Aplicativos Utilidades

Aplicativos para MEI: 5 opções para ajudar seu negócio

O MEI é o Microempreendedor Individual, e se tratando de um negócio próprio é importante estar sempre atento ao mercado e também às finanças, etc. Através de aplicativos que você pode ter no seu celular, é possível contar com diversas ferramentas que irão facilitar o seu dia a dia e melhorar o gerenciamento do seu próprio negócio.

Com os apps que iremos apresentar na lista que veremos a seguir, você terá como planejar melhor suas atividades, assim como organizar suas demandas, montar relatórios, realizar a emissão de nota fiscal e até mesmo realizar o pagamento do DAS – que é o pagamento mensal feito para manter o seu MEI ativo.

Com isso, vamos conhecer quais são esses aplicativos que prometem facilitar a vida do microempreendedor individual? Para isso, continue lendo o conteúdo até o final para não perder nenhum aplicativo da lista, ok?

Vamos lá!

Leia também:

Aplicativos para MEI

Para que você possa usufruir dos apps para MEI, antes precisamos falar um pouco sobre o que é o MEI, afinal, você poderá estar começando nessa área ou até mesmo pensando se faz o seu CNPJ ou não. Então, vamos conferir!

O que é MEI?

O MEI, como citado brevemente acima, é a sigla para o microempreendedor individual. Se trata de um modelo empresarial mais simples, ou seja, com certos limites. Por exemplo, o empresário que possui um CNPJ como MEI tem o teto de faturamento anual de 81 mil reais.

Ele foi criado com o intuito de possibilitar a formalização de pequenos empreendedores, principalmente para os que possuem como fonte de renda apenas o trabalho autônomo. Ele foi criado em 2009, oferecendo essa opção de formalização empresarial para os microempreendedores brasileiros.

Lista de aplicativos para MEI

Agora sim! Vamos conferir a lista de aplicativos para MEI. Segue o fio!

Mais MEI

O primeiro app de nossa lista é o Mais MEI, que irá fornecer um serviço super completo para os nossos microempreendedores. Pelo app do Mais MEI, você terá como emitir o DAS para realizar o pagamento, acompanhar o histórico das contribuições que foram feitas até então e o que virá, ter acesso ao cartão do CNPJ e muito mais!

Se quiser ter informações sobre o MEI e seus benefícios, também é possível fazer isso através do app e até mesmo ter acesso a alguns conteúdos educativos para facilitar o seu dia a dia como um microempreendedor.

Existem outras funcionalidades que ele irá oferecer, como a possibilidade de realizar a declaração anual do MEI, alterar dados, dentre outros.

Se precisar se conectar com outros empreendedores ou outras empresas, será possível conectar ambos pelo app – seja para realizar empréstimos, planos de saúde, seguro de vida, etc. Até mesmo para a solicitação de cartões de crédito pelo CNPJ.

MEI

Claro que não deixamos o próprio app do MEI de fora dessa lista, né? Temos aqui o app do MEI, que pertence ao Governo Federal, e para utilizá-lo você só precisa inserir o seu CNPJ.

O app oferece opções dos pagamentos anuais, além de possibilitar a visualização de documentos que possam estar prestes a vender ou em atraso. Emita o seu DAS, consulte as informações sobre cadastro, faça o preenchimento da declaração anual do seu MEI e muito mais.

É um app super completo e que irá oferecer o que você precisa como uma pessoa que está cadastrada no MEI.

Trello

O aplicativo do Trello é uma ótima opção para se organizar e ter em ordem todas as suas atividades voltadas para o seu trabalho como autônomo.

Ele irá possibilitar que você gerencie as suas demandas, podendo dividir da maneira que preferir (por dia, por demanda, nível de dificuldade, etc). Você poderá inserir prazos, acompanhar os que estiverem para vencer e marcar como concluídos os já feitos. Tudo isso, será feito através de cartões.

Você ainda poderá receber notificações através do seu e-mail, impossibilitando o esquecimento de alguma atividade que estiver cadastrada no Trello.

Se você é uma pessoa organizada, que gosta de ter tudo sob controle e não quer atrasar entregas para seus clientes, o Trello pode ser o melhor app para isso. Faça um teste!

Google Agenda

Até os apps mais simples podem fazer toda a diferença em seu planejamento e no seu nível de profissionalismo com o seu trabalho. O Google Agenda é um exemplo disso.

Com esse aplicativo você poderá agendar tudo que for importante, assim como reuniões, entregas, etc. Você terá seu calendário digital, possibilitando organizar toda a sua agenda pessoal e profissional.

Você poderá acompanhar a sua agenda da maneira que preferir, podendo selecionar um acompanhamento diário (para quem tem muitas atividades por dia), por semana ou até mesmo mensal para ter uma visão mais ampla.

Insira suas obrigações com horário, dia e outras informações que julgar necessário – como se precisa ou não ser avisado antes do horário, etc.

WhatsApp Business

O WhatsApp Business é essencial para o empreendedor que precisa se comunicar com seus clientes por meios digitais, assim como com fornecedores, etc. É uma forma de separar o trabalho da vida pessoal, garantindo que tenham funcionalidades para auxiliar no dia a dia de trabalho.

Você poderá definir os horários de trabalho, atender mais rapidamente o cliente nos horários determinados, enviar uma mensagem pronta ao receber um primeiro contato, dentre outras possibilidades.

Será possível criar o seu perfil profissional de maneira bem completa, com todas as informações para contato, seu site (caso tenha um) e localização registrada em seu CNPJ.

E se você preferir inserir um número fixo, também é possível utilizar o WhatsApp Business através dele. Para que você tenha contas separadas, basta ter mais de um número de telefone disponível.

Conclusão

Você sabia que existiam tantos apps que prestavam apoio ao profissional autônomo? Com esses aplicativos, será muito mais fácil se lembrar de suas obrigações e manter tudo mais organizado e em dia – assim como os pagamentos.

Aproveite os aplicativos e que tal fazer uma pasta com todos eles em seu celular? Pode ser uma pasta com apenas apps profissionais.

Faça download e otimize sua vida como um microempreendedor individual.

Deixe seu Comentário