5 formas de otimizar a vida útil da bateria do seu smartphone - QG do Celular
Dicas

5 formas de otimizar a vida útil da bateria do seu smartphone

Há várias coisas que você pode fazer para aumentar a vida útil da bateria do seu smartphone, incluindo pequenas atitudes como reduzir o brilho, desligar a tela quando o dispositivo estiver fora de uso, usar o modo de economia de energia quando precisar e muito mais.

Anúncios

Você deseja tirar o máximo proveito do seu smartphone e está em busca de como melhorar a vida útil da bateria do seu dispositivo? Então, não deixe de conferir as dicas que iremos compartilhar a seguir para que seu celular nunca mais te deixe na mão.

Reduza o brilho da tela do seu aparelho

Uma das dicas mais negligenciadas que podem melhorar a vida útil da bateria de um smartphone é o nível de brilho da tela. Mesmo reduzir um pouco o brilho pode proporcionar uma vida útil extra para sua bateria.

Anúncios

Se você é uma daquelas pessoas que sempre usa a tela com brilho total, modificar isso pode ter um grande impacto no uso da bateria.

Se você não estiver usando a configuração de brilho adaptável ou brilho automático em seu telefone, é recomendável começar a usá-la. Dessa forma, o brilho se ajustará à iluminação ao seu redor e o dispositivo poderá usar menos bateria, pois o aparelho não está usando o brilho total quando não é necessário.

Anúncios

Isso pode ser feito no menu “Configurações”, para ativar a função, vá em “Configurações>Tela” e selecione “Brilho automático” ou “Brilho adaptável” e ative-o.

De preferência use o tema escuro

Se você tiver um smartphone com uma tela AMOLED, é uma boa ideia usar o tema escuro em seu aparelho – o recurso mudará o plano de fundo do dispositivo e muitos dos aplicativos para uma interface preta.

Quando um display AMOLED mostra a cor preta, ele usa muito pouca energia da bateria quando comparado a mostrar uma cor branca ou qualquer outra cor.

Para ativar o tema escuro no seu dispositivo, você precisa ir em “Configurações>Tela” e selecionar “Tema escuro”. A maneira exata como isso pode ser ativado pode variar de acordo com o fabricante, modelo e versão do seu sistema.

Mude para 4G quando não estiver em busca de performance

O 5G traz uma grande diferença de velocidade em relação ao 4G. No entanto, ele também usa muito mais a bateria do seu aparelho. O que muitas pessoas não sabem é que você pode alternar de 4G para 5G quando não estiver buscando altas velocidades.

Por exemplo, você pode querer usar 5G ao assistir um programa de TV ou filme, mas quando estiver ouvindo algo como uma música, o 4G pode ser suficiente. Além disso, utilizar uma VPN pode ser uma boa opção para obter uma camada extra de segurança enquanto você estiver realizando uma dessas tarefas.

Se você está procurando uma VPN verdadeiramente gratuita e segura, há inúmeras opções atualmente no mercado – e, obviamente, muitas delas gastam pouca bateria enquanto estão ativadas.

Para alternar facilmente de 5G para 4G, vá em “Configurações> Rede e Internet> Rede móvel> Rede preferida” e selecione “4G ou 5G”. Mais uma vez, a maneira exata de realizar a configuração irá depender do seu dispositivo.

Reduza o tempo de bloqueio automático no seu dispositivo

Outra configuração comum que pode ajudá-lo a melhorar a vida útil da bateria é por quanto tempo a tela fica ligada quando você não está usando o dispositivo.

Isso é chamado de “bloqueio automático” e você pode escolher a rapidez com que a tela será bloqueada após algum tempo de inatividade. É uma boa ideia reduzir o tempo de bloqueio automático em seu aparelho, 15 segundos ou 30 segundos é uma boa pedida.

Para isso, vá em “Configurações>Tela” e escolha o tempo de bloqueio automático do seu aparelho.

Use a bateria adaptativa no seu dispositivo Android

A “Bateria Adaptativa” é um ótimo recurso em dispositivos Android, pois a funcionalidade reduz os aplicativos que usam sua bateria em segundo plano. Além disso, você também pode escolher a otimização da bateria para seus vários aplicativos.

Para ativar a Bateria Adaptativa no seu dispositivo, vá em “Configurações>Bateria” e selecione “Bateria Adaptativa”, você também pode ativar a “Otimização da bateria” para seus vários aplicativos.

Para ativar esse recurso, vá para “Configurações>Aplicativos>Todos os aplicativos” e selecione “Bateria”, em Gerenciar uso da bateria, selecione “Otimizado”.

Para fechar, uma dica muito útil é a seguinte: quando estiver com pouca bateria, se você colocar seu smartphone em modo avião, ele irá carregar muito mais rápido. Isso acontece porque ele utilizará menos baterias já que terá menos processos sendo realizados em segundo plano. Lembre-se sempre disso!

Deixe seu Comentário