Aplicativos Utilidades

Para que serve o filtro de luz azul dos smartphones?

Para que serve o filtro de luz azul dos smartphones?

Afinal, para que serve o filtro de luz azul dos smartphones?

Não é novidade para ninguém que as lojas de apps para celular lotam todos os dias suas vitrines com novidades, novos aplicativos, filtros, jogos etc.

Contudo, boa parte deles são… dispensáveis, não são essenciais. Servem apenas para satisfazer desejos de consumo estéril ou arrancar mais dinheiro dos consumidores.

Mas, claro, há outros tantos aplicativos e filtros que realmente apresentam boa utilidade, inovação, praticidade, enfim, valem o dinheiro gasto ou o tempo para baixá-los.

Em qual categoria se encaixa esse tal de filtro azul?

Já faz algum tempo que esse filtro circula em reuniões de pauta de órgãos de mídia e nos espaços de comentários para os amantes de tecnologia. Alguns destes questionando se os seus supostos benefícios são reais mesmo.

Bom, mas isso é uma questão até mais avançada do tema principal deste post: “Para que serve o filtro de luz azul dos smartphones?”.

Sim, certamente dedicaremos algumas linhas para explicar do que se trata esse filtro, mas também daremos o nosso parecer sobre a sua utilidade, se de fato entrega o que promete.

Se sempre quis saber para que serve o filtro de luz azul dos smartphones, agora é a hora.

Continue com a leitura para descobrir.

Confira os próximos tópicos!

Para que serve o filtro de luz azul dos smartphones?

O filtro de luz azul tem como proposta não fazer a aplicação de um efeito de luz azul em uma imagem ou na tela do celular, mas justamente o contrário. É um filtro que diminui ou anula a incidência de luz azul emitida pelo dispositivo móvel.

Mas qual seria a finalidade de diminuir ou anular a luz azul?

Essa função está relacionada com os problemas decorrentes da longa exposição a telas de computadores e smartphones.

Como deve saber, e se não sabe fique sabendo, ficar muito tempo no celular, PC, ou até mesmo em frente à TV não faz nada bem para a saúde.

A visão é muito exigida, os olhos ficam ressecados, pois diminui a frequência com que se pisca, prejudicando a lubrificação natural dos olhos. Isso ocasiona olho seco, irritado, vista cansada e degeneração macular.

Além da visão, o corpo passa a sentir. Primeiro a postura é afetada, pois normalmente usa-se celular estando sentado e ligeiramente encurvado, com a cabeça baixa. Para a coluna não é uma boa notícia pensando a longo prazo.

Muito tempo em uma mesma posição também ocasiona o sedentarismo. A consequência direta é o sobrepeso que eleva o risco de doenças cardíacas e problemas musculares.

A parte social também é afetada, pois muito tempo conectado a web, longe do contato de pessoas próximas, reais, acaba prejudicando a qualidade das relações pessoais.

Outra consequência do uso excessivo de aparelhos eletrônicos com tela, caso extremo, é o câncer de pele.

Sim, essas telas emitem todas as cores que são emitidas pelo Sol, portanto, assim como a longa exposição ao Sol pode ocasionar esse grave transtorno, a exposição excessiva a telas de celulares também.

Essa parte de emissão de cores também emitidas pela estrela maior relaciona-se mais diretamente a questão do filtro azul.

Para que serve o filtro de luz azul dos smartphones?

Os males da luz azul

A luz azul emitida pelo celular, como dito, também está presente na irradiação de luz do Sol e ela cumpre uma função que explica porque somos seres desenvolvidos para descansar a noite.

Essa luz bloqueia a produção de um hormônio responsável por nos induzir ao sono, a melatonina.

Esse bloqueio durante o dia é até benéfico, pois ajuda com que fiquemos mais despertos no período onde geralmente precisamos nos dedicar mais ao trabalho de nosso sustento.

Porém quando esse bloqueio passa ocorrer não só de dia, mas também à noite, isso sem dúvida acaba gerando problema.

É exatamente o que ocorre quando ficamos de frente para tela do celular. O aparelho emite essa luz azul que bloqueia a produção do hormônio, por isso temos dificuldade para dormir quando nos deitamos imediatamente após o uso do aparelho.

Mais tempo, demora, para dormir significa menos tempo descansando, pois os compromissos do dia seguinte são indiferentes a qualidade do seu sono, eles estão simplesmente lá, esperando, e não vão desaparecer.

Noites mal dormidas são terríveis para a saúde do nosso corpo e até para a nossa mente. Repetindo: Ter-RÍ-veis.

As pessoas nesse estado ficam, naturalmente, mais cansadas, irritadiças. A imunidade do corpo desaba deixando-o menos protegido contra vírus e bactérias. O cabelo fica mais fraco, os batimentos cardíacos aceleram, o ganho de peso também.

Ou seja, noites mal dormidas deixa qualquer pessoa um caco.

Para que serve o filtro de luz azul dos smartphones: função

Portanto, respondendo a pergunta para que serve o filtro de luz azul dos smartphones:

A função desse filtro é bloquear essa luz azul emitida pelos aparelhos para melhorar a qualidade do sono e proteger os usuários de outros males causados pela exposição contínua a esse tipo de iluminação.

A iluminação da tela sob esse filtro ganha tons amarelados, o que não significa que estraga a tela do aparelho. Apenas não emite luz azul nesse modo, mas mantém a qualidade de exibição das imagens

Funciona?

A lógica por trás da função do filtro azul recebe amparo científico e de fato é eficiente em bloquear as malfadas luzes azuis.

Tanto que muitas operadoras de celulares já trazem embutidos em seus aparelhos o filtro, mas nomeado como “modo noturno”.

Caso seu aparelho não tenha o filtro já pré-instalado, você pode baixá-lo nas lojas de aplicativos.

Dicas para diminuir os efeitos da luz azul

Caso seu aparelho não conta com esse recurso e enfrente problemas para baixar o aplicativo, é possível tomar algumas precauções para diminuir os efeitos nocivos dessa iluminação enquanto o problema não é resolvido.

A principal delas é desligar ou ficar longe dos aparelhos ao menos duas horas antes de dormir.

Reduza a ingestão de cafeína. Tente não tomar café após as 16hs.

Tente fazer ao menos 10 minutos de exercícios físicos. Com apenas dez minutos por dia é possível perceber melhoras na qualidade do sono.

Evite comer lanches muito açucarados pouco antes de dormir.

Gostou deste conteúdo? Sabe agora para que serve o filtro de luz azul dos smartphones? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.

Deixe seu Comentário