Dicas

Como saber a versão do meu Android?

Você sabe como saber a versão do seu aparelho Android? Essa informação poderá lhe ser muito útil em certos momentos. O sistema operacional Android é o mais utilizado em todo o mundo, afinal, pertence ao gigante – o Senhor Google.

Identificar a versão atual do seu Android é uma tarefa muito fácil, afinal, essa informação está disponível em todos os aparelhos Android e é facilmente encontrada nas configurações do seu celular, tablet ou até mesmo na sua Smart TV.

Através dessa informação compartilhada, você saberá se precisa realizar ou não a atualização do seu aparelho.

Quer saber mais sobre o sistema operacional Android, qual a importância de saber sua versão e porque atualizá-la, dentre diversas outras informações compiladas neste conteúdo, não deixe de ler tudo até o final. Vamos lá!

Leia também:

O que é o sistema Android?

O Android é um sistema operacional pertencente ao Google, tendo como base o núcleo Linux. Atualmente, ele é o primeiro colocado na lista dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo inteiro. Ele tomou essa posição de ninguém mais, ninguém menos, do que o próprio Windows!

Ele era o mais acessado antes do Google conseguir alcançar a primeira posição com o sistema Android, que vem fazendo tanto sucesso desde então.

Esse alto desempenho que o Android tem demonstrado é muito facilmente explicado, afinal, o acesso da internet é feito, em grande maioria, através de aparelhos celulares. Ou seja, não é prioridade acessar um notebook ou computador para acessar a internet como era há alguns anos atrás.

Então, tendo essa possibilidade que o Android possibilita (de acessar navegadores Web diretamente de um aparelho celular, até mesmo dos mais simples) acaba que eles conseguem resultados maiores por conta dos números de acessos feitos através de aparelhos móveis.

O que é a versão do seu aparelho Android?

A versão do seu aparelho Android é o que irá definir qual foi a última atualização feita no sistema operacional Android como um todo. Se o seu celular estiver atualizado, ele estará na versão atual referente à última atualização feita pelo sistema inteiro.

Essa versão é uma forma de identificação e é possível fazer essa conferência facilmente. E iremos te mostrar como aqui neste conteúdo, então não desista agora.

Qual a utilidade da versão do aparelho Android?

O número da versão Android em si é só uma forma de identificar a atualização presente nos aparelhos que possuem o sistema Android como o operacional.

A atualização dessas versões é importante para que os aparelhos, como celulares, tablets e até mesmo SmartTVs, possam oferecer as melhores funcionalidades para seus clientes.

Assim como os apps que usamos, o sistema operacional precisa passar por reparos frequentes, afinal, a tecnologia e as possibilidades que ela oferece estão sempre mudando e é preciso se adaptar se quiser manter seus clientes fiéis e interessados nos produtos.

Ou seja, é uma forma de garantir que seu aparelho esteja sempre “novo”, mesmo não tendo mudado de um celular para o outro. O iOS, sistema operacional da Apple, e outros sistemas operacionais, também realizam esse tipo de atualização em seus aparelhos.

Mas, em alguns casos, essas atualizações começam a ser suspensas em certos aparelhos por terem deixado de ser fabricados. Isso é o que acontece com aparelhos mais antigos.

Os aparelhos que não possuem mais atualizações podem passar a não ser compatíveis com aplicativos, funcionalidades no geral, etc.

Por isso é um detalhe importante ter o seu sistema operacional atualizado. Se não for feito automaticamente, você poderá efetuar a atualização manualmente através das configurações do seu aparelho celular. É simples e leva apenas alguns minutos.

Qual a versão atual do sistema operacional Android?

Atualmente, estamos na versão “Android 12”. Mas, como de costume, o Google já anunciou que a nova versão já está vindo aí. O Android 13 foi anunciado no começo de 2022 e deve estar sendo disponibilizado a partir do final deste mesmo ano.

Quando acessar as configurações, verifique se o seu Android está na versão atual e, quando a nova atualização for lançada, não deixe de realizar a atualização.

Novas atualizações trazem novas funcionalidades, assim como melhores e reparos que não foram percebidos anteriormente. Então, não é indicado ignorá-las, afinal, é algo feito para levar a melhor experiência ao usuário.

Como saber a versão do meu Android

Para saber como acessar a versão do seu aparelho Android, primeiro você irá acessar as configurações do seu aparelho. Então, vá em “configurações” e encontre a opção que se intitula “sobre o dispositivo”, que é onde haverá todas as informações sobre o seu aparelho Android.

Em seguida, é só encontrar a opção de “versão do Android”, depois “Atualização de segurança do Android” e, para encerrar a sua busca, clique em “Número da versão“. É nesta área que você encontrará o número do seu aparelho Android.

Viu como é simples encontrar essa informação? Basta seguir este pequeno passo a passo e você terá o número da versão do seu Android.

Código para acessar as configurações e atualizar o seu aparelho Android

Sabia que é possível acessar o seu menu de atualização com apenas um simples código. Isso mesmo, e se você estiver com dificuldade de encontrar este menu poderá utilizá-lo.

O código é: *#8736364#. Você será levado diretamente para a aba que precisa e poderá atualizar o seu Android ou apenas conferir se a atualização está em dia.

Incrível como existem diversas funcionalidades, não é? E é possível encontrar diversos códigos para outras finalidades também – mas, que não seriam relevantes para o que nos propusemos a fazer aqui hoje.

Conclusão

Como saber a versão do meu Android? Agora, você sabe muito bem como fazer isso e sem nenhum tipo de dificuldade.

É possível encontrar todo tipo de informação no seu aparelho Android, afinal, você precisará delas para possíveis reparos, recuperação de celulares ou até mesmo para realizar o reset de fábrica.

Basta buscar pela informação caso tenha dúvidas de onde encontrar esses dados no seu aparelho Android. Sempre haverá conteúdos como este para te auxiliar. Quer uma dica? Salve este link para quando precisar conferir novamente.

Leia também:

Deixe seu Comentário