Dicas

O que é APK? Saiba o significado do arquivo

O que é APK?

Se a pergunta “o que é APK?” te fisgou para clicar neste post é porque você deve ser usuário de sistema Android e já ouviu falar desse tipo de arquivo.

Ele se apresenta como solução para baixar determinados aplicativos e ocupar menos espaço nos smartphones, se mostrando muito vantajoso e por isso atraindo atenção, pois proporciona vantagens para um público amplo, mais de 70% dos usuários de smartphone no Brasil usa sistema Android.

Vantagens, mas também riscos, pois se trata de um arquivo alternativo ao que é baixado na Google Play Store.

E alternativo, já viu né? Sempre tem o risco de se cometer uma ilegalidade ou baixar programas maliciosos.

Apesar dos pesares, ainda assim muitos dos usuários que se fizeram a pergunta “o que é APK?”, descobriram o que significa, qual a sua utilização, fizeram testes e decidiram que vale a pena os riscos diante dos benefícios proporcionados.

Com certeza explicaremos a seguir o que é APK , qual a sua utilização e também como fazer as instalações desse tipo de arquivo.

Não é um processo simples, adiantamos, tanto que nos restringiremos às instruções básicas, mas sem dúvida sairá deste post com mais noções sobre o que é APK e o caminho que deve seguir para usufruir dos benefícios que proporciona.

Saiba o que é APK a seguir.

Prossiga na leitura!

O que é APK?

APK é a sigla de Android Package ou Android Application Package. É um arquivo destinado a sistema operacional Android, um formato que condensa, agrupa, comprime arquivos compilados que são proprietários de instalação.

Uma analogia é compará-lo ao arquivo “ZIP” no Windows, aquela pastinha colorida que encerra vários grupos de pastas que contém arquivos de instalação.

O APK, portanto, seria o “ZIP do Android”.

O que é APK: Utilização

Mas qual a utilização desse tipo de arquivo compressor em um sistema Android? Ele fornece alternativa.

Muitos pensam que o único meio possível de baixar aplicativos pelo Android é por meio da Google Play Store, a única que fornece arquivos para download.

Mas ledo engano.

Os arquivos em APK são uma alternativa de baixar aplicativos por fora da plataforma, principalmente os que não estão no catálogo.

É preciso mexer nas configurações do smartphone para que aceite baixar esse tipo de arquivo e encontrar pacotes de dados com a linguagem APK.

O que é APK: as vantagens

Mas quais são as vantagens de baixar esse tipo de extensão de arquivos em comparação aos do Google Play Store?

Imagine que você precisa baixar um novo aplicativo no seu celular, para abrir uma conta, por exemplo. Você se dirige a Play Store, busca o app, o seleciona e aperta o botão de instalar.

A barra de download começa a ser preenchida, chega na metade e, de repente, surge um aviso interrompendo a instalação informando que não será possível realizar o download por falta de espaço na memória do celular.

Isso sempre deixa as pessoas à beira de “dá um pito”, porque isso sempre ocorre quando se precisa baixar algo importante.

Logo inicia-se a tarefa de consultar a memória do celular e escolher os apps e os arquivos que menos farão falta para excluir e desse modo ganhar o espaço mínimo necessário para a instalação do aplicativo.

Mas por mais que se exclua, parece que nunca chega ao espaço suficiente e tudo que realmente é descartável se foi, restando apenas programas que são verdadeiramente indispensáveis no seu dia a dia.

O que fazer nesse caso?

Comprar cartões de memória.

Mas e se já fez isso e chegou no limite?

É aqui que as pessoas começam a pesquisar sobre o que é APK.

Baixar aplicativos com esse formato possibilita que sejam instalados mesmo com o celular não dispondo de muito espaço livre.

O que é APK?

Driblando as restrições

Se ao tentar baixar um arquivo não conseguir porque há restrições impostas pela loja a seu país, encontrar esse mesmo aplicativo em linguagem APK resolve o problema, pois quebra o bloqueio.

Mais opções

Agora digamos que você ouviu falar de um app super bacanudo, correu na loja oficial de aplicativos, digitou o nome do app e encontrou apenas aplicativos com nomes parecidos, mas que não se tratam do que tinha em mente.

Ou seja, o tal do aplicativo não existe na loja.

Uma forma de contornar o problema é buscar por esse app em linguagem APK por fora da loja de venda e correr para o abraço da galera.

Os riscos de arquivo APK

Seguindo com este post sobre o que é APK, as vantagens listadas acima com certeza são cativantes, mas tudo que é belo tem a sua dose de risco.

Há arquivos APK que são considerados pirataria, especialmente os de apps pagos no Google Play. Pirataria é crime, nunca é demais lembrar.

Há também arquivos que são infectados, por vírus, que podem danificar o aparelho, o PC, ou colher informações importantes do usuário.

Buscando arquivos APK

E como buscar arquivos nessa linguagem compactada própria para celular Android? Existem lojas alternativas a Google Play Store que disponibiliza aplicativos nesse formato.

Há também sites que fornecem jogos, versões betas e aplicativos fora de catálogo da loja oficial do Google em APK.

Habilitando o celular para arquivos APK

Dando prosseguimento a este post sobre o que é APK, sem dúvida não basta simplesmente ir até uma loja alternativa ou site e acionar o comando de download.

As configurações do celular precisam ser modificadas para aceitar arquivos com linguagem desconhecida e é necessário baixar uma extensão.

Quanto à parte da configuração do celular:

Vá em “Configurações”, depois em “Segurança” e na sequência “Selecione fontes desconhecidas”.

Essa opção permitirá a instalação de aplicativos de fora da Play Store.

O próximo passo é baixar a extensão APK no computador para fazer downloads desse arquivo.

A extensão deve ser transferida do PC para o Android e depois o arquivo do aplicativo pretendido em linguagem APK deve ser baixado direto no smartphone.

Gostou deste conteúdo sobre o que é APK? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós e fazem a diferença. Leia mais postagens como esta conferindo o conteúdo do QG do Celular.

Deixe seu Comentário