Dicas

Smartphone para uso corporativo: 6 boas opções

Smartphone para uso corporativo

O smartphone para uso corporativo é o celular perfeito para as empresas que desejam expandir a comunicação e a mobilidade dos seus colaboradores. Muitas marcas e modelos diferentes surgiram e isso acabou complicando na hora da escolha. Listamos algumas dicas excelentes que vão ajudar muito na hora de escolher o melhor modelo para a sua empresa.

A expansão do mercado dos smartphones no Brasil foi bem significativa e isso se deu graças aos preços cada vez mais acessíveis desses aparelhos. Planos de internet mais eficientes também contribuíram para esse aumento de vendas.

Empresas que investem em mobilidade, já perceberam que utilizar esses aparelhos apenas ao uso pessoal é um grande desperdício. Por isso, esses aparelhos estão sendo cada vez mais incorporados com importantes ferramentas de trabalho na rotina corporativa.

O lançamento de novos modelos de smartphones acontece a todo momento e sempre com a proposta de trazer mais benefícios para os usuários, assim como novas funcionalidades e características especiais.

É possível perceber que não demora muito para que um novo aparelho surja e logo se torne ultrapassado.

Alguns gestores de áreas como TI acabam sentindo dificuldades para escolher o melhor smartphone para uso corporativo. Geralmente a escolha acaba sendo dos modelos mais conceituados do mercado e que tenham a integração adequada com o ambiente de trabalho.

Dicas para escolher o melhor smartphone para uso corporativo

Escolher o melhor smartphone para uso corporativo muitas vezes é um grande desafio, pois algumas questões surgem antes da compra.

Conhecer o modelo mais adequado, qual a melhor marca, que sistema operacional realmente é o mais eficiente, além dos recursos extras que ele possui, são informações fundamentais para a compra e a garantia de mobilidade dos colaboradores da empresa.

É importante deixar claro que não existe uma fórmula infalível para a compra desse tipo de produto. Não existe aquele aparelho totalmente infalível. O segredo para ser assertivo na compra é saber quais são as reais necessidades da empresa e, dessa maneira, achar um produto que se encaixe nessas expectativas.

O mais recomendado é procurar os modelos no mercado que correspondam às necessidades da empresa. Logicamente, que a busca por esses aparelhos requer uma dose de trabalho extra.

Confira algumas dicas ótimas que vão te ajudar nesse processo de escolha.

1 – Quanto de memória o aparelho deve ter?

Um dos fatores decisivos e que determinam a compra do smartphone para uso corporativo é a sua capacidade de memorizar dados e aplicativos.

Essa capacidade de armazenamento é diferente entre os aparelhos e geralmente impacta significativamente no preço. Dessa maneira, vale a pena se informar sobre a memória do aparelho, que é especificada como gigabytes.

Para saber qual a quantidade de memória é a ideal, observe as necessidades que o seu negócio necessita no dia a dia. Isso significa que se os colaboradores necessitarem salvar grandes quantidade de dados e instalar muitos aplicativos, então o ideal é optar por um aparelho com uma memória mais robusta.

Uma alternativa para não sobrecarregar o aparelho é guardar as informações salvas na nuvem.

Smartphone para uso corporativo

2 – Fique de olho no sistema operacional

Hoje em dia, existem dois sistemas operacionais principais para serem utilizados nos ambientes corporativos. Um deles é o Android, sistema criado pela Google e o outro é o iOS, criado pela Apple.

O sistema operacional Windows existe, mas é pouquíssimo utilizado.

O sistema iOS da Apple é fechado, ou seja, só roda em aparelhos da marca, que dessa maneira potencializa sua performance e funcionamento ao máximo. Porém, é preciso destacar que existe pouca customização.

Ao contrário, o Android é open source, isso significa que possui um código fonte que pode ser alterado pelas fabricantes. Dessa maneira, outras marcas podem utilizar esse sistema, desde que se adapte aos diversos modelos existentes. Isso resulta em muito mais liberdade e customizações, por outro lado também significa que algumas marcas de smartphones não consigam ser tão otimizados.

O empreendedor que escolher o smartphone para uso corporativo com sistema iOS, precisa saber que vai desembolsar um pouco mais de dinheiro, pois eles são mais caros que o Android.

3 – Memória RAM

É preciso ter em mente que a memória RAM de um smartphone é diferente do armazenamento de dados do telefone. O armazenamento guarda informações temporárias no telefone, já a memória RAM guarda aquelas informações permanentes de aplicativos, contatos, arquivos salvos, etc.

A dica é escolher o smartphone para uso corporativo com maior capacidade de memória RAM e que tenha um processador de última geração. Para necessidades mais básicas, os modelos simples são as melhores opções.

4 – Recursos oferecidos a mais

Além das funções convencionais e características de um celular para empresas, pesquise sobre as funcionalidades a mais que ele oferece.

Uma dica dessas funcionalidades a mais são o tipo de câmera, tipos de conexão, leitor digital que deixa o aparelho mais seguro e capacidade de energia da bateria.

Pesquise quais das funcionalidades é a mais importante para a sua empresa, mapeie essas informações e confira o custo benefício desses aparelhos. Já que algumas dessas funcionalidades podem encarecer os aparelhos. Dessa maneira é possível encontrar o melhor smartphone para uso corporativo que atenda as suas necessidades.

6 boas opções de smartphone para uso corporativo

Para facilitar a sua escolha na hora de comprar um smartphone para uso corporativo, listamos algumas indicações excelentes. Confira a seguir.

Modelos mais simples

  • Marca Alcatel: é um modelo bem básico, útil para atividades comuns e simples, a tela é excelente e a câmera também;
  • Marca Motorola, modelo E5: esse smartphone é melhor que o primeiro. Além disso, possui mais rapidez nas tarefas;
  • Marca LG, modelo K12 Plus: pode ser considerado um aparelho intermediário, pois se destaca pela certificação de qualidade militar para quedas. Ótimo modelo para empresas que exercem atividades que possam ocasionar em quedas do aparelho.

Modelos mais complexos

  • Marca Samsung, modelo J8: quem está procurando aparelhos com grande capacidade de armazenamento, esse modelo é excelente, pois possui 4 GB de memória RAM, além de câmera traseira e sistema operacional Android;
  • Marca Apple, modelo iPhone 8: geralmente, os modelos de celular da Apple são dados aos cargos mais altos dentro da empresa. Isso acontece por causa do seu alto custo. Esse modelo surgiu para quebrar esse paradigma, pois é um custo que vale a pena pela quantidade de recursos que disponibiliza, com 3 GB de memória RAM, possui câmera dupla, além de um armazenamento de até 256 GB;
  • Marca Xiaomi, modelo 9 SE: esse é um modelo importado de excelente custo-benefício. Tem uma capacidade de memória RAM de 6 GB, além de câmera tripla e armazenamento de até 128 GB.

Com essas opções, fica um pouco mais fácil decidir qual o melhor smartphone para uso corporativo que atende todas as necessidades da sua empresa.

Deixe seu Comentário