Dicas

Como diminuir o consumo de dados no smartphone com 7 super dicas

Como diminuir o consumo de dados no smartphone

Se você não quer ou não tem como pagar por um plano de dados móveis ilimitado, cada upload ou download desnecessário pode acabar custando dinheiro. Reunimos 7 dicas para ajudá-lo a diminuir o consumo de dados no smartphone. Confira!

7 boas dicas para diminuir o consumo de dados

1. Desative os dados móveis quando você tiver uma rede Wi-Fi ao seu alcance

Quando você estiver em uma área onde há redes Wi-Fi disponíveis, não há motivos para utilizar dados móveis. Você pode, por exemplo, desativar o uso de alguns apps quando estiver sem 3G ou 4G, especialmente aqueles que consomem mais dados.

O procedimento pode variar um pouco dependendo da sua versão do sistema operacional, mas, de modo geral, basta seguir esses passos:

iPhone (iOS)

  • Vá em “Ajustes”;
  • Depois, vá em “Celular”;
  • Desative, então, o botão “Dados celular” ou “Dados móveis”.

Smartphones Android

  • Vá em “Configurações”;
  • Depois, vá em “Uso de dados”;
  • Desative, então, a opção “Dados móveis”.

2. Procure fazer upload de fotos ou vídeos somente quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi

Diminuir o consumo de dados não é tão difícil quanto parece. Se o seu smartphone possui uma câmera de boa resolução, facilmente suas fotos poderão pesar, no mínimo, 10 MB cada. Um vídeo, por mais curto que seja, pode pesar 50 MB.

Se você tem o upload automático habilitado para o YouTube ou para um serviço de armazenamento em nuvem como o Dropbox, por exemplo, considere desabilitá-lo.

Estamos falando de uma enorme quantidade de dados que você está enviando, e como os uploads contabilizam no seu limite de dados móveis assim como os downloads, economizar aqui pode ser um grande passo.

3. Evite fazer stream de conteúdo

Se você faz stream de músicas ou filmes constantemente, seus dados móveis podem acabar em segundos. Assim, uma forma prática de diminuir o consumo de dados é evitando fazer stream de qualquer tipo de conteúdo quando você não estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Ouvir músicas a 320 kbps por uma hora no Spotify, por exemplo, pode consumir aproximadamente 130 MB. Já o streaming de um filme full HD na Netflix pode consumir 15 MB por minuto.

Se, mesmo assim, você precisar fazer stream de algum conteúdo quando estiver utilizando dados móveis, vale a pena prestar atenção em suas configurações de streaming.

Por exemplo, a menos que você tenha fones de ouvido absurdamente potentes, você pode trocar as músicas de 320 kbps para 160 kbps e não notará a diferença. Outra opção, é claro, é fazer stream de vídeos na menor qualidade possível.

Assim, você poderá diminuir o consumo de dados pela metade ou até ainda mais.

4. Use a função de economizar dados

Alguns aplicativos, como o Instagram e o Spotify, possuem uma opção chamada “economia de dados” ou algo parecido com isso. Dessa forma, é possível economizar bastante quando não se está conectado a uma rede Wi-Fi.

Isto porque, redes sociais e apps que carregam constantemente fotos, vídeos e músicas, bem como alguns jogos online, exigem muita conexão com a internet e, rapidamente, podem consumir seus dados 3G ou 4G.

Ao ativar essa função, o conteúdo navegado irá carregar mais lentamente, porém, vai ajudar na economia. Assim que você se conectar a uma rede Wi-Fi, os apps voltam a navegar normalmente.

5. Se você tem um bom armazenamento, aproveite o conteúdo de modo offline

Se espaço é o que não falta no seu smartphone, você pode usar apps como Netflix, Spotify e Deezer de modo offline. Para isso, basta baixar todo o conteúdo que deseja consumir via Wi-Fi e, depois, quando você estiver sem acesso a essa rede sem fio, poderá assistir músicas e ver vídeos de modo offline, ou seja, sem consumir sua franquia de dados.

A maioria dos apps de conteúdo de stream possui o chamado “modo offline” que, com certeza, ajuda a economizar dados. Por outro lado, consome o armazenamento do seu smartphone, seja interno (de fábrica) ou externo (cartão de memória). Então, fique atento para não “entupir” seu aparelho.

Principalmente os filmes, que consomem bastante espaço, merecem atenção. Então, depois de baixar o conteúdo via Wi-Fi e assistir, não se esqueça de remover do smartphone. Assim, você pode continuar baixando mais conteúdos para ver/ouvir quando não estiver conectado a uma rede sem fio.

Como diminuir o consumo de dados no smartphone

6. Controle seu consumo de dados

Uma das formas mais eficazes de diminuir o consumo de dados é justamente controlando esse consumo. Talvez você esteja se perguntando como fazer isso, não é mesmo? A solução é realmente simples.

Alguns aplicativos de operadora (como Oi, Tim e Claro) permitem consultar sua franquia a fim de verificar o quanto você já gastou. Ficar sempre de olho nesses números é uma maneira eficaz de que não consumir além da conta.

Porém, você não precisa ficar limitado aos apps de operadoras. Há muitos aplicativos, disponíveis tanto na Play Store como na App Store, que desempenham essa função. Alguns nomes que vale a pena conferir são o DataFlow (iOS), o 3G Watchdog (Android) e o My Data Manager (iOS e Android).

Faça o download de alguns apps e veja qual você acha mais interessante. Alguns, inclusive, podem até mesmo enviar notificações quando a franquia estiver próxima de acabar ou, ainda, quando a mesma for renovada, de acordo com o seu plano com a operadora atual.

7. Ative a economia de dados do Chrome

Sem dúvida, um dos navegadores mais utilizados nos smartphones é o Chrome. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que ele possui um recurso que ajuda muito a diminuir o consumo de dados, sendo ideal para quem passa muito tempo navegando pela internet sem uma rede Wi-Fi por perto.

Esse recurso de economia pode ser ativado da seguinte forma:

  • Abra o navegador;
  • Vá no ícone referente ao menu, ou seja, aquelas três bolinhas no canto direito superior;
  • Em seguida, vá em “Configurações”, procure por “Economia de dados” e ative essa opção.

Fazendo isso, você vai passar a navegar na internet gastando menos o seu 3G ou 4G, já que o recurso faz com que apenas os dados mais importantes da página sejam carregados.

Considerações finais

Gostou de nossas dicas? E você, quais medidas toma para diminuir o consumo de dados em seu smartphone? Conte para nós nos comentários!

Deixe seu Comentário