretanto, se você estiver ansioso para usar o modo escuro e não quiser esperar um mês, nós ensinamos como realizar o download por meio de um aplicativo beta.

Para aqueles que desconhecem, um programa oficial beta é executado pelo WhatsApp na conhecida Play Store. No entanto, está lotado há meses e não recebe testadores novos. Por isso, você precisa de alguma sorte para conseguir fazer download. A seguir, ensinaremos como fazer isso tanto para Android quanto para iOS. Confira!

Modo escuro no WhatsApp para Android

Primeiro passo

Realize o acesso da página através do site APK Mirror e confira a mais recente versão beta do aplicativo. O procedimento pode ser feito tanto por celular quanto por desktop. O download será carregado após um clique na seta ou no nome da mais recente versão. Nesse momento, o usuário será redirecionado para a página do arquivo. Nessa página, deverá clicar em See Availables APKs. O clique o levará para o local de download e, abaixo de “Variant”, mostrará o APK que deverá ser baixado.

Segundo passo

Uma vez que o usuário clica no link, esse é direcionado para a página da versão mais nova e atualizada. A partir de então, o processo se torna simples, bastando encontrar o botão com os dizeres “Download APK”. Após um clique, o download finalmente será iniciado e o instalador será baixado. Ao realizar o procedimento através do sistema Android, será necessário enfrentar alguns anúncios no processo. Se fizer o download pelo computador, o arquivo será transferido para o smartphone.

Terceiro passo

Toque no aplicativo do APK para o processo de instalação ser iniciado. É necessário que o usuário conceda ao sistema uma permissão, uma vez que o aplicativo não foi baixado na Play Store. Após instalar e configurar o aplicativo, o modo escuro para WhatsApp já estará disponível no aplicativo mensageiro. Para tanto, basta acessar Configurações > Conversas > Tema. Para o modo noturno, escolha “escuro”, para voltar ao esquema de cores padrão, selecione “claro”.

Modo escuro no WhatsApp para iOS

Primeiro passo

O procedimento para iOS é similar. Verifique, a princípio, se o Beta do aplicativo está com status ativo no site https://testflight.apple.com/join/s4rTJVPb. Se sim, busque realizar sua inscrição.

Segundo passo

Se você conseguir acesso ao Beta através do link acima, faça a instalação do TestFlight, uma ferramenta da Apple para testar aplicativos.

Terceiro passo

Acesse seu e-mail e aceite o convite realizado para o WhatsApp versão Beta. Em seguida, faça a atualização do aplicativo.

Quarto passo

Pronto! Após realizar o update, você estará pronto para abrir o mensageiro, acessar Configurações > Conversas e ativar o modo escuro no WhatsApp.

Deixe seu Comentário