Aplicativos Saúde e Bem-Estar

Aplicativos para vacinação

Aplicativos para vacinação

Você sabia que existem aplicativos onde você pode acompanhar o seu esquema de vacinação? Através deles é possível ter acesso a todas as vacinas que você tomou, as que precisará tomar e muito mais.

Nos últimos anos temos visto cada vez mais a tecnologia como aliada em várias áreas de atuação, e na saúde é uma delas. Com os últimos acontecimentos mundiais, as vacinas que foram desenvolvidas e a importância que era todos se vacinarem, houve uma mudança na forma como conferimos o que é preciso tomar e o que já foi tomado.

Os aplicativos para vacinação, como o Conecte SUS, surgiram para garantir que fosse mais fácil registrar as vacinas e ter um documento mais confiável para ser apresentado quando necessário.

Além das vacinas, esses apps podem te auxiliar no acompanhamento de diversas outras informações que envolvam o Sistema Único de Saúde (SUS) e a sua pessoa. Então, vamos conferir alguns dos principais aplicativos para vacinação e garantir que suas vacinas e exames estejam em dia?

Segue o fio de informações a seguir, sem deixar de ler até o final. Vamos lá!

Leia também:

Aplicativos para vacinação

Existem vários aplicativos para vacinação no mercado, tanto para celulares Android quanto para Apple. Mas, é preciso identificar os mais importantes e que não podem faltar no seu celular. Vamos conhecer alguns deles para que você escolha a melhor opção para o seu caso, ok? Confira.

Conecte SUS

Para começar, e também um dos mais importantes e essenciais de se ter no seu aparelho celular, temos o Conecte SUS. Ele foi criado para facilitar o acesso dos pacientes que utilizam os serviços oferecidos pelo SUS.

Através deste aplicativo, é possível ter acesso à todas as informações importantes – como data de exames, vacinas já tomadas, consultas, emissão de certificado de vacinação (importante para ser exibido em alguns lugares e até para viagens), dentre várias outras informações.

Nos últimos anos, o Conecte SUS tem sido um grande aliado dos brasileiros – principalmente se tratando da emissão do certificado de vacinação contra a Covid-19.

O app ainda pode oferecer muitas novas melhorias, mas até então vem sendo útil e oferecendo um caminho mais acessível para o encontro de informações pessoais.

Ele está disponível tanto para usuários Android quanto de aparelhos da Apple.

e-SUS Vacinação

Outro aplicativo disponível para download é o e-SUS Vacinação. Ele foi criado com o intuito de auxiliar o profissional da área de saúde a registrar imunizações em ações de campanhas vacinais.

Com isso, o cadastro de vacinas se torna muito mais ágil e simplificado – diminuindo as chances de erros.

De acordo com as informações sobre o e-SUS Vacinação, “Uma vez conectado com seu servidor e-SUS APS PEC, os dados da sua lotação profissional serão carregados automaticamente no cabeçalho das fichas criadas e outras informações, como data e turno, serão preenchidas automaticamente pelo aplicativo com base nos dados do seu dispositivo.”

Minhas Vacinas – Pfizer

O aplicativo Minhas Vacinas, da Pfizer, é um app oficial da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Após realizar o seu cadastro, com suas informações pessoais, ele irá lhe recomendar as vacinas necessárias que deverão ser tomadas nos próximos dias, meses e anos.

Com essas informações e com as ferramentas do app, você poderá adicionar lembretes para não perder as datas para as próximas vacinas, por exemplo.

Além disso, há a possibilidade de acessar os calendários específicos para mulheres gestantes, atletas, pessoas com necessidades especiais, trabalhadores, etc.

Se você gosta de ter tudo organizado e garantir que sua vacinação esteja em dia, essa é uma ótima opção de se ter instalado em seu aparelho celular. E para aquelas que possuem filhos, é uma maneira de ter tudo sob controle e não deixar passar nenhuma data importante no processo de crescimento.

Você poderá encontrar o app Minhas Vacinas tanto para aparelhos Android quanto para os aparelhos da Apple.

É provável que apps como esses se tornem a nossa carteira de vacinação, deixando de lado os papéis impressos. Assim, tudo irá se concentrar em um só lugar e sem precisar ficar procurando onde deixou da última vez.

E ainda existe o benefício de sempre estar com a carteira de vacinação em mãos, certo? Afinal, quem nunca esqueceu a carteirinha com as vacinas e teve que ser registrada em um outro papel e transferida depois para a carteira original?

Estando com um app, isso nunca acontecerá. Ninguém nunca deixa o celular para trás.

Dicas para escolher um bom app para vacinação

Com tantas opções, você pode acabar ficando na dúvida qual a melhor opção para você, certo? Por isso, aqui vão algumas dicas básicas para te auxiliar nessa busca.

Para começar, o Conecte SUS tem que estar instalado no seu celular, mesmo que você escolha outro app para fazer o acompanhamento, por exemplo.

Isso porque é através dele que você poderá emitir o certificado de vacinação contra a Covid-19, por exemplo. E ele é o app oficial do SUS, com todas as informações que você precisa sobre várias áreas, não apenas das vacinas.

Se quiser escolher um outro app para organizar a sua vacinação e de sua família, opte por aquele que seja compatível com o seu aparelho celular e que tenha as funções que lhe interessam.

Vimos acima um app que possibilita o lembrete. Se isso é útil para você, fica aí a dica.

Conferir as avaliações dos usuários também é uma boa ideia para fazer uma boa escolha.

E, para fechar, você pode apenas instalar o app e testar por um tempo para ver se gosta ou não até encontrar o melhor. Como estamos falando de apps gratuitos, essa possibilidade é uma boa forma de tirar suas próprias conclusões.

Conclusão

Você já conhecia esses aplicativos para vacinação? O Conecte SUS, apesar de muito importante e útil, ainda é uma novidade para muitos brasileiros – principalmente para os mais velhos, que estão acostumados com a facilidade do registro em papel.

Com o tempo, essa será a melhor forma (e talvez a única) de reunirmos nossas informações vacinais.

Observação: para acessar o link de download, basta clicar no título dos aplicativos listados acima.

Deixe seu Comentário