Dicas

Como fazer pagamento por aproximação?

Como fazer pagamento por aproximação?

Atualmente existem algumas tecnologias que proporcionam qualidade de vida e segurança, como fazer pagamento por aproximação, por exemplo. É uma maneira rápida e segura, apesar do que muitos pensam, de realizar suas compras.

A tecnologia foi desenvolvida pela Sony, e é conhecida como Near Field Comunication, sigla NFC, o que em português significa comunicação de campo pŕoximo. Transmitindo informações por frequências que só podem ser captadas a menos de 10 centímetros de distância, a tecnologia permite uma forma segura de comunicação entre dispositivos compatíveis quando aproximados.

Para isso é preciso que os dispositivos tenham capacidade de estabelecer este tipo de comunicação. Pode ser feito transferências de dados entre celulares apenas por aproximação, ou ainda pagamentos e automatização de equipamentos, eliminando a necessidade de conexão na internet, cabos USB, ou Bluetooth.

Atualmente é possível realizar pagamentos por aproximação devido a principalmente duas empresas terem adotado essa forma de pagamento, a Paypal e a American Express, o que popularizou a tecnologia recentemente. A partir disso, muitas outras empresas tiveram que se adaptar disponibilizando aos seus clientes as suas opções de pagamento por aproximação.

O que é necessário para realizar pagamento por aproximação?

Para que você consiga fazer pagamentos por aproximação, você deve primeiramente ter um dispositivo compatível com a tecnologia. Esses dispositivos devem conter um chip para realizar o pagamento. Podem ser o seu cartão, ou mesmo celular. Do mesmo modo, a máquina receptora deverá ter a tecnologia para selecionar o modo de pagamento e receber a informação pela frequência a partir da aproximação.

Logo, não é possível fazer o uso do NFC com máquinas comuns, ou mais antigas. O uso mais frequente se deve ao fato de o pagamento por aproximação evitar que o cliente tenha que passar o cartão e fornecer senhas.

Sendo assim, o cliente pode ter os seus cartões de forma virtual em seu smartphone, e não necessitar portar os cartões para realizar pagamentos. Para isso, é necessário apenas cadastrar o cartão no dispositivo NFC do celular, e isso basta para que tudo seja feito de forma pŕatica e fácil.

Apesar de nem todos os celulares disponibilizarem essa tecnologia, os cartões mais novos possuem a alternativa. Sendo assim, mesmo que não consiga utilizar o smartphone, você pode utilizar o seu cartão de crédito ou débito para realizar pagamentos por aproximação sempre que a máquina disponibilizar o recurso.

O pagamento por aproximação é seguro?

Sim, o pagamento por aproximação é extremamente seguro. É necessário uma pequena distância para que os dados sejam enviados, pois são gerados a uma frequência muito baixa. Isso torna impossível que seja pareado um terceiro dispositivo, sendo assim não há riscos de outro dispositivo interferir no pagamento.

Além de ser extremamente seguro, não é necessário realizar configurações adicionais para que as transferências e autorização de pagamentos sejam feitas. A tecnologia também evita que cartões sejam clonados por máquinas. As informações são transmitidas em forma de código, onde apenas os dois dispositivos pareados são capazes de interpretar e realizar a operação.

Além do cartão, celulares, crachás, pulseiras, bilhetes eletrônicos podem ser utilizados para realizar pagamentos. Para isso, você precisa ter um dispositivo smartphone ou qualquer outro que possua o chip com a tecnologia capaz de estabelecer uma comunicação específica com as máquinas de cartão. Em caso de perda ou roubo do cartão, devem ser desabilitados dos dispositivos a função por meio de aplicativo no smartphone, ou diretamente com a agência.

Para uso no smartphone, é necessário o uso da digital para ativar o aplicativo, ou fornecer a senha,o que torna mais seguro em caso de perda ou roubo do seu smartphone, o qual não poderá realizar pagamentos sem permissão. Outros modos de manter a segurança do seu cartão, é ativar um limite de valor que pode ser pago com o uso do NFC, o que é disponibilizado em cartões como o Nubank.

Como fazer pagamento por aproximação?

NFC no Smartphone

Em seu celular a tecnologia deve ser disponibilizada por meio de aplicativos, em que os mais conhecidos são o Samsung Pay e Apple Pay. Para realizar o pagamento por aproximação com o seu celular é necessário abrir este app para pagamento e dar a permissão.

Do mesmo modo, a função na máquina deverá ser ativada, estabelecendo então uma comunicação entre os dispositivos. Você pode cadastrar mais de um cartão no seu aplicativo de pagamento por aproximação do celular. É possível utilizar tanto a função crédito quanto a função débito, de acordo com o que o seu cartão disponibilizar.

No próprio aplicativo, você pode realizar configurações como estabelecer os limites de compras permitidos para pagamentos dessa forma. Sendo assim, valores mais altos podem requerer de inserção de senhas, o que deve ser feito por questões de segurança.

Caso a máquina para pagamento não disponibilize a tecnologia, você pode utilizar o cartão de maneira convencional, inserindo na máquina e digitando a senha. Isso pode ocorrer, pois como a tecnologia ainda é muito recente, a maioria dos estabelecimentos podem não oferecer essas vantagens aos seus clientes.

Quais celulares foram os pioneiros no uso da tecnologia?

Atualmente, diversas marcas e modelos de celulares já disponibilizam o uso de NFC para pagamentos. Alguns desses smartphones podem ser adquiridos por valores bem acessíveis. Os primeiros  modelos a disponibilizar a tecnologia foram da Samsung e da Nokia.

Atualmente, esperam-se diversos modelos inovadores de celulares com a tecnologia NFC. Além disso, celulares como os da Apple podem ter acessórios que também permitem fazer o seu uso para pagamentos, como o Apple Watch Series. Desta forma você pode ir ao mercado sem ser necessário portar carteira ou mesmo o celular para realizar pagamentos, basta utilizar o relógio.

Estas foram algumas dicas de como fazer pagamento por aproximação, com segurança e como essa tecnologia pode trazer benefícios para os seus usuários. Apesar de extremamente simples de utilizar, o NFC proporciona segurança e agilidade, o que é essencial para o modo de vida das pessoas nos dias atuais. Sendo assim, utilizar as tecnologias como o NFC podem tanto promover a empresa que disponibilizar ao seu cliente, quanto proporcionar maior produtividade e melhor uso do tempo de funcionários.

Deixe seu Comentário