Aplicativos Utilidades

Aplicativos para identificar insetos

Aplicativos para identificar insetos

Você sabia que existem vários apps que possibilitam a identificação de insetos através de uma simples foto? Isso mesmo! Para os amantes dos insetos que possuem certa curiosidade sobre espécies, seus nomes, etc, terá a chance de fazer isso sem dificuldades.

Existe uma grande variedade de insetos no mundo, o que pode confundir algumas pessoas na hora de identificá-los. Por isso, iremos listar aqui alguns aplicativos para identificar insetos.

Vamos conferir quais são eles.

Aplicativos para identificar insetos

Existem muitos aplicativos para identificar insetos no mercado, alguns para Android, outros para ambos os sistemas, e uns mais completos que outros. Por isso, escolhemos alguns aplicativos que podem atender muito bem a necessidade de todos, tanto para um hobby quanto para o trabalho.

Leia também:

Vamos conferir essa lista com vários excelentes apps para começar a identificar insetos e, sim, plantas? Segue o fio!

Picture Insect

O Picture Insect é um dos aplicativos para identificar insetos que está disponível para download, tudo através de fotos. Ou seja, se você tiver o seu celular em mãos na hora de avistar um inseto diferente, poderá apenas tirar uma foto e descobrir qual o nome dele, espécie, etc.

E, se for um verdadeiro amante dos insetos, saiba que este aplicativo vai muito além da identificação desses bichinhos. Ele serve como uma espécie de rede social, onde você poderá interagir com outras pessoas, mostrar suas descobertas para elas, conferir as descobertas delas e muito mais!

É um diferencial para quem ama os insetos, os estuda ou apenas gosta de fazer novas descobertas. Uma ótima opção para aprender mais e fazer novos amigos com gostos parecidos.

Ainda é possível adquirir uma versão premium, onde terá à sua disposição entomologistas que poderão sanar as suas dúvidas, explicar sobre as espécies que foram descobertas, etc.

O aplicativo Picture Insect está disponível tanto para Android quanto para iOS (Apple).

Atenção: as pessoas presentes na rede social são as que possuem o aplicativo.

Seek

O Seek é mais um dos aplicativos disponíveis para realizar a identificação dos insetos, só que ele é uma opção mais completa onde será possível aprender sobre a natureza como um todo.

Através dele, você poderá identificar novos insetos, mas também será possível identificar plantas e enriquecer ainda mais seu conhecimento sobre a natureza e as espécies que vivem nela.

Nos registros do aplicativo, já são mais de 150 mil espécies catalogadas no app e, muitas delas, foram descobertas pelos próprios usuários do app. Incrível, não é mesmo? Imagine o quanto você poderá aprender com ele.

O que deixa a experiência com o Seek ainda mais interessante e divertida é que ele funciona como se fosse um jogo, onde é possível ganhar pontos quando fizer novas descobertas. Com esses pontos, você ganhará mais notoriedade no app e poderá se destacar.

E essa estratégia de pontos é uma forma de fazer com que as pessoas se interessem mais pela pesquisa, pela descoberta de novas espécies e, com isso, ajudem as pesquisas como um todo.

O aplicativo Seek está disponível tanto para Android quanto para iOS (Apple).

Guia InNat

Nosso terceiro app dessa lista é um aplicativo brasileiro! Isso mesmo, o Guia InNat é um app nacional, lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele foi desenvolvido para o uso dos agricultores, mas todos podem utilizá-lo.

Seu principal objetivo é contribuir para as descobertas dos produtores rurais, ajudando no combate às pragas, ajudando essas pessoas a identificarem o que pode estar prejudicando as plantações e o que é “do bem”.

Visando que o combate a essas pragas é um trabalho diário para os produtores rurais, é muito importante o papel que esse aplicativo desempenha nessa área de trabalho. Possibilita que o trabalho seja mais fácil de ser realizado e não prejudicando os insetos que não fazem mal para a plantação.

Ele também funciona através das fotos para realizar a identificação, e no app há um total de 13 famílias de insetos, além das aranhas e dos parasitas que podem estar prejudicando a plantação.

Você poderá utilizar as fotos tiradas para fazer comparações e descobrir se há riscos para a sua plantação ou não.

O app Guia InNat só está disponível para aparelhos Android.

Agrobase

O aplicativo Agrobase é um dos preferidos dos agricultores, e isso é por conta da grande variedade de dados que ele possui sobre os insetos. E vai além disso, sendo possível identificar doenças presentes nas plantações, ervas daninhas, pragas e até mesmo listar os pesticidas que podem ser encontrados aqui no Brasil.

Ou seja, ele é um grande facilitador da vida dessas pessoas.

Se for um problema, um inseto ou praga que prejudica as plantações, também é possível ter a informação de o que é possível fazer para evitar os danos. Super completo, certo?

Principalmente para pequenas plantações, onde existem poucos recursos, é uma forma de pensar economicamente e obter formas exatas de lidar com a situação.

Ao identificar o inseto ou a praga que pode estar prejudicando sua plantação, será mais fácil adquirir os materiais corretos para o tratamento. Afinal, existem diversos produtos no mercado e cada um deles atende certo tipo de inseto/praga.

O aplicativo Agrobase está disponível tanto para Android quanto para o iOS (Apple). Baixe e confira todos esses benefícios que ele oferece.

Conclusão

É uma lista cheia de ótimos apps e pode ser difícil decidir qual utilizar, não é mesmo? Mas, você pode testar todos e escolher o melhor para você utilizando-os.

A curiosidade pelas espécies de insetos, e de plantas, pode ir além de um hobby e pode ajudar muito nas plantações agrícolas, por isso, esses apps podem ser um grande salva-vidas para muitos produtores.

Mas, independente do seu trabalho, um desses apps pode render muitas horas de conhecimentos, novas descobertas e aventuras.

Aproveite essa oportunidade para baixar o seu app e conhecer novos insetos, novas plantas, possíveis pragas e até mesmo aranhas. Não perca mais tempo e escolha o aplicativo que irá possibilitar tudo isso e muito mais.

Deixe seu Comentário