Aplicativos Jogos

Como jogar jogos do Playstation 1 no Android

Todo jovem que teve a oportunidade de jogar no PlayStation 1 diz, até hoje, que é um dos melhores jogos que temos. O PlayStation fez história nos games, sendo até hoje um dos videogames mais procurados – em suas versões antigas e novas.

Com isso, temos aqui um console muito amado pelos jogadores, onde na época foi registrado um número de vendas incrível de 102 milhões de consoles em todo o mundo.

Leia também:

Portanto, não é novidade que tenham pessoas interessadas nos jogos do PS1 até hoje, seja para relembrar a infância, para guardar como recordação ou apenas para aproveitar os jogos com um toque de nostalgia.

Agora, saiba que é possível ter os jogos clássicos do PS1 diretamente no seu aparelho celular (Android). Para isso, você precisará seguir um passo a passo muito simples e, por fim, é só aproveitar os jogos.

Quer saber como? Confira o conteúdo completo!

Como jogar jogos do Playstation 1 no Android

Nem todos podem pagar para ter um item de colecionador como o PS1 é hoje em dia, sendo muito caro adquiri-lo. Por isso, a melhor maneira de jogar os jogos do PlayStation 1 é através do seu aparelho Android – utilizando os aplicativos emuladores.

A seguir, vamos conferir um passo a passo para você instalar o emulador que irá permitir jogar todos os jogos do PS1 no celular.

Como instalar um emulador no aparelho Android?

Vamos lhe mostrar que é muito fácil baixar um emulador para jogar no seu Android e, neste caso, o exemplo será feito com um dos melhores emuladores disponíveis para celular – o RetroArch.

Trata-se de uma boa opção de app emulador, havendo uma interface bem intuitiva. Confira como realizar a instalação por passo a passo.

  • Primeiro, você irá buscar pelo app RetroArch diretamente na Google Play Store, que é onde encontramos todos os apps para baixar no celular;
  • Certifique-se de que a desenvolvedora do app é a Libetro, afinal, podem haver outros aplicativos com nome parecido;
  • Em seguida, instale o app no seu celular, como já faz com outros apps;
  • Assim que o download for concluído, você irá iniciar o emulador e, com ele já aberto, clique na opção de “carregar núcleo” e, depois, em “baixar um núcleo” para que possa realizar o acesso a uma lista com vários emuladores;
  • Busque pelo seguinte núcleo: Sony – PlayStation (PCSX ReARMed). Ao encontrar, clique nele para iniciar o download.

E está feito! Você terá o emulador instalado e poderá jogar os clássicos do PS1 diretamente no seu aparelho Android.

Informação: o emulador também possui algumas configurações avançadas para que seja possível realizar o ajuste da escala de vídeo, da interface e outras possibilidades. Explore bem para conferir todas as possibilidades e aproveitar ao máximo as ferramentas.

É possível fazer o mesmo no PC?

Sim, você pode baixar um emulador no seu computador e jogar PS1 por ele. O melhor é que o passo a passo é tão simples quanto instalar no seu Android. Veja:

  • Primeiro, você irá acessar a página do RetroArch que se encontra na Steam;
  • Tendo feito isso, você irá clicar no botão disponibilizado para a realização do download do emulador;
  • Assim que tiver sido instalado, você irá iniciar o emulador RetroArch utilizando a sua biblioteca;
  • Após aberto, procure pela a opção “Gerenciar núcleos”;
  • Dentro desta aba, você irá buscar por PCSX ReARMed. Quando encontrar, instale-o no seu computador.

E pronto! Você já terá o emulador devidamente instalado e poderá começar a jogar os games do PS1 diretamente no seu computador.

Atenção! É preciso instalar a plataforma chamada Steam para que você consiga acessar e baixar o emulador no seu PC.

Dicas para jogar no seu PS1 para celular Android

Nos jogos você precisará utilizar os comandos na tela do seu celular, ou seja, poderá limitar bastante o espaço de tela do jogo e pode se tornar difícil realizar algumas ações e se sair bem no jogo. Isso pode prejudicar a experiência.

Por isso, saiba que é possível utilizar as configurações do emulador para inserir um controle de videogame e jogar por ele. Assim, você irá tirar os comandos da tela e irá controlar tudo através do controle para jogos.

Você poderá até mesmo utilizar um controle de PlayStation, dos mais atuais como o PS4 ou o PS5.

Certamente, isso irá deixar a sua experiência de voltar no tempo e jogar PS1 muito mais nostálgica e prazerosa.

Se houver dúvidas, confira as informações do emulador que você selecionou.

Conclusão

Viu como é simples? Seguindo as instruções que você aprendeu acima, você já estará mais do que preparado para aproveitar os jogos da sua infância diretamente de um aparelho celular. Incrível, não é mesmo?

Encontre os clássicos do PS1 que fizeram grande sucesso na época e são lembrados até hoje, joque de onde estiver – seja uma fila, indo para o trabalho, em casa, etc.

Deixe seu Comentário