Dicas

Como desativar o Bixby? Aprenda aqui

Como desativar o Bixby?

Se você tem um Samsung Galaxy e Galaxy Note de última geração já deve ter feito esta pergunta: como desativar o Bixby?

O Bixby para quem não sabe é o nome da inteligência artificial criada pela Samsung que exerce a função de assistente virtual.

A ideia acompanhou a onda de IA que ocasionou a criação da Siri da Apple, a Cortana da Microsoft, a Alexia da Amazon e o Google Assistente do Yaho…brincadeirinha, do Google, evidentemente.

A ideia não é ruim. Muitos usuários dos aparelhos dessas empresas de tecnologia fazem uso desses assistentes, eles proporcionam muita praticidade mesmo.

Caso ainda não tenha experimentado, essas inteligências artificiais ajudam os usuários a conhecer todos os recursos disponíveis nos smartphones e acessá-los de maneira dinâmica, não precisando nem desbloquear o celular em muitos casos.

Esses assistentes operam em dois modos: texto, basta digitar o que deseja que o assistente virtual executar o pedido, e voz, após pronunciar uma frase de ativação poderá emitir comandos sem precisar encostar ou navegar nos menus do celular.

Exemplo: você quer ouvir uma música no Youtube, enquanto está dirigindo? Para não ter que desviar a atenção do trânsito mexendo no smartphone, com o assistente ativado no modo voz, basta dizer “Ouvir Elis Regina no Youtube” e o assistente irá abrir o aplicativo e escolher canções da cantora ou cantor escolhido.

O mesmo para enviar mensagens ou fazer ligações para alguém. Dizendo o nome do contato e por qual meio deseja enviar mensagem, a inteligência artificial manda o recado sem que precise mexer no celular.

Super prático, né? Então porque alguém gostaria de saber como desativar o Bixby? Essa IA não faz essas coisas? É problemática?

O problema

O Bixby faz sim tudo isso e muito mais, apresenta as mesmas qualidades e limitações. Então porque os usuários dessas linhas de smarthopnes ficam atrás da informação de como desativar o Bixby?

Bom, por dois motivos, basicamente.

O primeiro, e não por ordem de importância, é que muitos usuários não gostam de usar os assistentes virtuais, não importa se Alexia, Siri, Nikita, Maria, Eduarda etc, porque consomem bateria, como tudo em um smartphone.

Mas no caso dos usuários Samsung Galaxy há outro problema que gera transtornos. Envolve uma questão de design dos aparelhos.

A Samsung decidiu a partir da linha S8 dedicar um botão exclusivo para o assistente pessoal, um botão físico na lateral do aparelho.

Os assistentes pessoais das outras marcas são acessados ao se apertar e manter pressionado um botão digital, o que reduz muito as chances de ativação indevida da IA. Mas o mesmo não ocorre com os aparelhos Samsung por causa do botão físico.

Muitos usuários confundem esse botão com o do volume do aparelho e acabam acionando o assistente acidentalmente.

Sem dúvida, isso causa frustração e perda de tempo.

O pior é que não é possível mapear o botão para executar outra ação. O botão físico do assistente é destinado apenas para acioná-lo. Portanto, ao desativar o Bixby, saiba que essa tecla ficará totalmente inutilizada.

Neste post vamos explicar como desativar o Bixby. No entanto, dependendo do seu aparelho, os caminhos e soluções são diferentes. Por isso, vamos explicar como desativar o Bixby nos smartphones Samsung Galaxy S8 e Galaxy Note 9.

Fique ligado nos tópicos!

Como desativar o Bixby?

Como desativar o Bixby em Galaxy S8?

Primeiro é preciso entrar na sua conta Samsung. Se pulou essa parte quando iniciou o uso do cel, não vai ter jeito, terá que fazer um cadastro na Samsung para desativar o assistente pessoal.

Para acessar ou fazer o cadastro da conta vá em “Configurações”, em seguida “Nuvens e contas”. Depois vá em “Contas” e por fim “Samsung Account”.

Preencha os dados e logue na conta.

Essa é a primeira parte de como desativar o Bixby, pois a IA é dividida em duas categorias, portanto, se a intenção é desabilitar completamente o assistente será necessário desabilitá-lo nas duas categorias.

São elas: Bixby Voice e Bixby Home.

O Voice é o comando de acionar o assistente por voz. Pressionando o botão como se o celular fosse um walkie-talkie, o assistente passa a obedecer a comandos de voz.

É necessário desabilitar essa função antes do Bixby Home, que é a ativação do assistente apertando o botão do lado esquerdo do aparelho.

Para desabilitar o Voice:

Deslize a tela inicial do Samsung para a direita até chegar ao menu do Bixby Home.

Você também pode apertar o botão esquerdo do aparelho como alternativa a um acesso mais rápido.

Toque nos três botões verticais na barra superior.

Siga em “Configurações”.

Desmarque a opção Bixby Voice.

Pronto, agora se pressionar acidentalmente o botão físico não será incomodado pela inteligência artificial. Contudo, o botão ainda pode acessar o Bixby Home caso seja apertado.

Como desativar o Bixby: tecla

Seguindo com o post sobre como desativar o Bixby, para desabilitar a versão Home do assistente pessoal pressione o botão esquerdo uma vez.

No menu superior, clique no ícone de “Configurações”.

Desmarque o Bixby.

Removendo da tela inicial

Para remover o assistente virtual da primeira página do smartphone, aperte, mantendo pressão, um dos espaços vazios da página inicial até que apareça um menu.

Alcance o painel esquerdo deslizando para a direita.

Desative a inteligência artificial.

Pronto, agora tudo está desativando no que se refere a assistente pessoal. Mas caso queira reabilitar a IA, repita todo o caminho que descrevemos, mas escolhendo a opção de habilitar o Bixby.

Como desativar o Bixby no Galaxy Note 9?

Esse roteiro de como desativar o Bixby vale para Galaxy com versão 2.0.36.14 ou versões posteriores.

Nessas versões, não é possível desativar por completo o botão físico, mas permite fazer a alteração da ativação do assistente.

Em vez de ativá-lo com um único toque, a configuração permite que seja acionado por toque duplo, evitando que seja ativado frequentemente ao se apertar o botão por acidente ou por engano.

Para mudar a configuração de ativação do Bixby, faça o seguinte:

Aperte o botão de ativação;

Na tela do Bixbi, toque na coluna vertical de três botões no canto direito;

Em seguida, escolha “Configurações”.

Aperte o botão do Bixby;

Mude a configuração alterando a ativação do assistente pelo botão físico em um toque para dois toques.

Gostou deste conteúdo sobre como desativar o Bixby? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe seu Comentário