Aplicativos Saúde e Bem-Estar

Apps para dormir: conheça 9 opções

Apps para dormir

Ter que acordar cedo após uma noite mal dormida pode ser algo frustrante, não é mesmo? Felizmente, há soluções tecnológicas que podem ajudar. Na atualidade, existe uma ampla gama de apps que ajudam a manter ciclos saudáveis de sono, agindo como verdadeiros apps para dormir.

Na realidade, os melhores aplicativos não se limitam a auxiliar os usuários a dormirem com mais qualidade, como são capazes, também, de despertá-los no momento certo. Segundo os especialistas, ciclos incorretos de sono podem ser altamente prejudiciais à saúde mental e física das pessoas, gerando sintomas como ansiedade e estresse.

Pensando nisso, inúmeros desenvolvedores criaram ferramentas para rastrear padrões de sono, ajustando-os de modo saudável. Se você não ainda não conhece essas soluções, os apps detectam a qualidade do seu sono por meio de sensores de smartwatches ou smartphones, avaliando se você está a dormir profundamente ou não.

Então, se você está tendo problemas de insônia, veio ao lugar certo! Confira, a seguir, os 9 melhores apps para dormir, em uma super lista que preparamos para você dormir melhor a cada noite.

1. Long Deep Breathing

Esse aplicativo ensina exercícios que promovem respirações relaxantes, a fim de aliviar tensões acumuladas no cotidiano. Se você for um praticante de yoga, esse app pode ser um excelente complemente. Embora seja exclusivo para o sistema iOS, há soluções semelhantes para o Android, como Breathe Well.

Tenha em mente que utilizar apps não é o suficiente caso você realmente possua problemas crônicos de insônia. Sendo assim, procure ajuda médica caso os sintomas persistam.

Mantenha uma rotina com atividades físicas, reduzindo a ingestão de alimentos estimulantes e fique atento ao ambiente no qual procura adormecer. É essencial evitar iluminações e ruídos excessivos, por exemplo, e optar por travesseiros, colchões e camas confortáveis.

2. Sleep as Android

Esse é um despertador inteligente, capaz de rastrear os ciclos de sono e acordar os usuários com suavidade e no momento certo. Para usar, basta configurar um alarme para o seu horário pretendido, selecionar os sons do despertador e posicionar o celular no colchão, próximo ao seu corpo.

Além dessa funcionalidade principal, há sons da natureza e canções de ninar para facilitar o sono. Como se tudo isso não bastasse, o app grava falas noturnas ou roncos, vibrando quando os barulhos são altos. A plataforma representa o melhor monitor de sono do Android, isto é, o mais bem avaliado pelos usuários desde 2017.

3. Sleep Better With Runtastic

O Runtastic encontra-se entre os melhores apps para Android que estão disponíveis em sua loja, a Play Store. Ele oferece várias informações a respeito do monitoramento do sono, identificando os momentos de sono profundo e leve. Todos esses elementos podem ser ativados a partir de um único botão que, inclusive, funciona em modo avião.

Tal recurso é bastante interessante, à medida que os usuários não são perturbados por outro tipo de notificação. O temporizador do sono monitora as fases leves e profundas de modo automático. Basta que o celular seja posicionado ao lado de seu travesseiro.

Caso você prefira beber álcool ou café, o app acompanha os impactos dessas substâncias na qualidade do seu sono, contando, também, com um diário que registra os seus sonhos.

4. Sleep Calculator

Embora não seja um aplicativo voltado ao monitoramento do sono, o Sleep Calculator proporciona importantes ferramentas. Ele ajuda, basicamente, a descobrir quando o usuário deve dormir e acordar, a fim de se manter disposto ao longo do dia. A ideia central é que os usuários tenham consciência sobre o próprio ciclo de sono e o momento certo de se deitar e se levantar.

Ademais, o aplicativo calcula exatamente quando é necessário tirar uma soneca. Apesar de não contar com poderosos recursos, como os demais apps desta lista, ele pode ser um ótimo aliado para quem não deseja deixar o celular na cama durante todo o tempo.

5. Sleep Time Smart Alarm Clock

O app utiliza o acelerômetro dos celulares Android para identificar os movimentos dos usuários durante a noite. Seu algoritmo calcula as fases do sono e acorda o usuário no momento certo. Isso implica que você nunca mais será despertado durante um sono profundo.

Um de seus recursos mais interessantes é o oferecimento de gráficos que fazem registros enquanto você dorme, salvando os dados em um histórico bastante completo.

6. Sleep Genius

O Sleep Genius foi criado como resultado de uma pesquisa efetuada pela NASA destinada a ajudar os astronautas a dormir. O app reproduz sons relaxantes que podem diminuir a frequência cardíaca, relaxando a respiração.

Com efeito, essa solução permite a programação de alarmes suaves, cochilos rápidos e apresenta, ainda, uma função de relaxamento voltada à redução dos níveis de estresse. O Sleep Genius está disponível tanto para iOS quanto para Android.

7. Sleep Better

Trata-se de um aplicativo destinado a monitorar a qualidade do sono de seus usuários. Ao baixá-lo você deve informar se realizou atividades físicas, se o seu dia foi estressante, se ingeriu álcool ou café, se jantou tarde e, até mesmo, se está tentando dormir fora de casa.

A partir de todas essas informações, o app calcula o momento que os usuários estão com sono mais leve (dentro limites pré-configurados) para acordá-los. Exibe, ainda, relatórios e gráficos de desempenho das noites passadas e oferece dicas para melhorar suas rotinas e dormir melhor. Está disponível para iOS e Android.

8. Sleep Cycle Alarm Clock

A partir de uma interface simples, este app é capaz de analisar a qualidade do seu sono e despertá-lo durante os mais leves picos. A ideia central é a de que os usuários acordem do modo mais natural possível. A solução monitora, também, os seus movimentos durante o sono, usando o acelerômetro do celular.

A cada noite, o app fornece gráficos detalhados acerca das horas dormidas e registra eventuais agitações dos usuários durante a noite.

9. Sleep Time

Similar ao Sleep Better, este app também seleciona os melhores momentos para acordar os usuários e assegurar um despertar bastante relaxado. Sem embargo, ele considera as suas movimentações para detectar os instantes em que o seu sono fica mais leve. Não obstante o fato de ser um dos melhores apps para dormir, está disponível somente para iOS.

Deixe seu Comentário