Aplicativos Utilidades

É possível recuperar vídeos apagados do celular?

Recuperar vídeos apagados do celular

Quem é que nunca apagou uma foto, vídeo ou música sem querer do celular? Mas será que isso é definitivo ou é possível recuperar? Confira abaixo para descobrir se realmente é possível recuperar vídeos apagados do celular e nunca mais perca nenhum arquivo.

Ok, mas é possível recuperar vídeos apagados do celular?

A boa notícia é que sim! É completamente possível, mas isso vai depender de alguns fatores como a marca do seu celular e qual o sistema operacional. O Android e iOS possuem maneiras diferentes de resgatar esses vídeos, mas você aprenderá tudo, então pode se tranquilizar.

Outro fator é que não existe apenas uma maneira em ambos os casos, mas diversas e você pode optar por qualquer uma te sirva melhor no momento. Não é ótimo? Mas chega de enrolação e vamos descobrir como encontrar aqueles vídeos perdidos.

Recuperar vídeos apagados do celular no Android

Se você utiliza algum smartphone que possui Android, saiba que todo arquivo apagado vai direto para uma lixeira, então você pode acessá-lo de maneiras distintas. A melhor forma de fazer isso é por meio de aplicativos, mas se você souber programar também consegue facilmente acessar esses arquivos (provavelmente não é o caso da maioria).

Recycle Bin

É um aplicativo gratuito que funciona como lixeira. Apesar de ocupar espaço, ele comprime a maioria dos arquivos apagados e pode restaurá-los. Ele também pode restaurar arquivos que foram apagados antes de sua instalação, mas não existe 100% de garantia.

Infelizmente o Recycle pode não restaurar todos os arquivos (mesmo os apagados depois de sua instalação) e pode corromper algum arquivo. Não deve ser legal recuperar um vídeo cortado, não é? É uma opção de prevenção mais do que recuperação, mas é melhor do que nada, não é?

Outra coisa é que ele não restaura arquivos de What’s app, pelo fato de eles serem criptografados e muito bem protegidos, para nossa segurança.

O Dumpster

É um aplicativo pago, mas muito mais eficiente que o anterior. Ele acessa múltiplos arquivos deletados e os recupera. Mas também funciona como uma lixeira, comprimindo o tamanho dos arquivos e servindo para a recuperação. Se estiver disposto a investir essa é uma ótima opção.

Disk Digger

É um aplicativo essencialmente de recuperação de fotos e vídeos, mas sua versão paga abrange seu potencial para diversos outros tipos de arquivo. Ele faz uma varredura em arquivos deletados que ainda estejam no cartão de memória ou no celular e os recupera.

A versão paga pode até mesmo recuperar arquivos depois de um backup total, onde você se livrou de todos os arquivos. Não é ótimo?

Recuperar vídeos apagados do celular

Dr. Fone Android

É um programa de computador, que faz necessário o uso de um cabo USB para ativação, além de ser pago. No entanto ele promete recuperar 100% dos arquivos que foram apagados do cartão de memória e do smartphone. É uma opção bem fácil de usar, quase instintiva, que apesar de ser paga, pode ser a solução para os fãs do Android.

Recuperar vídeos apagados do celular iOS

Se você utiliza um iPhone ou mesmo um iPad, iPod ou MacBook, saiba que é possível recuperar os arquivos perdidos com o mesmo programa, chamado Dr. Fone. Ele também é pago, mas escaneia seu celular e pode recuperar todo tipo de arquivo.

Saiba que se você deletou os arquivos eles são redirecionados para um álbum chamado “apagados” onde podem ser acessados até mesmo da nuvem. Permanecem lá por 30 dias e você pode recuperar qualquer um. Agora se já fazem mais de 30 dias a melhor opção é o Dr. Fone.

Como prevenir isso?

A primeira opção é fazer o backup dos seus arquivos sempre que puder. Hoje em dia temos os arquivos na nuvem que podem ser armazenados e acessados de qualquer local do mundo facilmente. O sistema iOS realiza backups regularmente (o Android também pode fazer isso se for programado). Então previna isso, salvando seus arquivos mais importantes em outros meios, de preferência na nuvem.

Assim como você já conferiu, também existe a opção de utilizar aplicativos que funcionam como lixeira, para comprimir arquivos apagados e acessá-los posteriormente. É uma forma de precaução, que, embora ocupe espaço, pode te poupar de problemas no futuro. Por ser gratuito pode ser uma ótima opção para muitas pessoas.

Existem outros aplicativos e programa para recuperação?

Sim, mas todos funcionam basicamente da mesma forma. Fazem uma inspeção no dispositivo e trazem os arquivos apagados à tona, de modo que você pode recuperar como lhe convém. Os programas e aplicativos pagos são, de longe, mais eficazes que os gratuitos.

Dependendo do seu dispositivo, ele pode ter algum tipo de suporte para isso, como o iOS, que possui um programa próprio e gratuito de precaução pelo prazo de 30 dias. Inclusive para arquivos da nuvem, o que torna a vida dos usuários Apple bem mais fácil.

É possível recuperar vídeos apagados do celular de outro?

O processo de recuperação é totalmente individual, portanto será preciso ter a senha do celular da pessoa, acesso aos dados e todo o processo deverá ser feito no celular em questão. Não existe a possibilidade de acessar os vídeos deletados com um segundo celular.

Claro que quando digo vídeos, também considere quaisquer outros tipos de arquivos, como fotos, conversas, músicas, documentos, etc. Tudo isso faz parte da privacidade inviolável de cada indivíduo.

No entanto, vale deixar claro que é impossível sob condições normais, pois a policia e outras autoridades podem e possuem meios para restaurar arquivos deletados em casos jurídicos. Não só a polícia, como também existem hackers altamente capacitados para isso, mas são uma minoria.

Considerações finais

Agora que você já sabe recuperar vídeos apagados do celular, só precisa tomar cuidado com o espaço disponível, pois se você só tem 50mb e quer recuperar um vídeo que possui peso de 60mb, não dará certo. É possível que o processo nem se inicie, mas também é possível recuperar apenas parte do vídeo. Muitas vezes é mais estratégico manter o vídeo na lixeira comprimido ou transferi-lo para a nuvem ou outro dispositivo que você possa utilizar.

Deixe seu Comentário