Aplicativos Redes sociais

Como salvar status do WhatsApp?

Como salvar status do WhatsApp?

Para visualizar o status do WhatsApp você precisa fazer o download da imagem no aplicativo, no entanto, ele não fica salvo em seu celular. Alguns modelos de smartphones salvam automaticamente, porém, a maioria não mantém o arquivo acessível no celular. Vamos abordar outras maneiras de como salvar status do WhatsApp.

O que é o status do WhatsApp?

O status do WhatsApp é um modo de compartilhar com seus contatos gifs, imagens e vídeos que possuem duração de apenas 24 horas. Entretanto, para receber ou enviar os status para o contato, ambos devem ter salvos entre sua lista de contatos o numero do Whatsapp.

No app Whatsapp existem três abas principais de navegação: conversas, status, chamadas. Podemos verificar as postagens de status de nossos contatos na aba Status. Outro aplicativos também disponibilizam as imagens por tempos determinados como o Snapchat e o Instagram, mais recentemente o Facebook adotou esse modo de publicação.

Esse tipo de publicação permite que sejam divulgados eventos e também são muito utilizados para publicidade, uma vez que abrangem um grande número de pessoas entre a lista de contatos. Evita também que sejam enviadas mensagens no direct, o que facilita a publicidade para empresas e ao mesmo tempo não deixa armazenados arquivos na memória do celular. Existem alguns recursos de configurações que permitem também restringir o envio do status para alguns contatos.

Como postar um status no WhatsApp

Para postar o status no whats você deve ir até a aba Status no seu app e clicar em um espaço na parte superior com o símbolo + ao lado de sua foto de perfil. Ao ver escrito “Meu Status” e em seguida “clique para adicionar um status”. Desta forma você deverá escolher a imagem para seu status. Você pode editar suas fotos antes de postar. As opções são cortar, escrever a mão livre, adicionar filtros ou então texto. Você pode adicionar uma legenda a sua foto na barra escrever na parte inferior da tela.

Como visualizar o status de seus contatos

Na mesma aba status, logo abaixo da opção para postar “Meu Status”, você encontra os status dos seus contatos. Para visualizar basta selecionar o status do contato desejado.

Como salvar status do WhatsApp?

Como salvar status do WhatsApp?

Apesar de visualizar os status de seus contatos, as imagens ali postadas não ficam salvas em seu aparelho celular. Para salvar você pode até mesmo tirar um print da tela. Entretanto, você pode salvar em seu aparelho celular  as imagens com alguns aplicativos e gerenciadores de arquivo, automaticamente.

Assim como existem aplicativos para colocar senha no WhatsApp também existem apps para salvar e organizar arquivos. Alguns programas podem ajudar como o File Manager. O processo de salvamento dos arquivos mesmo após ser deletado automaticamente é possível. E tudo isso pode ser feito de forma anônima, não gera nenhuma notificação para os seus contatos. Esses aplicativos são voltados para o sistema operacional Android. Podem ser encontrados a partir de uma breve pesquisa por gerenciador de arquivos na sua Play Store.

Os arquivos dos Status do WhatsApp ficam salvos na pasta Media, a qual pertence aos arquivos da pasta WhatsApp. O gerenciador de arquivos permite abrir essa pasta no seu aparelho e salvar as imagens ainda disponibilizadas no status, antes que sejam excluídas automaticamente pelo aplicativo. Desta forma você consegue salvar a imagem, clicando sobre o arquivo e selecionando as opções “salvar como”.

Especificamente no File Manager existem alguns passos para salvar as imagens:

  1. Abra o app File Manager e vá até Armazenamento interno;
  2. Encontre a pasta WhatsApp do seu celular;
  3. Selecione a subpasta Media;
  4. Você deve ativar o recurso para mostrar pastas ocultas na parte superior esquerda do File Manager;
  5. Você encontrará a pasta “Statuses” onde encontram-se os status de seus contatos.

Após isso, você deve selecionar o arquivo desejado e clicar na opção “Copiar”, e depois você pode “colar” em alguma outra pasta de fotos de sua preferência. Esses arquivos ficam ocultos em seu celular por se tratar de arquivos temporários e que devem ser excluídos automaticamente.

Com o gerenciador de arquivos você pode salvar sem que ocorra nenhum tipo de notificação para os seus contatos. O arquivo pode ser uma foto, vídeo, imagens animadas, gifs, e são salvos de forma simples, basta terem sidos baixados anteriormente. Importante, o processo deve ser feito antes de o arquivo ser excluído automaticamente pelo mecanismo do WhatsApp, ou seja, anterior ao término das 24 horas.

Outros apps para salvar arquivos no WhatsApp

O ES Filer Explorer foi criado com o objetivo de manter organizado e seguro o armazenamento interno do smartphone Android. Ele pode ser utilizado para encontrar estas pastas ocultas e realizar o processo de salvamento das imagens dos status no WhatsApp. Do mesmo modo, o app é feito para criar pastas mais seguras, que podem abrigar documentos, protegidos por senha.

Alguns casos o celular permite que o próprio gerenciador de arquivos já instalado proporcione o acesso ao documento. Desta forma o usuário não precisa baixar outro app para gerenciar os arquivos. O próprio sistema Android facilita o processo de salvamento do status dos seus contatos, basta explorar algumas opções no seu próprio celular.

É certo salvar os Status de seus contatos?

As postagens podem possuir conteúdos inofensivos, no entanto, alguns conteúdos podem ter caráter pessoal. Desta forma não é errado salvar o arquivo apenas. Entretanto você deve ponderar o conteúdo antes de postar em outras redes sociais a mídia. Caso seja arquivo pessoal, pergunte ao remetente do status se ele consente que você compartilhe a imagem.

Em situações em que as imagens têm conteúdos gerais e não pertencem a pessoa, não possuem imagens íntimas, ou nomes, não há problema de compartilhar sem o consentimento do remetente, pois provavelmente são imagens que podem ser facilmente encontradas na rede e sem caráter ofensivo. Logo você pode repostar em suas redes sociais.

Lembre-se do direito autoral ou de imagem de seus contatos. Apesar de enviar e você salvar status do WhatsApp,  ainda é uma rede privada. Evite compartilhar conteúdos pessoais de seus contatos. Compartilhar imagens pessoais e íntimas de seus contatos é crime, assim como a espionagem e quebra de privacidade das mensagens do whatsApp, que podem ser feitos com apps.

Deixe seu Comentário