Aplicativos Utilidades

Ok, Google: como ativar o assistente do Google?

Ok, Google: como ativar o assistente do Google?

Está com o seu smartphone novinho e quer saber como ativar o assistente do Google? Veio para o lugar certo porque além de explicar como ativar o assistente do Google nos smartphones de última geração, também vamos dar o passo a passo para as versões mais antigas.

Mais do que isso: vamos explicar o que o assistente do Google pode fazer para tornar o seu dia bem mais prático. São diversas funcionalidades que agilizam sua comunicação, te informam e até melhoram o seu humor.

Caso não saiba o que é o assistente do Google, mas já ouviu falar e tem curiosidade para saber de mais detalhes, uma explicação rápida.

O assistente do Google

Primeiro esclarecendo que não se trata de um rapaz imberbe de camisa social e gravatinha disposto a fazer qualquer serviço para ascender socialmente.

O assistente do Google é uma inteligência artificial que auxilia os usuários de smartphones a ter acesso aos recursos dos aparelhos e fazer tarefas de modo mais rápido e prático.

Veio na onda dos assistentes virtuais de empresas de tecnologia como a Apple (já deve ter ouvido falar da Siri), Microsoft (Cortana) e Amazon (Alexa).

Mas como funciona essa inteligência artificial?

Em tese, o assistente não oferece nada do que não possa ser encontrado no smartphone, o próprio usuário pode navegar com os dedinhos e ir atrás do recurso, aplicativo, que precisa.

Mas se apegue a palavra “assistente”.

É uma tecnologia que tem como proposta auxiliar o usuário a explorar todos os recursos do celular de forma dinâmica e não levá-lo para a lua.

E como consegue tornar o acesso de funções mais dinâmico?

De duas formas:

Por voz. A mais popular, quando o assistente está ativo, basta dizer “Ok, Google” para o sistema por voz se tornar ativo e a partir desse ponto trabalhar seguindo os comandos que o usuário fala diretamente para o celular.

Por exemplo, você quer ligar ou mandar uma mensagem para alguém? Diga “mandar mensagem” ou “ligação” e diga logo após o nome do destinatário salvo na sua lista de contatos.

Por texto. É a opção que você digita o que quer fazer e a “mágica” acontece.

Como ativar o assistente do Google?

E como ativar essa belezinha? Sabe que assim como show não pode parar a tecnologia também não fica acomodada, está sempre evoluindo.

Várias gerações de smartphone já ganharam vida surgindo como o produto mais avançado no mercado para menos de um ano já serem consideradas velhas.

Por isso, há ativo no mercado smartphones com diversas versões de sistemas operacionais, uns mais modernos e outros já vistos como defasados, mas que ainda recebem atualizações.

Neste post vamos explicar como ativar o assistente do Google nas versões Android mais modernas e mais antigas.

Portanto, preste atenção nos tópicos.

Ok, Google: como ativar o assistente do Google?

Como ativar o assistente do Google em Android modernos?

Como saber se o seu smart é moderninho o suficiente para seguir as instruções desse tópico?

Simples.

Toque e mantenha pressionado o botão “Home”.

Se em instantes aparecer uma mensagem do tipo “Olá, como posso te ajudar” é sinal de que o seu cel já tem o Google assistente operante.

Se não surgir a mensagem, se você nem achar o botão “Home”, pule para o próximo tópico.

Caso seja o felizardo que recebeu a mensagem, saiba que para acionar os comandos por voz é preciso acionar a função “Ok, Google”. Desse modo, toda vez que disser a frase, o assistente ficará ativo e pronto para receber o seu comando.

Para acionar essa função, clique e mantenha pressionado o botão “Home”.

No canto superior da tela, toque em “Explorar” e escolha a opção “Suas coisas”.

Vá em “Mais” e depois em “Configurações”.

Na aba “Dispositivos”, selecione o seu tablet ou smartphone.

Ative o Google assistente e logo após o comando de voz “Ok, Google”.

Detalhe que nas versões mais recentes do Android, a partir da versão 5.0, é possível falar com o assistente mesmo se o cel estiver bloqueado.

Para desativar o assistente, basta repetir o caminho, mas escolhendo a opção para desativar.

Como ativar o assistente do Google em Android antigo?

Para os que já não contam com o assistente ativo no celular, o procedimento é o seguinte:

Clique no aplicativo do Google. Um “G” colorido.

Vá à opção “Menu” e escolha a aba “Configurações”.

Nesse menu ative a opção “Voz” e em seguida o recurso “Voice Match”.

A partir desse ponto, para ativar e desativar o assistente virtual é só dizer “Ok, Google”.

Para desativar totalmente o assistente, inclusive o comando por voz, basta repetir o caminho, mas escolhendo a opção para desativar.

Funções do assistente do Google

Aproveitando esse artigo sobre como ativar o assistente do Google, quais são os recursos dessa IA? O que você poderá fazer com ele ou não?

A seguir, separamos as funções mais interessantes dessa inteligência artificial.

Enviar mensagem de texto

Com o assistente ativado e o recurso de voz “Ok, Google” também, basta você dizer “Enviar mensagem para a tia Lucrécia” que o assistente prontamente perguntará se deseja enviar o texto via SMS ou aplicativo.

Escolha a opção que deseja e depois diga à mensagem que gostaria de enviar. O Assistente irá transcrever seu recado e endereçar ao contato escolhido.

O mesmo vale para chamadas telefônicas, mas convenhamos que é um recurso cada vez mais raro de se utilizar.

Agenda e lembretes

Depois que descobrir como ativar o assistente do Google, sua memória vai ganhar um grande upgrade. Isto porque o assistente marca compromissos na agenda do celular.

Basta dizer o nome do evento, o dia e horário e o assistente deixará marcado na agenda eletrônica.

Mas para não ser lembrado apenas no dia do evento que precisa ir ao evento, você também pode usar o recurso dos lembretes. Novamente é só dizer para o assistente o dia e o horário que gostaria de ser lembrado de algo.

Exemplo: Lembrar de comprar pistache na quinta-feira”.

Breaking news

Acordou tarde ou ficou desligado por alguns dias e quer saber das principais e últimas notícias que está rolando no mundo? Diga ao assistente que quer se inteirar das últimas novidades e ele logo irá abrir as notícias mais relevantes.

Entretenimento

Gosta de ouvir música se dirigindo para o trabalho? Diga “Ouvir Maria Bethania no Youtube” e a inteligência artificial vai acionar o aplicativo.

O mesmo vale para jogos.

Se você disser que está entediado, o assistente do Google vai lhe apresentar algumas opções de jogos e até piadas para você.

Você, por exemplo, poderá dirigir perguntas pessoais para o assistente. A inteligência artificial geralmente, responde com uma boa dose de humor.

Experimente perguntar “quem são os seus pais” ou se gostaria de “casar com você”.

Gostou deste conteúdo sobre como ativar o assistente do Google? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe seu Comentário