Dicas

Celular esquentando: o que pode ser e o que fazer?

Celular esquentando

Interiormente, apenas computadores, principalmente notebooks, costumavam aquecer. Assim sendo, comprávamos coolers para o notebook, com pequenos ventiladores dentro deles, para resfriar os computadores. Mas agora, temos o problema de celular esquentando.

Dependendo do celular, do que você está fazendo e de onde, poderá sentir a temperatura subir dentro do aparelho. Na maioria dos casos, um pouco de aquecimento é normal, embora, dependendo da sua sensibilidade a essas coisas, possa se incomodar ou ignorar.

Atualmente, todos os smartphones esquentam, incluindo os recentemente lançados, como você pode ter visto em algumas resenhas. Mas, apenas para ajudá-lo a descobrir se o celular esquentando está anormal ou se está tudo bem, mostramos os motivos pelos quais o smartphone pode estar superaquecendo.

Celular esquentando é normal?

1 – Hardware

Se você possui um hardware moderadamente rápido, o problema de “celular esquentando” acontecerá à medida que você o usa. Não há refrigeração ativa nos telefones. Até o resfriamento a vapor anunciado pela Samsung para o Galaxy S7 é apenas um tubo de calor passivo de cobre. Ou seja, um hardware mais poderoso sempre gera mais calor, embora, dependendo do design interno, alguns celulares  possam aquecer mais.

2 – Jogos

Em suma, a temperatura interna um pouco elevada é normal em celulares quando você os estiver usando. Por exemplo, o smartphone aquece quando você joga por mais de dez a quinte minutos. Isso ocorre porque, quando você joga, o processador e o chip gráfico precisam trabalhar na velocidade máxima ou próxima da velocidade máxima. Isso gera mais calor.

3. Brilho

Se a tela do telefone estiver definida com um brilho muito alto, você provavelmente enfrentará um problema de celular esquentando. Essa também é a razão pela qual o telefone esquenta quando a câmera está ligada, porque o aplicativo da câmera mantém a tela ligada e aumenta o brilho para que você tenha uma tela agradável e brilhante na qual possa compor a imagem. Além disso, quando o sol está forte, o telefone aumenta o brilho da tela automaticamente. Isso, de fato, leva a problemas de celular esquentando.

4 – Carregamento

Você está carregando seu telefone, isto é, muita energia está entrando no smartphone enquanto você o carrega. Isto é particularmente verdade para os celulares com carregadores e carregamento turbo. Afinal de contas, toda essa energia que entra no telefone aumenta a temperatura da bateria, o que, por sua vez, aquece o telefone.

5 – Temperatura externa

Se você estiver no telefone ao ar livre, conversando por longos períodos abaixo de temperaturas altas, isso fará o dispositivo aquecer e seu ouvido suar. Isto é, a temperatura ambiente já está alta e, combinada com o calor do corpo, pode deixar o telefone muito quente.  Se você estiver em uma região particularmente quente com o celular esquentando, não se preocupe. É normal. Atualmente, a temperatura ambiente é frequentemente de 30 graus. Tudo fica quente no verão, por isso não é surpresa que o telefone também esteja esquentando, principalmente se você o manteve no painel do carro sob a luz direta do sol.

Esta é a razão pela qual você precisa se preocupar. Afinal de contas, também é possível que o telefone esteja aquecendo devido a problemas de engenharia. Como observamos anteriormente, o hardware dos telefones modernos é muito poderoso e as telas extremamente brilhantes tendem a consumir muita energia. Tudo isso significa mais calor. Um pouco de aquecimento, de fato, é normal. Mas há uma chance de que algo esteja errado na maneira como o telefone foi fabricado. Ou seja, se você estiver em uma sala com ar condicionado, verificando suas mensagens e, se o celular estiver aquecendo, é possível que haja um problema.

Celular esquentando

Celular esquentando: o que fazer?

A temperatura interna do seu telefone é baseada na temperatura do ambiente. Isto é, se o telefone ficar muito quente, ele poderá ter problemas como consumo de bateria, desligamento forçado e até um colapso total. Não é brincadeira, afinal de contas, a unidade central de processamento do telefone pode derreter se atingir temperaturas extremas. Também é possível que o telefone não reinicie se for forçado a desligar devido ao superaquecimento.

Há muitas razões pelas quais o telefone pode superaquecer que não estão relacionadas à alta temperatura externa e várias giram em torno da bateria. Você tem vários aplicativos em execução em segundo plano? Muitos aplicativos usam muita bateria, o que pode esgotar rapidamente. E, como resultado, acabe esquentando o telefone.

Outra questão pode ser a frequência com que você usa o telefone. Se você está constantemente no telefone, a bateria do telefone está funcionando horas extras, o que aumenta a temperatura do telefone. Você gosta de deixar o telefone no carregador mesmo depois de atingir 100%? Esse também pode ser o problema. Sobrecarregar pode causar superaquecimento no seu dispositivo.

5 dicas sobre para evitar o superaquecimento do celular:

Evite a luz direta do sol no seu telefone

A maneira mais fácil de evitar superaquecimento é manter o telefone longe do sol. Afinal, seu telefone capta luz e calor do sol e o retém, ficando mais quente quanto mais tempo permanecer sob a luz solar e o calor.

Desative os aplicativos não utilizados no seu telefone

Os aplicativos abertos e não utilizados em execução em segundo plano fazem com que o telefone trabalhe mais, o que, por sua vez, faz com que aqueça. A solução é super simples – em um iPhone, por exemplo, tudo que você precisa fazer é pressionar o botão de início duas vezes e deslizar os aplicativos para longe. Bônus: isso também aumentará a vida útil da bateria do seu telefone.

Evite aumentar o brilho da tela

Da mesma forma que na execução de aplicativos em segundo plano, aumentar o brilho forçará a bateria a trabalhar mais e criar mais calor. Em vez disso, procure uma capa antiofuscante para o seu dispositivo. Esta solução de baixo custo pode ajudá-lo a ver sua tela ao sol.

Coloque seu smartphone no modo avião

O modo avião permite que você continue usando as funções básicas do smartphone, mas desativa outros itens não essenciais que podem prejudicar sua bateria.

Retire sua capinha

Se você estiver com um problema de celular esquentando, a sua capinha com certeza não está ajudando. Assim, retirar a capinha permitirá que as saídas de calor do telefone façam seu trabalho totalmente sem serem bloqueadas, permitindo que o telefone esfrie mais rapidamente e você não enfrente um problema.

Deixe seu Comentário