Dicas

Para que serve Android System Webview?

Para que serve Android System Webview

Você sabe para que serve o Android System Webview? Ou melhor, para começar do início, você sabe o que é o Android System Webview? Para começar, estamos falando de uma super ferramenta que é disponibilizada nos aparelhos Android.

Talvez você nem saiba que possui esse sistema em seu aparelho, afinal, ele já vem instalado no aparelho e não é preciso ter essa preocupação ao adquirir um novo celular Android. E muitas vezes, seu uso é tão discreto que você também pode nem perceber que ele está sendo utilizado.

Essa ferramenta possibilita que você acesse os links que é preciso de forma mais fácil e rápida. Então, quer saber o que é o Android System Webview e para que ele serve no seu aparelho Android? Continue lendo o conteúdo até o final para não perder nenhum detalhe importante, ok? Vamos lá!

Leia também:

O que é o Android?

O Android é um sistema operacional que pertence ao Google. Hoje, ele é o 1º colocado na lista dos sistemas operacionais utilizados no mundo inteiro. Você sabia disso?

Esse desempenho é muito facilmente explicado, afinal, o acesso da internet é feito, em grande maioria, através de aparelhos celulares. Neste momento, é provável que você esteja lendo este conteúdo do seu celular, não é mesmo?

Ou seja, não é prioridade acessar um notebook ou computador para acessar a internet como era há alguns anos atrás.

E foi por isso que o Google conseguiu tomar a 1ª colocação das mãos do também poderoso Windows, que era o mais acessado antes dessa mudança.

Para que serve Android System Webview?

Antes de falar sobre a utilidade do Android System Webview, vamos conhecer melhor sobre o que ele é? Confira.

O que é o Android System Webview?

O Android System Webview é uma ferramenta que possibilita que os usuários de aparelhos Android possam acessar links que levam para sites e outras páginas da Web, mas sem precisar sair do aplicativo em que o link está disponível.

Por ser uma ferramenta Android, ela também pertence ao Google. Ou seja, todas as ferramentas estão ligadas e possuem o selo de qualidade que só o Google pode garantir quando o assunto é navegação web.

Para facilitar o entendimento, iremos dar um exemplo bastante comum e que você pode até usar com frequência. O Instagram é um dos apps em que é possível ver essa ferramenta em ação. Afinal, ao clicar em um link da web que foi disponibilizado através do app, você não sai dele, mas consegue abrir normalmente essa página.

Se quiser, faça o teste aí no seu aparelho. Talvez não tenha reparado ainda que ele permanecesse no app.

Para que serve essa ferramenta?

Como citamos acima, o Android System Webview é uma ferramenta voltada para levar mais praticidade para os usuários dos aparelhos Android. Ele serve para que possa ser feito o acesso de links da web sem precisar sair do próprio aplicativo.

Demos o exemplo do Instagram, em que você acessa o link, uma nova aba é aberta, mas é uma aba que permanece no app do Insta.

E se quiser acessar o link no navegador web normalmente? Você tem essa opção, é só acessar as configurações da própria aba que foi aberta e, com isso, selecionar a opção de abrir no navegador (geralmente, sendo o Chrome).

O que acontece se desinstalar o Android System Webview do seu celular?

Desinstalar esse app do seu aparelho Android não é possível. Isso porque trata-se de um app que já veio no seu aparelho. A opção que você poderá encontrar é a de desativá-lo, assim, não haverão novas atualizações.

Só que, não há muitas vantagens em desativar esse app – apenas se você estiver tendo problemas com ele, como não estar funcionando corretamente, por exemplo.

Meu app do Android System Webview não quer atualizar

Seu app do Android System Webview não está atualizando automaticamente? Você pode acessar a Play Store e verificar se tem a opção de atualizar manualmente. Se nem assim der jeito na situação, o ideal é limpar os dados (armazenamento e cachê) da sua Play Store – podendo ser um erro do sistema.

Você encontra essa opção, de limpar dados, nas configurações do aplicativo.

O app do Android System Webview está dando erro

Se o seu app está atualizando normalmente, mas apresenta problemas na hora de acessar os links, você pode estar tendo um problema. Para solucioná-lo, é bem simples.

Você só precisará acessar as configurações do seu aparelho celular, em seguida clicar em “aplicativos” e, depois, entrar no app Android System Webview – que é onde você encontrará as opções para configurar este aplicativo.

O que você precisará fazer para tentar solucionar o problema de acesso, é desinstalar as atualizações que foram feitas pelo app – que geralmente são automáticas.

Para isso, irá clicar em “Desinstalar atualizações”. Se depois disso não houver uma melhoria no app, é indicado contatar o suporte. Mas, é provável que tudo se resolva aí mesmo.

Preciso de espaço no celular, e agora?

Se você tentou desinstalar este app sem saber para que ele servia e não via utilidade – e viu que não era possível removê-lo, saiba que existem alguns apps que você pode desinstalar sem problema. O espaço no celular pode ser uma questão que te faça precisar fazer essa limpa.

Alguns apps do próprio Google, por exemplo, podem ser desinstalados – se você não os utiliza. Como o Google Street View, Google+, dentre outros.

Conclusão

Você conhecia o Android System Webview? Esse app pode passar despercebido muito facilmente, mesmo que você utilize seus benefícios diariamente – como acessar os links do Instagram.

Se estiver tendo algum problema com o app, agora é possível solucioná-lo facilmente com as informações que você conseguiu neste post, não é mesmo?

Existem muitos apps e configurações que acabamos deixando passar despercebidos em nossos aparelhos Android, mas muitos deles garantem que sua experiência seja melhor e oferecendo mais rapidez nos seus acessos.

Você utiliza os aparelhos Android do Google? Que tal fazer aquela checada para saber se o seu app Android System Webview está funcionando perfeitamente?

Leia também:

Deixe seu Comentário