Aplicativos Utilidades

Conheça os 8 melhores aplicativos para identificar plantas

Existem mais de 300 mil espécies de plantas no mundo. Só na Amazônia são mais de 50 mil espécies vegetais já descobertas.

Será possível reconhecer todas elas pelos seus nomes? É uma tarefa um pouco complicada, até mesmo para especialistas.

Há entre estas espécies muitas plantas que podem ser remédios milagrosos, mas como saber exatamente quais?

E as flores? São muitos nomes e formatos, uma mais bela do que a outra.

Por isso, foram criados os aplicativos para identificar plantas, para ajudar as pessoas a identificarem os nomes de plantas e as propriedades de ervas medicinais.

Estes aplicativos são bem úteis e até divertidos para os curiosos de plantão.

Então, se procura por aplicativos para identificar plantas, selecionamos alguns bem populares e outros novos aplicativos que prometem identificar qualquer espécie de planta no mundo.

Veja também:

3 melhores aplicativos de meditação para relaxar!

8 aplicativos de para identificar plantas que você precisa conhecer

Encontrou uma espécie de planta e não sabe qual o nome? Quer saber quais plantas possuem propriedades medicinais? Precisa descobrir o nome daquela flor bonita que viu no jardim do vizinho?

Não tem muito conhecimento sobre espécies vegetais? Este artigo vai te ajudar! Selecionamos 8 aplicativos de para identificar plantas que você precisa conhecer. Veja a lista a seguir:

1. PlantNet

O PlantNet faz a identificação completa da planta através de imagem ou foto. Ou seja, se viu uma planta e não sabe o nome, basta tirar uma foto com seu smartphone diretamente no aplicativo.

Para fazer a identificação, o PlantNet busca por anotações e pesquisas a respeito da espécie e apresenta as características básicas da planta.

Faz a pesquisa com base em um banco de dados botânico. Há mais de 4 mil espécies documentadas na base de dados do aplicativo.

É o aplicativo mais popular que ajuda a fazer a identificação de plantas ornamentais, de horticultura, entre outras espécies cadastradas na base de dados.

O PlantNet foi desenvolvido por uma equipe cientistas do INRA,IRD, INRIA, CIRAD e da rede Tela Botânica, em parceria com a Agropolis Fondation.

E se você é um profissional ou sabe identificar uma planta corretamente, pode contribuir com a base de dados. É só clicar no botão “Contribuição”. As contribuições serão avaliadas e, se validadas pelo grupo, ficam disponíveis no banco de dados do aplicativo.

Baixe o PlantNet no Google Play, na App Store ou no Site Oficial.

2. PlantSnap

O PlantSnap identifica plantas, flores e árvores das mais variadas espécies presentes em todo o mundo.

Com um grande banco de dados, este aplicativo coleta informações sobre plantas de diversas partes do planeta, para ajudar você a identificar plantas de forma rápida e simples.

Este aplicativo foi criado para que você possa conhecer mais a diversidade da vida vegetal. Por isso, possui um mapa com espécies de plantas. Isso permite que encontre as espécies mais próximas de você ou de cada região do Brasil e do mundo.

Use o aplicativo para explorar: flores, plantas, árvores e até cogumelos.

Baixe o PlantSnap no Google Play ou na App Store.

3. Gardenia

Gardenia é um aplicativo de jardinagem e botânica que poder ser usado para identificar plantas.

Com este aplicativo, você poderá explorar plantas em um banco de dados com mais de 2 mil espécies e, ainda, obter dicas de jardinagem.

O banco de dados é atualizado semanalmente com novas espécies e dicas.

É um aplicativo bem interessante para quem gosta de cuidar de jardins. Ele ensina como cuidar de suas plantas, como adubar e regar cada espécie, entre outras dicas.

Baixe o Gardenia no Google Play, na App Store ou no Site Oficial.

4. PictureThis

Já se deparou com uma planta ou flor desconhecida e quer saber o nome? PictureThis é um aplicativo que você precisa conhecer.

Com este aplicativo, fica mais fácil identificar espécies de flores, plantas e árvores.

É só tirar a foto e o aplicativo selecionará as informações de acordo com a imagem, mostrando o nome científico e popular da planta.

Se precisar de ajuda para criar o seu jardim, com o Picture This, também é possível consultar especialistas em jardins e floricultura, além de consultar dicas de como cuidar de suas plantas.

Baixe o PictureThis no Google Play.

Veja também:

Confira 10 aplicativos de ferramentas úteis no dia a dia!

5. iNaturalist

O iNaturalist é um aplicativo identificador de plantas que vale a pena conhecer. Mundialmente conhecido, este app ajuda a identificar plantas e animais do mundo todo.

Gerenciado por uma comunidade com mais de 400 mil cientistas e naturalistas para ajudá-lo a conhecer mais a natureza ao seu redor.

Além disso, o aplicativo permite que você registre suas próprias observações e compartilhe com a comunidade, para receber sugestões e, assim, aprender cada vez mais.

Baixe o iNaturalist no Google Play ou na App Store.

6. LeafSpot

Com o LeafSpot, você pode identificar plantas através das folhas.

É um aplicativo muito rápido, eficiente e com um banco de dados que permite identificar plantas de todos os tipos e de qualquer região do mundo.

É bem simples de ser usado. Basta tirar uma foto da folha ou planta que deseja identificar e, em poucos instantes, terá todas as informações que precisa de acordo com a base de dados.

Se quiser, também pode conversar com especialistas da comunidade através de bate-papo ou pesquisar na biblioteca do aplicativo.

Baixe o LeafSpot no Google Play ou na App Store.

7. Flora Incognita

O Flora Incognita foi criado para identificar plantas de forma automática, mas está restrito às espécies da Europa Central.

Para identificar plantas usando o aplicativo é só tirar uma foto da folha ou da flor, usando a câmera do seu smartphone.

Em segundos, o Flora Incognita identificará a planta desconhecida. Além disso, muitas informações adicionais serão exibidas através de perfis relacionados à espécie de planta pesquisada.

Baixe o Flora Incognita no Google Play ou na App Store.

8. Que Flor é Esta

Encontrou uma bela flor no parque ou no jardim do vizinho e não sabe identificar? O aplicativo “Que flor é esta” vai te ajudar a fazer isso.

Com este app, você poderá identificar a cor, o habitat, número de pétalas e muitos outros detalhes sobre a flor que desejar.

São mais de 900 flores disponíveis para consulta na base de dados.

Este aplicativo não é gratuito. Então, para consultar valor e baixar, acesse o Site Oficial ou o Google Play.

Veja também:

Conheça os 4 melhores aplicativos de receitas para experimentar!

Deixe seu Comentário