Dicas

Como atualizar o sistema Android? Passo a passo descomplicado

Como atualizar o sistema Android?

Talvez você não consiga usufruir das mudanças no seu celular simplesmente pelo fato de não saber como atualizar o sistema Android. Os métodos de atualização das fabricantes são diferentes. A seguir você confere algumas informações importantes de como é a atualização de diferentes marcas que existem no país.

Antes de clicar em qualquer opção para fazer a atualização do seu Android e no final descobrir que ele não é compatível, é preciso saber antes de mais nada qual é o número da versão do seu Android.

Com esse número é possível conferir se o fabricante já liberou algum tipo de atualização exclusiva para o seu smartphone. Mesmo que ele seja um dos últimos lançamentos do mercado, o seu aparelho precisa estar apto a receber novas atualizações.

É possível conferir qual o número da versão do seu Android na opção “configurações”. Toda vez que existir alguma atualização você deverá receber alguma notificação.

Como saber quando você poderá atualizar o seu Android?

Essa resposta pode ser muito triste para alguns usuários de Android, pois dependendo do ano de fabricação do seu celular, essa atualização pode nunca ocorrer. Isso significa que o aparelho se tornará totalmente obsoleto, estacionando e não podendo ser atualizado nunca.

Existem três variantes básicas que determinam quando essas atualizações devem ocorrer. Uma delas diz respeito ao ano do seu aparelho, a segunda qual o fabricante e a terceira, a operadora.

A adaptação exigida de Firmware para os aparelhos que possuem o sistema Android deve ser realizada logo após o lançamento feito pela Google. Os aparelhos e as diferentes marcas não recebem essa atualização logo de início, pois precisam amadurecer os recursos das suas plataformas.

Como descobrir qual a versão do seu Android?

Você que está buscando informações de como atualizar o sistema Android do seu aparelho, precisa saber antes de mais nada, qual é a versão desse Android. Veja a seguir como é fácil descobrir:

  • Entre na opção “configurações” do seu aparelho;
  • Em seguida, toque na opção “sistema”;
  • Depois em “avançado” e consequentemente em “atualização do sistema”;
  • Caso a opção “avançado” não apareça não tem problema, basta clicar em “sobre o dispositivo”;
  • Nesse momento você consegue ver qual é a versão do seu Android e qual o nível do patch de segurança dele.

Quais são os motivos que impedem a atualização do Android?

Alguns usuários relatam que não conseguem fazer a atualização do Android. Existem alguns motivos que impedem que ela aconteça. Veja a seguir quais são eles:

  • Confira o armazenamento interno do seu celular, provavelmente não existe espaço suficiente;
  • Confira a conexão da sua internet, muitas vezes a falha no download tem a ver com as interrupções de navegação.

Geralmente essas atualizações acontecem logo que você inicia o seu smartphone. Alguns aparelhos reiniciam sozinhos, enquanto fazem as instalações e atualizações dos aplicativos.

Veja como atualizar o sistema Android nas principais marcas do país

Samsung

É possível fazer a atualização do sistema Android nos aparelhos Samsung de duas maneiras. A primeira é feita de forma tradicional, ou seja, o próprio aparelho através da conexão ativa, faz as atualizações necessárias. Dessa maneira, você deve seguir os seguintes passos:

  • Em “configurações”, clique na opção “atualização de software”;
  • Clique em “baixar atualizações manualmente”, caso tenha alguma atualização disponível, você é notificado imediatamente para iniciar ou não, o download.

Na opção de “configurações” você também tem a possibilidade de deixar a opção “atualizações automáticas” ativada. Desse modo, o seu smartphone procura por atualizações sozinho e você recebe apenas as notificações. É possível agendar os melhores horários para que essas atualizações aconteçam.

Mas, não pense que é possível aprender apenas como atualizar o sistema Android utilizando o celular. É totalmente possível fazer essas atualizações utilizando um computador, isso é totalmente possível através de um programa chamado Smart Switch.

Para utilizar esse programa você deverá baixa-lo no seu computador e sempre que tiver alguma atualização mais recente, ele mesmo fará o download para o seu celular. Esse programa pode ser usado por tablets e celulares das linhas Note, Galaxy e Tab da Samsung.

Como atualizar o sistema Android?

Asus

Existem duas maneiras de aprender como atualizar o sistema Android na marca Asus. A primeira é a mais tradicional, ou seja, o próprio sistema faz as atualizações necessárias utilizando a rede Wi-Fi.

Basta acessar as configurações do seu aparelho e procurar pela opção “atualização do sistema”. Se tiver alguma disponível, você mesmo poderá inicia-la.

A segunda maneira de atualização é diretamente no site oficial da marca. Procure pela opção “download center” e efetue as atualizações e downloads disponíveis. Essas atualizações podem ser passadas para o celular através de cabo específico.

Motorola

Os smartphones da Motorola com sistema Android só podem ser atualizados de uma única maneira. Ou seja, utilizando a rede Wi-Fi que esteja disponível no momento. Essas atualizações podem sofrer atrasos exclusivamente por causa das operadoras.

Clique em “configurar” na lista de aplicativos disponíveis no seu celular, em seguida entre na opção “sobre o dispositivo”. Na sequência escolha a opção “atualização do sistema”. O aparelho busca sozinho, as atualizações que estejam disponíveis. Nessa hora você vai escolher se deseja fazer o download e atualizar ou deixar para depois.

Diferentemente da Samsung, a Motorola não disponibiliza nenhum site que você possa iniciar a instalação ou o download de atualizações para o seu smartphone.

LG

Quem está buscando informações de como atualizar o sistema Android da marca LG, precisa saber que ela pode ser feita tanto pelo celular, quanto pelo computador.

Acesse a opção “ajustes” do seu celular e encontre na área “geral” a opção “sobre o telefone”. Escolha a opção “atualização de software”. Dessa maneira é possível encontrar manualmente todas as atualizações que estejam disponíveis, clicando na opção “atualização de software”.

Você tem a opção de fazer a atualização de forma manual ou configurar o Android para que ele a procure de maneira automática.

Existem 3 programas feitos exclusivamente para computadores capazes de auxiliar na atualização do sistema Android dentro do seu smartphone. São eles:

  • PC Suite;
  • Mobile Support Tool;
  • LG Bridge.

Esses programas tem uma maneira de funcionar bem semelhante, todos possuem a opção de botão “verificar atualização”. É preciso apenas ressaltar que cada modelo de smartphone pode funcionar melhor com determinado modelo de software. Dessa maneira, saber como atualizar o sistema Android corretamente faz com que ele funcione bem melhor.

Deixe seu Comentário