Por que o celular esquenta? Confira alguns dos principais motivos
Dicas Utilidades

Por que o celular esquenta? Descubra alguns motivos que podem explicar o superaquecimento do seu smartphone

Anúncios

Em algum momento da vida todos os proprietários de smatphones já sentiram um aquecimento considerado “anormal” em seus aparelhos. Contudo, nem sempre sentir um calor a mais provinda do dispositivo pode ser sinal de problema, às vezes pode ser um sinal de que você está utilizado o seu celular excessivamente.

No entanto, é muito importante ficar de olho nos sinais, uma vez que o superaquecimento do aparelho (sem um motivo parente) pode sim ser sinal de algum problema.

Anúncios

Dito isso, hoje separamos alguns problemas que podem explicar o motivo pelo qual o seu celular esquenta. Confira!

Por que o celular esquenta?

Apesar de o que possa parecer, reparar em um aquecimento esporádico do seu smartphone não necessariamente é sinal de que o aparelho está apresentando algum problema. Isso porque celulares são produtos eletrônicos e, por isso, operam mediante a movimentação de eletricidade, o que gera calor.

No entanto, essa temperatura deve ser equivalente a utilização do celular. Ou seja, quanto mais você utilizar o seu aparelho, quanto mais jogar, utilizar aplicativos ou permitir que esses trabalhem em segundo plano, mais quente o celular ficará.

Anúncios

Isso quer dizer que, caso você esteja utilizando mais do que o normal o seu dispositivo móvel, o calor aumentará conforme essa utilização. Esse é o princípio básico, qualquer coisa além disso pode ser um sinal de problema.

Quando o celular superaquece

Como mencionamos, um pequeno aquecimento esporádico não é sinal de problema, porém, caso a temperatura do mesmo esteja alta a ponto de ser desconfortável tocar o dispositivo, ai sim é o momento de se preocupar, principalmente se acontecer com frequência.

Isso porque os celulares modernos são desenvolvidos para evitar esse tipo de coisa, tanto durante a fabricação quanto no tocante a ferramentas que são inseridas no dispositivo para impedir esse tipo de problema no decorrer dos anos.

Uma curiosidade é que quando o celular está superaquecido, o processador do aparelho diminui a velocidade para tentar “frear” o aquecimento, e quando a situação está realmente alarmante, o celular emite um alerta para que o usuário pare de utilizá-lo por um tempo.

Esses mecanismos servem para impedir danos permanentes ao aparelho, como, por exemplo, a deterioração da vida útil da bateria e até mesmo para impedir corrosão ou explosão (em casos mais raros).

Os celulares, no geral, são fabricados para operar entre 0º e 35º Celsius, aproximadamente, e quando essa temperatura sobe muito, ocorrem os casos citados acima.

Dito isso, saiba que diversas ações realizadas por nós acaba fazendo com que a temperatura normal do dispositivo acabe ultrapassando os limites, confira os principais motivos abaixo.

Situações que podem causar o aquecimento do celular:

  • Uso excessivo do celular
  • Falhas de fabricação
  • Malware
  • Vírus
  • Bateria com defeito ou bateria muito antiga
  • Carregadores piratas ou de baixa qualidade
  • Fatores externos, tais como: deixar o celular exposto ao sol, em locais quentes, aquecimento por conta da própria capinha quando muito pesada (muito plástico ou couro) ou dentro de qualquer material que isole o celular e reduza a eliminação do calor gerado.

Artigos relacionados:

Deixe seu Comentário