Dicas

Como economizar bateria do smartphone: 8 dicas

Como economizar bateria do smartphone

Finalmente, algumas empresas fabricantes de celulares estão aumentando a duração das cargas das baterias. Isso é ótimo e compensa a carga que é gasta devido ao aumento cada vez maior das telas e de todas as funcionalidades dos aparelhos. Mas, mesmo com essa evolução de oferecer uma carga mais duradoura, ela ainda não chega aos pés do início da telefonia, quando apenas uma carga era suficiente para vários dias. Sabendo disso, vamos te dar algumas dicas bem legais de como economizar bateria de smartphone de forma eficaz.

Logicamente, é impossível comparar os aparelhos de antigamente com os de hoje. Os aparelhos antigos tinham praticamente uma única função de fazer e receber chamadas. Já os de hoje são muito mais modernos, que nos permitem navegar pela internet, jogar diferentes jogos com gráficos cada vez mais realistas, as câmeras possuem cada vez mais pixels, oferecendo imagens com uma resolução cada vez melhor.

Todas essas melhorias infelizmente impactam de forma negativa na duração da bateria do celular. Essa questão movimenta até hoje as indústrias e fabricantes de bateria, afim de conseguir com que esses dispositivos sejam melhorados.

Mas nem tudo está perdido, existem algumas maneiras eficazes de fazer com que as baterias tenham um tempo maior de carga. As dicas a seguir vão te ensinar a economizar bateria do smartphone, dessa maneira, o tempo de uso do dispositivo será muito maior e os intervalos de recarga aumentam.

8 dicas eficazes para economizar bateria do smartphone

1 – Deixe o modo de economia da bateria sempre ativado

Uma das dicas principais para quem quer aprender a economizar bateria do smartphone é deixar sempre ativado o modo de economia da bateria. Alguns aparelhos que possuem as versões mais atuais de Android já possuem essa função. Os níveis podem ser um pouco diferentes, dependendo do fabricante.

Você escolhe o tipo de economia, se prefere a mais suave ou a mais agressiva. Na opção mais agressiva, as funções consideradas secundárias são totalmente desativadas, isso é ótimo, pois garante um maior tempo de uso da bateria.

A dica é que você escolha a opção mais radical, apenas se for ficar um longo tempo sem poder carregar o celular na tomada. É importante lembrar que nesse modo, todas as notificações secundárias param de ser notificadas como, por exemplo, os e-mails. A versão de economia mais suave é a mais recomendada, pois reduz alguns processos que sejam desnecessários para o momento, isso aumenta o tempo de uso do celular.

2 – Para que deixar a tela tanto tempo acesa?

O consumo de energia de uma tela acesa desnecessariamente é muito grande, ou seja, acaba se tornando um verdadeiro vilão da autonomia da bateria. A dica é desligar a tela se não estiver usando o celular, dessa maneira evita-se o consumo de energia desnecessário.

Outra atitude muito eficaz na diminuição do consumo de bateria é diminuir o tempo do bloqueio automático de tela. Tente configurar o seu aparelho para o menor tempo possível, caso não se adapte não tem problema, basta mudar o tempo novamente.

3 – Que tal, uma tela menos brilhante?

A tela é um dos componentes do celular que mais acabam com a carga da bateria. Alguns aparelhos mais modernos já possuem a função de adaptação da tela de acordo com a luz do ambiente, mas mesmo assim ainda costumam deixar o brilho no nível mais alto.

Você mesmo pode fazer esse ajuste manualmente quando achar necessário, o ideal é sempre manter no nível mais baixo, desde que consiga enxergar perfeitamente todo o conteúdo do display.

4 – Os papéis de parede e widgets podem ser vilões

Alguns aparelhos com tecnologia mais moderna costumam permitir a instalação de papéis de parede animados. São bonitos, dão um ar diferente para a tela do celular, alguns inclusive se mexem, mas infelizmente, são os maiores consumidores da carga da bateria.

Especialistas recomendam usar papéis que tenham uma ou poucas cores. Entre uma imagem que se mexe e uma estática, a segunda sempre será a mais econômica.

Outra dica para aumentar o tempo de duração da bateria é diminuir a quantidade de widgets na tela inicial. Eles geralmente, absorvem muita energia da bateria para manter o movimento e as informações atualizadas.

Como economizar bateria do smartphone

5 – Desative as buscas de conexão

Uma das formas de economizar bateria do smartphone é desativando a procura por redes. Alguns aparelhos modernos que possuem o sistema operacional Android, já possuem a inteligência de não procurar uma rede nova se ele estiver conectado ao Wi-Fi, por exemplo. Esse fato já economiza bastante a carga da bateria.

A dica é desligar alguns recursos que não estejam sendo utilizados como o Bluetooth, Quick Share, NFC e Smart Things, por exemplo. Não esqueça também de desativar os assistentes de voz como o Siri, Google Assistente, Bixby, etc.

6 – Desative as notificações

Essa tarefa pode ser chata no começo, mas você vai sentir uma diferença enorme na duração da bateria logo nos primeiros dias. Abra as configurações de cada aplicativo e desligue todos os dados em segundo plano.

Desativar essas notificações em segundo plano evita o consumo desnecessário de dados com anúncios e propagandas.

7 – Mantenha o sistema e os aplicativos atualizados

Uma dica excelente para finalizar é deixar sempre todos os aplicativos e sistema do aparelho, sempre atualizados.

Mas é preciso deixar claro que não basta ir nas configurações e ativar as atualizações. A melhor maneira é configurar o celular para que os aplicativos sejam atualizados somente quando estiverem conectados a rede Wi-Fi.

Isso quer dizer que não adianta economizar bateria do smartphone e acabar gastando os dados móveis sem precisar.

8 – Não deixe o celular no modo que vibra

Você pode não saber disso, mas o motor que faz o celular vibrar gasta muito a bateria. Então, uma das dicas é deixar sons e toques para as notificações.

O recurso que faz a vibração do celular foi criado apenas para chamar a atenção do dono quando o som não pode ser ouvido. Em ambientes como reuniões, o mais ideal é deixar o celular no modo silencioso, pois economiza muito a bateria.

Portanto, economizar bateria do smartphone pode ser feita, simplesmente desligando esse modo de vibrar do aparelho.

Deixe seu Comentário