Aplicativos Saúde e Bem-Estar

Aplicativos para protocolo Tabata: melhore seus exercícios!

Aplicativos para protocolo Tabata

A busca pelo máximo rendimento esportivo está ganhando mais um aliado de peso: a tecnologia. Por isso que hoje vamos abordar como os aplicativos para protocolo Tabata estão conquistando mais adeptos das atividades físicas a cada dia.

Como principal característica, essa série de exercícios intensos são intercalados apenas por um repouso total de quatro minutos. Por isso que o método é chamado de Protocolo Tabata, sendo que ele ainda inclui tempos de aquecimento e repouso final para ter o processo completo.

Ouse já, saiba que com os aplicativos para protocolo Tabata você vai poder aproveitar todos os dezesseis minutos do treinamento. Ainda mais se você adicionar uma bela e animada trilha sonora para começar a suar. Se preferir, ainda pode adicionar exercícios complementares como ioga e até meditação.

O que é o protocolo Tabata?

Este é um tipo de treino aeróbico criado em 1996 pelo japonês Izumi Tabata. Por ter características como a alta intensidade e períodos de intervalos, ele serve para melhorar e aprimorar o fator cardiorrespiratório. No entanto, ele ainda ajuda você a fortalecer grupos musculares, como:

  • Tríceps;
  • Peitoral;
  • Glúteos;
  • Pernas;
  • Braços;
  • Região abdominal.

Ainda por cima, com o uso de aplicativos para protocolo Tabata, você pode queimar até trezentas calorias em menos de vinte minutos. Em linhas gerais, esse método é um sistema de treino que tem curta duração, mas que é direcionado para promover maior gasto calórico e acelerar o metabolismo.

Nesse sentido, o protocolo é uma das melhores opções para você manter a forma e emagrecer com saúde. Enfim, embora ele exija preparo físico e exames médicos prévios, é uma dica excelente para quem tem pouco tempo livre. Assim, confira abaixo o conteúdo de exercícios que você pode otimizar utilizando um dos aplicativos para protocolo Tabata:

  1. Primeiro, faça vinte segundos da sua atividade favorita e em intensidade máxima, como sprints de corrida ou bike;
  2. A seguir, faça dez segundos de pausa;
  3. Então, faça essa sequência cerca de oito vezes;
  4. Procure realizar o Protoloco Tabata de duas a quatro vezes na semana.

Indicações e benefícios do Protocolo Tabata

Conforme já citamos, a indicação do método é melhorar a força muscular e o sistema cardiorrespiratório. Com isso, há um aumento do consumo de oxigênio, contribuindo para um provável consumo calórico.

De qualquer forma, para você tirar melhor proveito da atividade, com o uso de aplicativos para protocolo Tabata é possível respeitar à risca o programa original. Ou seja, um aquecimento de dez minutos, depois mais oito intervalos de vinte segundos, mais dez segundos de repouso e dois últimos minutos de repouso.

Aliás, esse protocolo não deve ter mais do que quatro minutos de treino, devido à alta queima calórica que o protocolo promove por sessão. Até porque, de acordo com especialistas, você precisa estar apto mediante avaliação médica para ingressar no método.

Em outras palavras, ele costuma ser indicado apenas para pessoas em ótima forma física ou atletas profissionais. Isso porque ele pode causar estresse muscular e elevar a frequência cardíaca ao limite. Por outro lado, com o emprego dos aplicativos para protocolo Tabata, é possível manter a forma sozinho e sem necessidade de personal trainer.

Contudo, pessoas com problemas nas articulações e hipertensos precisam evitar a prática, pois o coração precisa suportar cargas intensas. Para ter mais segurança, consulte antes um médico ou cardiologista para realizar exames apropriados. De qualquer forma, confira a seguir os prós e contras do protocolo:

Desvantagens:

  • Requer exercícios complementares;
  • Exige alto condicionamento cardiorrespiratório;
  • Demanda o máximo em força muscular.

Benefícios:

  • Não requer o uso de aparelhos;
  • Melhora o desempenho cardiorrespiratório;
  • Aumenta resistência e capacidade de força;
  • É possível praticar sozinho.

Aplicativos para protocolo Tabata

Aplicativos para protocolo Tabata e os exercícios HIIT

Para tirar melhor proveito de treinamentos específicos, além de apostar em aplicativos para protocolo Tabata, você pode adicionar atividades complementares ao seu programa de rotina física. Entre eles, assim como o próprio método Tabata, estão os exercícios classificados como HIIT.

Numa tradução direta, essas siglas significam um treino intervalado e de alta intensidade. Como simples exemplo, é exatamente o contrário de você praticar atividades como caminhar, correr nadar ou pedalar de forma moderada ou contida.

Isso quer dizer que, na prática de qualquer exercício chamado de HIIT você vai precisar dar seu máximo sempre e em altíssima intensidade. Além do mais, com a introdução de aplicativos para protocolo Tabata, este tipo de treino anda ganhado cada vez mais adeptos, inclusive atletas olímpicos.

Dicas de aplicativos para protocolo Tabata

Você já notou que esse método de treino é um dos mais consagrados e mais eficientes programas para queimar gordura, perder peso e manter a forma. No entanto, para otimizar seus resultados, indicamos o uso de alguns dos aplicativos para protocolo Tabata disponíveis para dispositivos móveis. Confira a seguir alguns deles.

Temporizador Tabata HIIT

Um dos melhores aplicativos para protocolo Tabata, o Temporizador Tabata HIIT é uma forma de você manter seu treinamento sempre intervalado na medida certa. Além de uma interface simples, esse app ainda tem design moderno e funções como:

  • Você pode personalizar os sons;
  • Marcação de tempo de descanso e exercício;
  • Definição do tempo de preparação;
  • Definição dos descansos e ciclos;
  • Configuração fácil e intuitiva.

Tabata timer

Mais que um simples cronômetro para o protocolo, o app Tabata timer ainda é útil para as atividades complementares ao método, como exercícios de ioga e meditação. Para usar, defina um dos vários temporizadores ou defina você mesmo os seus intervalos de tempo, como preparação, aquecimento, pausa e treino.

Para facilitar suas atividades físicas, basta conectar uma cinta peitoral com conexão ao aplicativo e tirar toda a praticidade que ele apresenta. Aliás, num dos principais comandos do app você pode até verificar frequência cardíaca durante os treinos e adicionar dados importantes a um calendário pessoal.

Tabata Timer

Enfim, para fechar nossa lista de dicas de aplicativos para protocolo Tabata, o Tabata Training é um cronômetro programado para o método e avisa com alarmes o início de cada série. Com isso,  você não vai precisar ficar parando toda hora e desviar a atenção, dando mais foco nas execuções e ampliando os resultados.

Deixe seu Comentário