Dicas

Como aumentar duração da bateria do smartphone?

Como aumentar duração da bateria do smartphone?

Um dos maiores problemas relatados pelos usuários de smartphones, no geral, é a baixa capacidade de duração da bateria. Mesmo com tanta tecnologia e modos eficientes de economia da bateria, sua autonomia ainda é muito baixa. A seguir você confere algumas dicas excelentes de como aumentar duração da bateria do smartphone.

A evolução dos aparelhos smartphones é notável, mas infelizmente a sua capacidade de autonomia de bateria ainda é bem ruim. E para piorar, os aparelhos ainda consomem muita energia.

Diversas ações acabam fazendo com que a energia da bateria se esgote rapidamente. Streaming de vídeo, jogos, aquecimento excessivo do hardware, atualizações constantes de aplicativos, etc. Mas você pode melhorar esse consumo excessivo com algumas dicas ótimas que vamos te dar a seguir. A bateria do seu celular smartphone vai durar bastante.

8 dicas ótimas para você aumentar duração da bateria do smartphone

1 – Se não estiver usando, desligue o Wi-Fi

Uma das dicas para você aumentar duração da bateria do smartphone é desligar o Wi-Fi quando não estiver usando-o. É totalmente comum que a transferência de dados do seu smartphone seja ativada assim que você sai de casa.

Acontece, que o Wi-Fi também fica ativo procurando por redes disponíveis. Esse tipo de ação é totalmente desnecessário, pois aumenta o consumo de energia. Portanto, se não estiver usando o Wi-Fi, desligue-o.

Você pode desativar o Wi-Fi de duas maneiras fáceis. A primeira basta puxar a barra de notificações do seu celular e tocar na opção Wi-Fi. A segunda maneira é abrindo configurações, em seguida clicar em Rede e Internet, depois Wi-Fi e por último desativando o botão.

A terceira opção de desligamento do Wi-Fi pode parecer um pouco mais difícil. Para isso você deverá programar o IFTTT do seu celular para que ele desligue sempre que você se afastar da sua residência.

2 – Não deixe a tela tão brilhante

Os celulares smartphones possuem atualmente cerca de no mínimo 5 polegadas ou até mais de tela. Essa dica pode parecer simples e até obvia, mas não a subestime. Displays costumam ser os maiores consumidores de energia da bateria.

Uma das dicas para reduzir o consumo de bateria é diminuir o brilho da tela do celular. E não pense que é difícil fazer essa redução, basta acessar configurações e posteriormente a opção brilho automático.

Desative a opção de brilho, em seguida acesse o nível desse brilho e diminua a intensidade até que seja agradável para os seus olhos. Essa ação também pode ser feita através do atalho rápido do celular.

3 – Encontre o que está gastando a bateria do seu celular à toa

Saber o motivo pelo qual a bateria está acabando tão rapidamente, muitas vezes não é tão claro assim. Celulares com sistema Android possuem uma opção para quem quer ter uma visão mais clara sobre o consumo da bateria.

O usuário precisa apenas acessar as configurações e em seguida a opção “bateria” e suas informações.

A opção “detalhes de uso”, mostra uma visão geral da utilização da bateria por todos os aplicativos do celular, rede móvel, sistema, bluetooth, etc. Além disso, é possível ainda ter acesso às informações sobre o aplicativo que está gastando mais bateria.

A opção “otimização e bateria” te dá a oportunidade de ativar essa função quando achar que tal aplicativo em questão não seja tão importante assim.

4 – Não está usando? Desligue o GPS!

Uma das formas de aumentar duração da bateria do smartphone é sem dúvidas, o desligamento do GPS, quando não estiver usando.

Esse sistema permite que o seu smartphone seja localizado. O que consome a bateria constantemente é a utilização da sua localização que alguns aplicativos executam em segundo plano. Aplicativos como o Google Maps, por exemplo, estão sempre coletando esse tipo de informação para poder trabalhar em segundo plano no seu celular.

Para desligar o GPS do seu celular é muito fácil, você precisa apenas puxar a barra de notificação do seu celular, isso pode ser feito com os dois dedos, em seguida, procure o símbolo de uma gota, clique nele para desativar.

Existe a opção também de você desativá-lo, acessando as configurações do seu aparelho, em seguida “segurança e local”, posteriormente “privacidade”, “localização” e por último “desativar o primeiro botão”.

Como aumentar duração da bateria do smartphone?

5 – Desinstale os widgets

Nem todos os usuários fazem uso de widgets, inclusive nem os desenvolvedores se dedicam tanto as suas criações. A função principal desses widgets é te manter informado sobre todos os aplicativos que você tem instalado no seu smartphone, sem a necessidade de abri-lo.

Isso significa que ele precisa ficar atualizando o tempo todo, ou seja, o consumo de bateria é bem alto para essas funções.

A dica para aumentar duração da bateria do smartphone é para que você realize uma verdadeira limpeza nos seus widgets. Descarte tudo aquilo que não estiver sendo usado, tente manter apenas os que forem utilizados com frequência!

6 – Opte por papéis de parede de uma única cor

A energia do seu celular pode estar sendo drenada por causa dos papéis de parede animados que você tenha. Alguns aparelhos já possuem esses papéis animados, que também gastam energia da bateria.

A dica é para que você use papéis mais estáticos, desde que eles permitam facilmente a leitura da tela. Caso contrário, você terá que permanecer com ela ligada por mais tempo.

7 – Desative a opção de download automático dos aplicativos instalados

Tanto a bateria, quanto a quantidade de volume de transferência de dados ficam prejudicados quando esta opção está ativada. A dica é para você desmarcar a opção de download automático dos aplicativos.

Para desativar essa opção é muito simples, basta ir na Play Store, entrar em “configurações”, achar a opção “gerais”, em seguida “atualizar aplicativos automaticamente” e escolher a opção “não atualizar aplicativos automaticamente”.

8 – Deixe o 4G desativado

Uma das dicas para aumentar duração da bateria do smartphone é desativar a conexão 4G do seu aparelho. O simples fato de a conexão 4G ficar passando para a 3G diversas vezes, faz com que a energia da bateria seja consumida. Quando a conexão estiver mais estável, então você poderá reconectar a rede 4G normalmente para que volte a funcionar.

Deixe seu Comentário