Aplicativos Saúde e Bem-Estar

Apps para grávidas: 5 aplicativos para facilitar sua vida

Ser mãe é uma responsabilidade enorme que muitas mulheres encararão algum dia, mas graças à tecnologia isso está facilitado. Mães de primeira viagem, principalmente, possuem inúmeras preocupações com o bebê, pedem dicas e não sabem por onde começar. Felizmente, atualmente as mamães podem contar com os apps para grávidas que as ajudarão a lidar com todo o processo.

Sobre os apps para grávidas

Ter um bebê realmente pode mudar tudo, até mesmo antes do nascimento. Nessa época geralmente as mães se preocupam com a alimentação, hábitos e uma série de coisas com as quais não se preocupavam antes. Outro fator é que também acompanham bastante a saúde do bebê.

Existe o fator social, onde as grávidas começam a procurar outras mulheres grávidas e mães com mais experiência, e nisso os apps para grávidas podem ajudar, sem sombras de dúvidas. Falando em dúvidas, elas surgem na gravidez e é bom contar com especialistas para respondê-las, pois existe bastante superstição e respostas erradas, mas você entenderá melhor logo abaixo.

The Bump

É um aplicativo gratuito disponível para Android e iOS que mostra imagens 3D de um bebê, para a mãe entender melhor o desenvolvimento. Além disso, também permite que a mãe registre a criança e tenha contato com outras grávidas.

Existe a possibilidade de conversar, marcar encontros, divulgar fotos, arquivos, ultrassons e muito mais. Mas o diferencial é que o aplicativo possui áreas com perguntas e respostas, além de contar com artigos de especialistas na áreas.

Baby’s Center

O Baby’s Center também é um aplicativo gratuito, disponível para iOS e Android, onde a mamãe pode tirar fotos da barriga e criar um álbum, além de acompanhar e registrar todo o processo, podendo divulgá-lo. O app também conta com uma área que indica dietas e dá dicas conforme a fase da gestação da mamãe.

Também conta com vídeos e relatos de outras mães que compartilham as suas experiências, tudo dividido conforme as fases de gestações.

Baby Names

É uma das maiores decisões que os pais têm de tomar, mas saiba que o Baby Names pode auxiliar. Ele permite que você encontre um acervo de nomes e significados. O app também mostra o nível de utilização dos nomes, dados, localidades, significados ambíguos e muito mais.

Com o aplicativo também é possível divulgar o nome que escolheu e compartilhar essa experiência com outros papais e mamães. É uma ótima ideia para quem está em dúvida sobre qual nome escolher, ou se busca algo mais exótico e significativo.

Clube das Gestantes

Para mamães que querem conhecer outras, esse é o app perfeito, pois existe uma série de possibilidades de encontros, troca de informação e maneiras de se conectar. O famoso chá de bebê ou enxoval de bebê pode ser marcado por aqui, além do app fornecer uma série de dicas sobre o processo.

É possível fazer o download de e-book bastante informativos que possuem diversos temas sem nenhum valor adicional. Quando eu digo adicional, já é bom deixar claro que o aplicativo tem assinatura e cobra por mês, ou pacote anual.

Gravidez +

É um aplicativo bem completo, sendo comparado aos internacionais, além de ser gratuito. Ele permite que você escaneie e acompanhe o processo de crescimento do bebê. Também divulga bastante informação e entra em muitos temas pertinentes às gestantes, como os exercícios físicos.

O diferencial fica que outros membros da família e amigos também podem participar, se conectando com a mamãe em questão e participando do processo de gestação em conjunto.

Como é o scan nos apps para grávidas?

Cada aplicativo funciona de uma maneira diferente, portanto você precisará escolher o que é mais apropriado para você. Alguns são apenas simuladores 3D do seu bebê e não mostrarão nada real. Você insere os dados, como peso, altura, semana, etc e ele cria um projeto de como deve ser.

Também existem os aplicativos que escaneiam fotos do ultrassom e conseguem transmitir a imagem do rosto do bebê para o processo 3D, criando assim algo mais próximo do real. Não espere nada ultra realístico, mas para as mamães mais ansiosas, é um modo de saber como será seu bebê (claro que não é exato).

Existem aplicativos conectados à aparelhos, com contadores de contrações, chutes, análise da movimentação e muito mais. Embora não sejam tão utilizados no Brasil, é bastante comum que grávidas nos EUA os utilizem. É similar ao contador de passos.

E o contador de contrações?

Pode haver um plugin, como o marcador de passos, mas existe uma probabilidade maior de ser apenas instrutivo. Isso é, a própria mamãe deverá contar as contrações e analisar no aplicativo a situação. Digamos que em um dia ela teve X contrações. Ela pode pesquisar nos aplicativos o que isso indica, se é normal e tudo mais. Também será possível saber se tem algo de errado ou se o bebê está próximo de nascer.

Bônus para os papais: Who’s your daddy

Claro que os papais também fazem parte do processo de gravidez e eles também possuem mudanças químicas, hormonais e cerebrais. Existem pesquisas que comprovam que os papais mudam tanto quanto as próprias mamães em muitos aspectos.

Além disso, precisam saber como se preparar psicologicamente para o bebê e lidar com a mamãe que está mudando muito emocionalmente e fisicamente. Por isso homens se uniram e criaram os aplicativos para os futuros papais que não ficarão desamparados.

O aplicativo contém uma série de dicas sobre como lidar com a gravidez, com a esposa, objetos importantes e uma série de outras questões que o papai enfrentará.

Sobre os apps para grávidas

Apesar de serem extremamente úteis e informativos, os apps para grávidas não podem de maneira nenhuma substituir o acompanhamento e auxílio de um profissional. Eles podem conter dietas, mas o ideal é que procure um nutricionista. Podem conter um contador de contrações, mas o ideal é que procure um médico se sentir que algo está errado.

Sim. Os apps para grávidas estão aqui para nos ajudar, assim como toda a tecnologia e a informação, mas somente um profissional pode tomar a escolha certa, baseada em seu caso.

Deixe seu Comentário