Aplicativos Utilidades

Calibrar bateria Android: veja como fazer

Calibrar bateria Android

Os problemas de bateria estão entre as preocupações mais comuns dos smartphones, por isso calibrar bateria Android é um dos tópicos mais buscados pelos usuários.

Após os mais recentes fiascos das fabricantes de smartphone, tornou-se de conhecimento geral que as baterias de smartphones se degradam com o tempo

No entanto, além de causar uma baixa duração da bateria, uma bateria degradada também pode induzir o software do seu telefone a pensar que o dispositivo tem mais energia do que realmente tem.

Sendo assim, se você notar que o desempenho e a duração da bateria diminuíram, pode ser hora de calibrar bateria Android. Para descobrir o que é, por quê e como calibrar, confira nosso artigo a seguir!

Como sei se a bateria está com problema?

Primeiro de tudo, você precisa identificar por que o desempenho da bateria diminuiu. Ou seja, é a calibração do sistema Android ou a própria bateria? Abordaremos como calibrar bateria Android, mas antes você deve verificar se a sua bateria não está danificada.

Se o seu telefone tiver uma tampa removível da bateria, desligue-o, remova a tampa e inspecione a bateria. Procure protuberâncias ou vazamentos. Na internet, você pode procurar imagens comparativas entre uma bateria normal e uma bateria inchada.

Além disso, se a tampa do seu telefone estiver sendo empurrada, ou se sua bateria não ficar mais rente a uma superfície reta, isso também pode ser um sinal de bateria inchada.

O que é calibrar bateria Android?

O sistema operacional Android possui um recurso chamado Estatísticas da Bateria, que monitora a capacidade da carga quando essa está vazia ou cheia. De fato, o problema é que às vezes ele fica corrompido e começa a exibir índices que não correspondem à realidade.

Como, por exemplo, quando o sistema faz com que o telefone seja desligado antes de cair para 0% de carga. Isto é, calibrar bateria Android significa simplesmente fazer com que o sistema operacional Android corrija essas informações para reajustar novamente os níveis reais de carga.

Além disso, é importante entender que você não pode realmente calibrar bateria Android. Afinal de contas, é apenas uma célula que armazena energia e descargas. No entanto, as baterias de íon de lítio incluem uma placa de circuito impresso, que serve como uma chave de proteção para impedi-las de explodir ou descarregar profundamente.

Calibrar bateria Android

Devo calibrar bateria Android?

Se você estiver insatisfeito com o problema da bateria, siga as etapas de calibrar bateria Android abaixo. Se você acha que sua bateria pode ser o problema (mesmo depois de tentar recalibrá-la), recomendamos que você a leve a um técnico para obter a opinião de um especialista.

Além disso, se for necessário substituir a bateria, opte sempre por uma original ou uma bateria confiável de terceiros. Comprar uma bateria barata apenas leva a mais dores de cabeça a curto e longo prazo.

Lembre-se também de que existem muitas outras coisas que podem causar mau funcionamento da bateria. Se o seu telefone não carregar, pode haver um problema com a porta, portanto, procure investigar a origem do problema.

Por que você precisa calibrar a bateria do Android?

Sem dúvida, conforme a bateria do celular envelhece, ela não suporta mais tanta carga quanto suportava na época em que você retirou o celular novinho da caixa.

Não obstante, o culpado por esse colateral não é o software do seu aparelho – ou seja, o indicador de porcentagem de carga localizado na barra superior de sua tela.

Ou seja, pode haver alguns diagnósticos confusos quando há uma incompatibilidade entre o medidor de carga do software do celular e o atual nível de carga de bateria. Um exemplo disso é o caso do Nexus 6P e suas complicações de bateria.

Quando a bateria do modelo iniciou sua degradação, os usuários do dispositivo perceberam que seus aparelhos era desligados com até 30% restante de bateria, segundo o software medidor

De fato, isso ocorreu pois o software acreditava que a bateria possuía uma capacidade superior à sua capacidade atual. Ou seja, o software ainda usava como padrão de medição a capacidade que o modelo celular possuía quando era novo.

Assim sendo, se o seu celular já tem uma certa idade de uso, há uma grande possibilidade de que a duração de carga indicada no sistema operacional do Android não corresponda aos níveis atuais de carga da bateria.

Portanto, se sua bateria estiver descarregando muito rápido, talvez esteja na hora de calibrar bateria Android. Em suma, essa medida é recomendada quando o celular desliga quando ainda resta cerca de 5% de carga restante.

No entanto, se o seu aparelho não apresentar esses problemas relatados acima, não é recomendado calibrar bateria Android. Afinal de contas, essa não é uma solução para aumentar a vida útil de uma bateria. De fato, a calibração é uma técnica para alinhar o medidor de bateria do sistema com a porcentagem real de carga da bateria.

Como calibrar bateria do Android?

A seguir, ensinamos um modo simplificado pra você recalibrar sua bateria. Confira!

  • Utilize seu aparelho até a bateria terminar. Espere até que a tela desligue completamente.
  • Torne a ligar seu aparelho celular. Ele possivelmente apagará novamente antes de chegar ao fim da inicialização. No entanto, a bateria não está desgarrada completamente ainda.
  • Repita o mesmíssimo procedimento diversas vezes. Ou seja, ligue o celular e permita que ele continue tentando iniciar antes de morrer.
  • Em determinada o altura, o celular não tentará mais realizar a inicialização. Isto e, você sequer verá a tela inicial ou o logotipo. Nesse momento, você pode parar de tentar ligar o celular.
  • Conecte o telefone desligado ao carregador.
  • Deixe o telefone desligado conectado ao carregador por no mínimo seis horas. O objetivo dessa etapa é recobrar 100% da capacidade do celular sem para tanto ligá-lo. Quando estiver certo de que a carga carregou completamente, ligue novamente o aparelho.
  • Use e carregue o celular normalmente nos próximos dias.
  • Após aproximadamente uma semana, repita novamente o procedimento explicado acima. Após repetir o processo de calibrar bateria Android, o software de medidor de bateria deverá corresponder corretamente ao nível da carga física de sua bateria.

Deixe seu Comentário