Dicas

Como bloquear celular roubado

Como bloquear celular roubado

Teve o seu celular roubado e está preocupado com possíveis invasões e prejuízos maiores do que o próprio celular? Saiba que é possível bloquear celular roubado e preservar os seus dados pessoais.

Em tempos onde todas as nossas informações estão concentradas em um único aparelho, ter o seu celular roubado é algo desesperador, não é? Mas, há como evitar que a pessoa que levou o seu aparelho tenha acesso ao que quer que você tenha de dados.

Para aprender como bloquear celular roubado, continue lendo este conteúdo até o final para não perder nenhum detalhe e não passar aperto em um momento frustrante como esse, ok? Vamos lá.

Leia também:

Como bloquear celular roubado

Estar informado sobre como é feito o bloqueio do celular que foi roubado antes disso ter acontecido é importante para agir com agilidade em um momento como esse.

Saiba que é possível fazer este bloqueio através do IMEI do seu celular. Mas, fique tranquilo, vamos explicar passo a passo. Para começar, vamos entender o que é o IMEI.

O que é o IMEI?

O IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) é uma forma de identificação que é utilizada para diferenciar cada um dos aparelhos celulares, ou seja, cada um desses aparelhos possui sua própria identificação IMEI. Você também pode conhecê-lo como número de série.

Se ficar mais simples de identificar o seu papel, pense nas placas de automóveis. Cada um deles possui sua própria placa, facilitando a identificação do automóvel, quem é o dono, dentre outras informações.

Isso garante que seja feita justiça em casos de roubos, furtos, acidentes e até mesmo para aplicação de multas de trânsito.

O IMEI tem um papel parecido, apesar de, na maioria das vezes, servir para casos pequenos. Mas, em investigações policiais, por exemplo, pode ser a informação mais importante.

É através do IMEI que você poderá realizar a solicitação de bloqueio do aparelho. Vamos entender como isso é feito? Confira abaixo.

Como fazer o bloqueio do meu celular roubado utilizando o IMEI?

Para que você consiga realizar o bloqueio do celular roubado é preciso conhecer o IMEI do aparelho. É possível encontrar essa informação na caixa do celular, na nota fiscal do aparelho ou também nas configurações do próprio aparelho celular.

Tenha essa informação salva e bem guardada em algum lugar (que não seja apenas no seu aparelho) para que você utilize-a caso seja necessário. Se você manter a caixa do produto e nota fiscal bem guardada, já será de grande ajuda em um momento difícil.

Tendo este número em mãos, você já terá feito a primeira etapa para bloquear o aparelho que foi roubado.

A seguir, será preciso ligar para a operadora de celular que você utiliza. Existe um canal específico para esse tipo de problema, sendo que cada uma delas possui seu próprio número de contato. Veja abaixo uma lista com alguns desses números:

  • Contato Vivo: *8486 (para as ligações que serão feitas de um aparelho Vivo) e 1058 (para qualquer outro aparelho celular);
  • Contato Claro: 1052 (para as ligações feitas de qualquer aparelho celular);
  • Contato TIM: *144 (para as ligações que serão feitas de um aparelho TIM) e 1056 (para qualquer outro aparelho celular).

Encontrou o número da sua operadora? Agora, vamos para a terceira etapa do processo. Você fará a ligação e, através dela, será informado sobre o que deve ser feito para solucionar o problema em questão.

Atenção: essa parte pode demorar um pouco, então esteja com tempo para realizar todas as etapas corretamente.

Finalizando a chamada, a operadora que realizou o seu atendimento irá solicitar o bloqueio do aparelho. Essa parte pode levar até 1 dia (24 horas) para ser efetuada, então fique atento a qualquer informação que possa surgir. Mas, é quase certo que você não precisará realizar outro atendimento após feita a solicitação.

O bloqueio irá garantir que seus dados e número não sejam utilizados para fazer ligações e nem inserir outros chips no formato SIM.

O que fazer a seguir?

O boletim de ocorrência é necessário quando o celular é roubado ou furtado, afinal, é uma chance de recuperar o seu aparelho caso ele seja encontrado ou até mesmo para sua própria segurança – pois eles poderão utilizá-lo para atividades ilegais, por exemplo.

Além do boletim, é importante encontrar uma forma de apagar os seus dados do aparelho de forma remota. Hoje, isso é possível graças ao “Encontre meu dispositivo” (disponível para Android) e, em casos de aparelhos Apple, utilizando o iCloud para apagar o que quer que possa ser acessado pelo aparelho.

Como o número do IMEI só impede a utilização do aparelho para ligações, essa última medida é importante para preservar suas informações pessoais e evitar que entrem em contas bancárias, fotos, vídeos, etc.

Posso desbloquear um aparelho que foi bloqueado com o número IMEI?

Sim, é possível. Se você conseguiu recuperar o seu celular de um roubo ou furto, saiba que terá como utilizá-lo normalmente. Para isso, fará o mesmo procedimento de ligar para a operadora e garantir o desbloqueio do aparelho.

Em alguns casos, a operadora irá solicitar que você compareça pessoalmente a uma unidade física. Essa é uma medida de segurança importante para o processo de desbloqueio, evitando que nem todos possam utilizar suas informações para isso.

Conclusão

Ter o seu celular furtado ou roubado é algo muito desagradável, principalmente neste momento em que todas as nossas informações estão concentradas nele.

O melhor é já estar sempre atento, para que isso não aconteça com facilidade. Mas, quando não há como evitar, estar precavido quanto aos seus dados é essencial.

Evite deixar senhas e demais tipos de informações pessoais anotadas no celular, isso pode acabar virando uma grande dor de cabeça para você. Utilize senhas onde estiverem as informações importantes, apps de bancos e até mesmo redes sociais.

Assim, as chances de você sofrer com consequências mais drásticas do que as de um roubo serão menores.

Agora, você já sabe como bloquear celular roubado e também conhece as medidas de segurança para evitar que isso aconteça (ou que se repita).

Leia também:

Deixe seu Comentário