Aplicativos Utilidades

Ok Google: principais comandos e dicas de como utilizar

Ok Google: principais comandos e dicas de como utilizar

Você viu alguém na rua, de repente, do nada, falar pertinho do smartphone “Ok Google?”.

Deve ter pensado: “Ele pensa que está falando com o Google?” “Será que ele conhece alguém que se chama Google?”.

Nada, disso, quer dizer, pode ser que a pessoa esteja maluca mesmo, mas na maioria das vezes o que a pessoa está fazendo é se dirigindo ao assistente do Google.

Sim, esse sistema se chama assistente do Google, mas com certeza não é uma pessoa, é uma inteligência artificial que é acionada quando se diz “Ok Google”.

Esse assistente pode ser acionado via texto ou por modo de voz, modo, não por coincidência, chamado Ok Google.

Em alguns aparelhos, o comando de ativação é “Ei, Google”.

O que é um assistente virtual?

Como o nome diz, é uma inteligência artificial que serve para auxiliar os usuários de smartphones sobre as funcionalidades existentes no aparelho e para agilizar processos.

Podem ser acionados via texto ou por voz e executar comandos no celular de modo que o usuário não precise ficar navegando ou pesquisando para fazer esses comandos.

Imagine que você é um administrador de um negócio e contratou um assistente para adiantar alguns serviços não tão importantes, mas que merecem atenção e ocupam boa parte de seu tempo.

Essa é a ideia básica.

O assistente virtual do Google acompanha uma tendência seguida por outras empresas de tecnologia, como a Apple que tem a Siri, Microsoft com a sua Cortana e Amazon com a IA de nome Alexa.

Ok Google

Como dito acima, o Ok Google é o nome do modo de voz do assistente virtual. Nesse modo você se dirige diretamente a IA do smartphone por comandos de voz.

São várias atividades que o recurso do comando de voz realiza (vamos esmiuçar cada uma delas mais abaixo).

Apenas explicando a mecânica, o modo voz precisa ser ativado nas configurações do celular e o software só passa a executar ações, captar áudio para fazer determinada ação ao se dizer Ok Google ou Ei, Google.

Para a função ser desativada, basta repetir novamente a frase usada para a ativação.

Para desativar totalmente a função voz, isto é, o celular não fazer qualquer tipo de ação mesmo após captar a frase “Ok Google” também é necessário mexer nas configurações do assistente.

É importante ter ciência disso, porque apesar do Ok Google fornecer muita praticidade no dia a dia, não deixa de ser alvo de polêmica.

A questão envolvendo o Ok Google sem dúvida é a privacidade.

Especulou-se – e ainda se especula – que o assistente virtual no modo Ok Google pode captar as conversas particulares dos usuários e usar as informações obtidas para sugerir coisas, como propagandas.

Prática no mínimo invasiva e que gera problemas de privacidade.

Isso não foi totalmente comprovado, mas alimentam-se muitas suspeitas.

Pelo sim e pelo não, muitos preferem configurar seus smartphones para poder usar o recurso de captação de voz apenas em situações específicas e desativá-lo em momentos, principalmente, que requerem maior privacidade.

É o que vamos ensinar a fazer a seguir.

Confira!

Ok Google: principais comandos e dicas de como utilizar

Como ativar e desativar o Ok Google.

O assistente do Google já vem instalado nas versões mais recentes do sistema Android, contudo, para ativá-lo junto com o comando de voz é necessário ir até as suas configurações.

Aperte o botão “Home” de seu celular e mantenha pressionado até aparecer uma mensagem de apresentação do assistente do Google.

No canto superior da tela, escolha a opção “explorar” e depois “Suas coisas”.

Escolha “Mais” e selecione “Configurações”.

No campo “Dispositivos”, selecione o seu smartphone ou tablet.

Na sessão que abrir, ative o assistente do Google junto à função voz Ok Google.

Ao dizer a frase de ativação, a IA será acionada para captar seus comandos de voz e executar as tarefas solicitadas.

Para desativar a função, basta repetir a frase de ativação. Para desabilitar de todo o assistente do Google, repita o caminho de ativação, mas em vez de escolher as opções para ativar, escolha as que desativam o assistente.

Caso a sua versão do Android seja antiga e não tenha acesso as configurações da inteligência artificial por esse caminho, recomendamos que acesse o post que publicamos inteiramente dedicado a ativação e desativação do assistente virtual*, tanto em versões mais recentes do Android como nas mais antigas.

*NOTA REVISÃO: inserir link do texto anterior sobre o assunto.

Os recursos do Ok Google

Várias atividades podem ser feitas usando o recurso de voz Ok Google. Essas tarefas executadas se mostram muito úteis quando  se está no meio de uma atividade, como dirigir, e precisa usar o celular.

Outra situação que o Ok Google se mostra como um grande aliado na rotina dos usuários de Android se relaciona com a parte de gerenciamento de tarefas, agenda, marcar compromissos.

Veja os principais comandos do assistente Google na função voz.

Abrir aplicativos com o OK Google

Precisa abrir rápido um aplicativo ou quer que ele vá abrindo enquanto termina de executar uma tarefa que o impossibilita, de momento, de mexer no celular?

Basta falar o comando de voz “Abrir [nome do aplicativo]” e o assistente irá obedecer ao comando.

Fazer ligação

Com certeza tem sido cada vez mais raro, mas a inteligência artificial também faz ligações se você precisar. Diga “Ligue para [nome do contato]” e a IA faz a ligação sem precisar que toque no celular.

Mandar e-mail

Esqueceu de mandar um e-mail importante antes de cair na estrada? Sem problema, com o assistente ativado você pode emitir o comando “Mande um e-mail para [nome do contato]” e diga mensagem que gostaria de enviar.

O assistente irá transcrever o texto no corpo do e-mail e mandar para o contato indicado.

Mandar mensagem via aplicativos

O mesmo procedimento ocorre caso necessite enviar uma mensagem de texto via aplicativo ou SMS.

Ao dizer “Enviar mensagem para [nome de contato]” o assistente irá perguntar se pretende enviar via SMS ou aplicativo, como WhatsApp.

Diga a sua preferência e a mensagem que quer enviar.

Despertador

Você pode usar o Ok Google como um despertador.

Diga o comando “Desperte [em tantos minutos]” que o assistente irá se programar para emitir um alerta sonoro no tempo indicado.

Você também pode escolher a hora que pretende ser acordado.

Indicando endereço

Está perdido ou em dúvida de que rota pegar para chegar a um endereço? Fala “Me mostre o caminho para [endereço]” e o assistente usará os recursos de GPS e Google Maps para indicar uma rota de chegada.

Pesquisa

Precisa pesquisar sobre um assunto? Faça uma pergunta direta ao assistente que ele usará o enorme acerco de informações do Google para apresentar os melhores conteúdos a respeito.

Ainda existem outros recursos a se utilizar no Ok Google, mas os citados são os principais. Em outra oportunidade certamente aprofundaremos sobre os recursos menos conhecidos. Não deixe de acompanhar o QG do Celular.

Deixe seu Comentário