Dicas

Como rastrear celular pelo IMEI

Você sabe o que é o código IMEI e para que ele serve? Bom, pelo título você já deve saber que é possível realizar o rastreio do celular pelo IMEI, mas sabe como e o que isso significa? Iremos te explicar todos os detalhes para que não passe apertos caso tenha seu celular roubado ou esquecido em algum lugar.

O IMEI, para começar, é um código. Com ele, é possível ter acesso a informações sobre o seu aparelho e, claro, onde ele pode estar localizado. Esse código também é utilizado para realizar o bloqueio do aparelho, em casos de roubos e furtos, evitando que seja possível realizar chamadas através dele.

Mas, como um código poderá acessar o meu celular e, consequentemente, conseguir identificar sua localização? Bom, explicaremos como o código IMEI funciona logo em seguida. Para isso, continue lendo o conteúdo até o final. Vamos lá!

Leia também:

Como rastrear celular pelo IMEI: entenda como funciona

Antes de seguir para o rastreio, é preciso que você entenda como o código IMEI funciona e o que ele é. Só assim, ficará mais claro como é feito o rastreio, ok? Confira.

O que é o IMEI?

O IMEI – International Mobile Equipment Identity – é um código único que identifica um aparelho celular. Ele é composto por 15 números que, ao serem informados, conseguem realizar o rastreio do aparelho caso ele tenha se perdido, sido roubado, furtado, etc.

Este número é individual, ou seja, cada aparelho possui seu próprio número. É como nossos documentos de identificação (CPF, RG, etc) que são intransferíveis e que irão permitir que o aparelho seja identificado facilmente.

E cada número possui um significado, podendo descobrir, de acordo com eles, onde o aparelho foi fabricado, quem é o fabricante, qual é o número de série e, para fechar, um número que ajudará a identificar o aparelho.

Se você está com o seu celular em mãos, até mesmo lendo através dele, pode fazer a verificação agora mesmo do seu código IMEI. Para isso, basta abrir o teclado telefônico do seu celular e digitar o seguinte: *#06#.

Também é possível buscar essa informação nas configurações do seu aparelho celular, na caixinha em que ele veio ou até mesmo na nota fiscal do produto.

Agora que você já sabe o que é o código IMEI, vamos entender como é feito o rastreio do celular através dele?

Como rastrear o celular pelo IMEI?

O rastreio pode ser diferente de acordo com o modelo do celular, sendo necessário acessar as configurações e deixar ativadas algumas opções de rastreio. Assim, caso aconteça de perder o aparelho, poderá ter acesso à sua localização, já que você deu essa permissão quando ainda estava com ele em mãos.

Nos aparelhos da marca Samsung, por exemplo, você precisará acessar a área chamada “Segurança” e, em seguida, ativar as seguintes opções para rastrear: “Localizar remotamente o dispositivo” e “Permitir limpeza e bloqueio remotos”. Só assim, você conseguirá acessar a localização do celular em casos de perda.

Sempre deixe a opção de localização ativada. Você consegue ver essa opção na barra de configurações do seu celular. Sem isso, não haverá como rastrear o aparelho.

Para que o rastreio seja efetuado, faça o download do app Find My Mobile. Você irá logar com a conta Samsung e, através dele, conseguirá descobrir onde se encontra o seu aparelho celular.

Mas, se o seu celular for da marca Motorola, por exemplo, não terá como rastreá-lo com o seu código IMEI. Neste caso, eles possuem um app próprio para isso.

Se você não souber o seu código IMEI no momento que o aparelho foi roubado/perdido, e não tem como descobrir de nenhuma das maneiras que citamos no início deste conteúdo, você pode tentar encontrá-lo com o “Encontre meu dispositivo”. Esse app não exige código IMEI e é feito através do Google.

Está tentando rastrear um aparelho iPhone com o IMEI? É possível, sim. Para isso, você irá acessar o site do iCloud (icloud.com/#find) e fazer o seu login. Você conseguirá ver a localização do seu celular facilmente, tendo várias opções para localizá-lo.

Você irá utilizar o seu código IMEI para isso. Mas, neste caso, o aparelho só irá tocar. Assim, só servirá para quando perder o aparelho por perto. Se quiser bloquear o seu iPhone perdido, clique em “Modo perdido” para evitar que seja possível acessar o seu celular e suas informações.

Quando não é possível rastrear o celular?

Em alguns casos, o rastreio só é possível se o aparelho estiver conectado a uma rede Wi-Fi ou rede móvel (3G, 4G, etc). Também pode ocorrer do celular estar descarregado ou, o que acontece em muitos casos, as pessoas que levaram o seu aparelho terem desligado – por já saberem da possibilidade do rastreio móvel.

Por isso, infelizmente, não será em todos os casos que será possível recuperar o aparelho perdido. Mesmo assim, você poderá utilizar o seu código IMEI para impedir que acessem o aparelho e realizem ligações, etc. É uma medida de segurança que vale a pena ter.

Conclusão

Agora você já sabe o que é o código IMEI e como ele funciona no momento de realizar o rastreio de um aparelho. Além do rastreio, ele possibilita que um celular seja bloqueado para a segurança de seus dados. Nestes casos, caso encontre o aparelho, é facilmente desbloqueado por você em uma unidade física da sua operadora de celular.

Infelizmente, muitos aparelhos são desligados quando são roubados ou furtados, impedindo que eles possam ser rastreados. Alguns já conseguem até resetar o aparelho em poucas horas, ou seja, ficará impossível encontrá-lo com a localização – mesmo tendo feito tudo certo.

Se você apenas perdeu o aparelho, talvez seja mais fácil encontrá-lo com o rastreio se ele estiver com bateria.

Independente da situação, é muito importante sempre manter as opções de rastreio ativadas, assim como a localização. Com isso, se houver alguma chance de recuperar o seu aparelho, poderá ter sucesso.

No mais, cuidado com o seu aparelho celular. Em tempos onde tudo que temos, dados bancários, dados pessoais, etc, está em um único aparelho, é importante estar sempre atento para que não caia em mãos erradas e gere prejuízos e muita dor de cabeça.

Deixe seu Comentário