Dicas

Fastboot Xiaomi: O que é? Para que serve? Como desativar?

O seu aparelho da Xiaomi Redmi já teve problemas para iniciar, ficando estagnado em uma tela preta apenas com o logotipo do sistema Android e mais um outro símbolo, isso determina que o seu aparelho da Xiaomi está no modo Fastboot.

Mas, o que é esse modo Fastboot? Para que ele serve e, claro, como desativá-lo de uma vez? Neste conteúdo, iremos te explicar tudo que precisa sobre o Fastboot e, dessa forma, lhe ajudar a solucionar essa questão no seu aparelho Xiaomi Redmi.

Não deixe de realizar a leitura completa para não deixar passar nenhuma informação importante, afinal se trata do seu aparelho celular que é algo importante. Vamos lá!

Fastboot Xiaomi: O que é? Para que serve? Como desativar?

Já aconteceu do seu aparelho da Xiaomi Redmi entrar no modo Fastboot? Bom, para quem não sabe o porque disso acontecer pode ser um baita susto. Afinal, o aparelho fica meio que inativo.

Leia também:

Mas, pode ficar tranquilo que existe solução e ela é bem simples. Para que você entenda isso, vamos conhecer mais sobre o que é o Fastboot e demais informações que serão úteis para desativá-lo do seu aparelho celular.

O que é Fastboot?

O Fastboot se trata de um protocolo que é utilizado para refazer o flash da partição em seu aparelho celular. Ele é uma outra opção para o modo de recuperação do aparelho (recovery mode) e pode ser muito útil para quem precisa reinstalar imagens de flash, assim como kernels e bootloaders em seu aparelho da Xiaomi Redmi – assim como qualquer outro dispositivo Android.

Você pode precisar iniciar o seu aparelho no modo Fastboot quando for necessário realizar o desbloqueio de um aparelho celular da Xiaomi ou até mesmo para realizar a instalação dos ROMs personalizados.

O que acontece é que pode acontecer desse modo ser ativado de forma automática, sem que você tenha feito isso no seu aparelho Xiaomi. Isso acontece quando é pressionado o botão “diminuir” o volume no seu aparelho ao mesmo tempo em que pressiona o ligar/desligar no momento em que o seu aparelho está sendo inicializado.

Infelizmente, isso acontece e muitas pessoas não sabem o que fazem em seguida, pensam que o aparelho deu algum tipo de problema e até mesmo acabam procurando a assistência por algo que pode ser facilmente solucionado pelo próprio usuário. E você aprenderá como fazer isso logo mais.

Agora, vamos entender melhor para que serve o modo Fastboot no seu aparelho Xiaomi Redmi com sistema Android. Confira.

Para que serve?

O modo Fastboot é utilizado quando é preciso fazer alguma modificação no seu aparelho Android (Xiaomi e demais), sendo necessário estar nesse modo para que elas possam ser feitas da maneira certa. Assim, será possível realizar a gravação na memória flash do aparelho.

O que acontece muito é que, por não saber muito bem como utilizá-lo, ou por cometer algum erro como comentamos acima, alguns aparelhos Android acabam ficando presos neste modo Fastboot. Aí que está o problema.

Se isso aconteceu com o seu aparelho Android da Xiaomi, e ainda não conseguiu encontrar formas de resolver este problema, confira a seguir as informações que irão te mostrar como é possível desativar esse modo de uma vez por todas.

Como desativar?

Saiba que existem várias maneiras disponíveis para sair do modo Fastboot no seu aparelho Android, acabando de uma vez por todas com o problema que está atrapalhando o funcionamento do seu celular da Xiaomi. Com simples ações será possível desativar o modo Fastboot. Veja:

Reiniciar o seu aparelho celular Android Xiaomi

Isso mesmo, o simples ato de reiniciar o seu aparelho já irá remover o modo Fastboot do aparelho. Essa deve ser a sua primeira tentativa, podendo funcionar facilmente e sem precisar realizar outras ações.

Basta apertar o botão de ligar do seu celular e esperar que a tela fique toda preta, ou seja, ela irá desligar. Depois, é só pressionar novamente o botão de ligar e pronto, seu celular irá iniciar sem o modo Fastboot estar ativado.

Remover a bateria do seu aparelho celular Android

Remover a bateria também é uma opção que irá desligar o seu aparelho celular, mas sabemos que muitos novos aparelhos não possuem mais essa opção de remover a bateria – é algo que a modernidade tem trazido para os celulares atuais.

Mas, se o seu celular ainda tiver essa opção, poderá ser útil para desativar o modo Fastboot.

Para isso, nada além do que você já sabe fazer. Se o seu celular permite essa ação, basta desligar o seu celular, tirar a tampa traseira que protege a bateria e, por fim, removê-la do celular. Depois, é só colocá-la novamente no lugar, tampar e ligar o aparelho.

Se o problema não tiver sido solucionado com isso, então confira outra opção que você pode estar testando.

Usar os botões de comando do aparelho para finalmente sair do modo Fastboot

Agora, se as opções acima não te ajudaram em nada, saiba que existe mais uma forma de fazer isso sem precisar levar para o conserto.

Aqui, você irá forçar que o seu aparelho reinicie mesmo estando preso no modo Fastboot. Neste caso, será necessário pressionar o botão de ligar do seu aparelho celular, mantê-lo pressionado por cerca de 15 segundo ou até que você sinta o seu celular vibrar e, por fim, iniciar novamente.

Essa opção pode ser a solução para o seu problema. Caso isso não resolva, pode ser possível que o seu aparelho Xiaomi esteja com algum outro problema que esteja impedindo essa alteração. Com isso, procure a assistência do aparelho para ter mais informações sobre o que é possível fazer neste caso.

Conclusão

Você esteve ou está com esse problema no seu aparelho celular da Xiaomi? Agora, você já sabe que pode ser bem simples solucionar esse problema e que não é motivo de pânico ou de levar para o conserto. Isso, claro, sem antes testar as opções que demos aqui.

Se você conseguiu solucionar o seu problema, compartilhe este conteúdo com quem pode estar precisando destas dicas.

Leia também:

Deixe seu Comentário