Dicas

NFC (Near Field Communication): entenda como funciona

NFC (Near Field Communication)

Você certamente já ouviu falar em NFC. A tradução para Near Field Communication (NFC) é Comunicação de Campo Próximo. Ou seja, é uma tecnologia utilizada para comunicação de dois dispositivos a poucos centímetros de distância. Não necessita de ligação por fio, wifi, ou contato por bluetooth.

A tecnologia foi patenteada pela Sony no início dos ano 2000. Apesar de fazer quase vinte anos de sua descoberta, a tecnologia começou a ser empregada e ficar conhecida recentemente. Isso ocorreu porque muitas empresas como a Paypal e a American Express ficaram interessadas no modo de funcionamento para aplicar em cartões e máquinas de cartões para recebimento de pagamentos.

Isso possibilitou uma gama de opções, como obter o cartão de forma virtual e poder realizar pagamento com o próprio celular, ao aproximá-lo da máquina.  O meio de pagamento revolucionou o modo de agir do consumidor o que demandou que muitas outras empresas também adquirissem à tecnologia da Sony.

Como funciona NFC

A principal característica do NFC e que ele funciona apenas com a aproximação de do cartão, sem a necessidade de que o usuário tenha que fornecer senhas ou qualquer outro tipo de autorização para comunicação entre a máquina e o cartão. Também pode ser utilizado em celulares. Diferentemente das conexões Bluetooth o NFC precisa de uma aproximação de centímetros de um dispositivo ao outro.

Isso ocorre por que o NFC gera um link em frequência de rádio de curta distância. Essa frequência carrega dados que são fornecidos de um dispositivo a outro. A distância mínima é de 10 centímetros, e oferece uma conexão extremamente rápida. Por este motivo, a transmissão se torna segura, e não permite intervenções de outros dispositivos na conexão.

Não só para pagamento, o NFC pode ser aplicado a diversos equipamentos como por exemplo transferir dados do seu smartphone para a sua TV, sem o uso de cabos, fios, ou wifi.  É possível automatizar os equipamentos eletrônicos simplesmente com a aproximação de dispositivos. Isso evita que o usuário perca tempo configurando e dando comandos individuais. Desta forma o NFC contribui para a melhoria do uso da inteligência artificial no dia a dia.

Como pode ser utilizado o NFC

Para que haja a comunicação entre os dispositivos é necessário que haja um chip de comunicação compatível instalado em cada um, o qual é capaz de reconhecer a conexão de NFC.  O pareamento dos aparelhos é feito com a sua aproximação, sem que seja necessário o uso de senhas ou cabos, basta aproximar cerca de 10 centímetros. Ele é conhecido pelo seu uso para pagamentos, com os cartẽos Nubank, ou até mesmo com o celular Android. Nessa perspectiva é possível pagar contas com o celular ao invés de utilizar o cartão de crédito, em poucos segundos é realizada a operação.

Outrossim, as tags NFC podem ser utilizadas para marketing digital. Ao gerar uma Tag NFC você pode fornecer informações aos seu público como a localização de seu estabelecimento e contato, basta instruir a aproximar o smartphone do seu ponto de emissão de NFC. Entretanto não são todos os celulares que dispõem do recurso. Essa tecnologia entrou para uma das mais eficientes e utilizadas atualmente pelos usuários de android como alguns apps que são muito vantajosos.

Os primeiros smartphones que possuíam a tecnologia são o Samsung Galaxy Note, Motorola Razr, entre outros celulares com tecnologia NFC até dois mil reais. Atualmente, a maioria dos celulares lançados já dispõem da tecnologia NFC, bem como as Smart Tvs lançadas no mercado e alguns outros dispositivos de uso cotidiano. Para utilizar essa tecnologia, antes de consumir o produto, verifique se este possui o recurso NFC. Do mesmo modo, para auxiliar ao usuário como fazer o uso e programar os dados NFC dos seus aparelhos, existem alguns tutoriais disponíveis na internet. Eles podem ser utilizados como chave de acesso, por exemplo, a arquivos em notebooks entre outros.

NFC (Near Field Communication)

Vantagens da Tecnologia

Uma das principais vantagens dessa tecnologia é o seu baixo custo. É possível automatizar diversos equipamentos que tenham o chip, de uma maneira fácil e rápida, tornando a vida de seus usuários muito mais fácil. Programe despertadores, a cafeteira para aprontar o seu café, a geladeira para lhe enviar informações a respeito do estoque e formar a lista de compras.

Claro que ainda não estão disponíveis a maioria dos eletrônicos com a tecnologia NFC. Porém, ela permite que tudo isso seja possível apenas aproximando o seu smartphone do equipamento. Apesar de ser tão simples e prática, a tecnologia não utiliza grande quantidade de energia, o que não consome a carga de bateria do seu celular. Isso também é um ponto positivo do uso do NFC.

A principal característica que destaca o NFC dos outros meios de comunicação e envio de informações é a agilidade com que essa permite que seja feito. A aproximação apenas é suficiente para que o comando seja dado. Isso evita que o usuário precise digitar senhas e fique esperando por aprovação. Da mesma forma, devido a necessidade de grande aproximação, o método é extremamente seguro, permitindo a comunicação apenas dos dois dispositivos que contém o chip NFC. Um deles emite os dados a frequência a curta distância para que o outro consiga receber as informações e processá-las rapidamente.

Tendências para o uso de NFC

O uso de NFC têm sido cada vez mais prosaico. A sua facilidade e possibilidade de integrar todos os demais equipamentos ao seu comando por meio do smartphone, de maneira simples e descomplicada é algo que atrai cada vez mais os consumidores. Por este motivo há uma crescente demanda das empresas em incluir em seus produtos eletrônicos e eletrodomésticos o chip NFC e programá-los para desempenhar as funções de forma automatizada, com o uso de inteligência artificial.

Para os consumidores e usuários da tecnologia, o custo benefício é muito alto, em vista da praticidade e segurança oferecidas pelo recurso. Sendo assim, cada vez mais os aparelhos smartphones android com tecnologias NFC deverão ter a preferência na hora da compra. As possibilidades oferecidas pela tecnologia são diversas, vale a pena investir.

Deixe seu Comentário