Dicas

Como liberar espaço no celular

Como liberar espaço no celular

Um celular pesado pode ser consequência da quantidade de apps, documentos, fotos, vídeos, dentre outros itens, que ocupam boa parte da memória e da bateria do aparelho. Quando liberamos espaço no celular, ele passa a funcionar melhor, é possível tirar novas fotos e salvar documentos sem a preocupação de não haver mais onde inserir.

Essa liberação de espaço poderá até mesmo ser o grande problema de um mau funcionamento, por exemplo, ou pela constante falta de bateria do seu aparelho celular. Claro, pode haver algum problema, mas é válido tentar liberar espaço antes de qualquer coisa.

Por isso, separamos aqui algumas dicas que irão lhe mostrar como liberar espaço no celular e garantir que ele funcione melhor e tenha espaço para as coisas que você realmente precisa ter, ok?

Para conferir todas as dicas, continue lendo o conteúdo até o final para não perder nenhum detalhe importante. Vamos lá? Confira!

Leia também:

Como liberar espaço no celular

A seguir, separamos algumas dicas que irão te mostrar o que pode ser feito para diminuir a quantidade de memória gasta no seu aparelho.

1 – Delete os apps que você não utiliza com frequência

Existem muitos aplicativos que baixamos e que acabam ocupando espaço no nosso celular, sem ao menos serem úteis para nós. Por isso, uma boa dica para liberar espaço no celular é ir conferir quais os aplicativos que você possui que não são utilizados e que não fariam falta se forem excluídos.

E lembre-se, você pode excluí-los e se ver que fazem falta realmente, poderá baixar e testar novamente. Mas, o ideal é evitar ir baixando vários apps de uma vez – sempre algum ficará parado desde o momento em que foi inserido no celular.

Ao fazer essa busca pelos apps inativos, você verá que muitos poderão ser excluídos e que uma boa quantidade de espaço será liberada – até mesmo para baixar apps que realmente sejam úteis para o seu dia a dia. Você ainda tem a opção de apenas desativar um app, mas ao desinstalá-lo você já está fazendo ambos.

2 – Limpe sua galeria de tempos em tempos e faça backup!

A segunda fica é de fazer backup e limpar sua galeria de fotos sempre que possível. Muitas vezes, mantemos fotos e vídeos em nosso celular sem necessidade alguma. Boa parte, fotos que chegaram por mensagem, propagandas, coisas que nunca olhamos e nunca precisamos.

O que você pode fazer é sempre conferir o que pode ser excluído e o que você realmente deseja ter em seu aparelho celular. Assim, no momento em que fizer backup, evitará gastar tempo e ocupar espaço com coisas que na verdade são inúteis para você.

Uma dica ainda melhor é sempre conferir a galeria, com frequência, para que evite acumular e tornar o trabalho cansativo e estressante, ok?

3 – Apague mensagens antigas do aparelho

Outra excelente dica é a de evitar o acúmulo de mensagens, apagando as mensagens mais antigas e liberando um espaço valioso em seu celular. Sabe o que mais? É comum recebermos muitas mensagens de propagandas e cobranças por SMS. Vale dar uma conferida por lá também.

Mesmo que não utilizamos mais com frequência esse recurso para envio de mensagens, muitas empresas utilizam e isso pode estar ocupando um espaço significativo no seu aparelho.

Além disso, pare de arquivar mensagens antigas no WhatsApp. Apagá-las é a melhor opção para que elas caiam no esquecimento de verdade e que também não gastem o espaço do seu celular.

Outra dica, dentro da dica, é que agora o WhatsApp oferece a possibilidade de manter conversas temporárias. Com isso, as mensagens são excluídas após um período de tempo. Muito útil para economia de espaço e de tempo que seria gasto apagando tantas conversas.

4 – Apague mídias que foram baixadas de aplicativos

Quem nunca baixou algo sem querer ou apenas pelo momento, como em jogos – por exemplo. O que acontece é que essas mídias continuam em seu aparelho mesmo que você não repare nelas nunca mais depois disso.

Verificar essas mídias e apagá-las irá poupar um bom espaço no seu celular. Se possível, evite fazer o download se possível. O mesmo vale para o WhatsApp, por exemplo, onde é possível escolher a opção de não baixar mídia quando ela chega para você – podendo evitar uma grande quantidade de fotos que chegam em grupos, por exemplo.

5 – Limpe o cache do navegador do seu aparelho celular

Uma das melhores formas de liberar espaço no seu celular é limpando o cache desse aparelho, o que irá fazer uma limpeza geral de tudo que estiver parado.

A limpeza é feita de uma forma rápida e super simples, e você terá mais espaço liberado para uso.

Você pode fazer essa limpeza sempre que sentir que o celular está pesado ou até mesmo sem espaço para coisas simples, como tirar uma foto com a sua câmera. E fique tranquilo, ele não irá apagar coisas importantes, como fotos e vídeos, apenas fará uma limpeza interna.

6 – Encontre um app que ajude nessa missão

Para fechar as nossas dicas, temos a opção de baixar um app! Existem apps que foram feitos para auxiliar na limpeza e na liberação de espaço no celular, o que pode ser muito útil para você.

Ao buscar por um aplicativo, certifique-se que ele tenha uma boa avaliação na loja e que ofereça segurança para realizar essa liberação de espaço.

Você encontrará muitas opções disponíveis, tanto para Android quanto para iOS (Apple).

Conclusão

Você sabia que apps inutilizados poderiam ocupar tanto espaço no seu aparelho? Ou melhor, que eles mantinham tanto espaço da sua memória e do cache do aparelho ocupados?

Agora, você poderá controlar o que fica e o que vai embora do seu celular. Assim, terá um aparelho que funciona melhor, que tem mais tempo de duração da bateria e que, claro, terá espaço para você utilizar da maneira que preferir.

Siga as dicas acima, aproveite todas elas, para que memória cheia e lentidão não sejam mais problemas para você no seu aparelho celular.

Leia também:

Deixe seu Comentário