Dicas

7 dicas de fotografia macro com o smartphone

Fotografia macro com o smartphone

As lentes macro permitem a captura de imagens incríveis, graças ao seu poder de aproximação é possível observar detalhes que antes nunca foram vistos. Apenas alguns modelos possuem esse tipo de tela. A seguir vamos te dar algumas excelentes dicas para tirar fotografia macro com o smartphone.

A fotografia macro significa simplesmente, dar um close em pequenos detalhes, para que o assunto em questão, se torne enorme. Por exemplo, a pétala de flor ou o inseto pequeno no jardim ficam enormes com essa fotografia.

A surpresa com os detalhes da foto macro são surpreendentes, você vai observar detalhes que nunca tinha visto antes.

E não pense que você precisa de muitos equipamentos para fazer esse tipo de foto. É totalmente possível fazer fotografia macro com o smartphone. Com as nossas dicas vai ficar fácil tirar esse tipo de foto.

Qual a importância de utilizar as lentes macro?

Fazer uma fotografia macro com o smartphone é totalmente possível se o aparelho já possui essa lente embutida, caso contrário basta adaptar uma no aparelho.

Geralmente, os aparelhos que já possuem esse tipo de câmera, a distância focal varia entre 26 mm a 35 mm. A distância focal do iPhone é de aproximadamente 28 mm, essa marca é parecida com a distância do olho humano.

Se o seu aparelho não tem esse tipo de câmera, não pense que basta dar um zoom no objeto e fotografar. O efeito não será o mesmo de jeito nenhum. A resolução para essa questão é adquirir um aparelho com essa lente ou a própria lente para adaptá-la ao aparelho.

Conheça 7 dicas para fazer fotografia macro com o smartphone

Se o seu celular não tem uma lente macro, não se preocupe, pois é totalmente possível adquirir uma lente com esse poder de foco. Atualmente, existem diversas lojas especializadas na comercialização desses produtos.

Modelos de celular como o Samsung Galaxy Note, iPhone das linhas plus e S possuem as melhores câmeras e lentes, mas além desses modelos existem outros como o Huawei.

1 – Estude a sua câmera e conheça seus limites

Antes de fazer a fotografia macro com o smartphone é muito importante que você estude a capacidade que a sua câmera tem. Geralmente, as lentes instaladas externamente podem alterar a distância e o foco diretamente.

Depois que você instala esse tipo de lente no aparelho, verifique o tamanho do objeto que você quer fotografar e principalmente, qual a distância focal que ele ficará.

2 – Escolha o local correto

O clima vai influenciar no resultado final da sua fotografia, pois ele vai determinar a intensidade da luz que vai iluminar o objeto. Por exemplo, se a fotografia for feita em um dia ensolarado, muito provavelmente a imagem ficará mais iluminada.

3 – Faça a limpeza da sua lente

Limpe a sua lente, dessa maneira é possível fazer fotografias mais claras com o seu smartphone.

4 – Determine o assunto a ser fotografado

Assim que você escolher o tema que será fotografado, estude sobre ele. Por exemplo, se você escolheu fotografar insetos, estude os seus hábitos, assim fica mais fácil capturar cenas do seu cotidiano. Fotografar uma abelha nas flores é uma das cenas mais lindas.

Sem dúvidas, haverá muitas surpresas escondidas em diversos acontecimentos do dia a dia.

Fotografia macro com o smartphone

5 – Não tenha pressa para fotografar

Não tenha pressa para fazer a sua fotografia macro com o smartphone. Talvez você não tenha encontrado o cenário para sua fotografia ainda porque não observou com atenção em volta de você.

Existem fotografias lindíssimas de uma simples formiga carregando uma folha em suas costas.

6 – Escolha o cenário da sua fotografia

O minimalismo nas fotografias faz muito sucesso quando é bem retratado. Dessa maneira, é muito importante escolher o melhor plano de fundo para as suas fotos.

Evite os fundos de fotos confusos, prefira fundos mais lisos e de uma cor apenas. Isso evita que a foto fique com aspecto sujo. Caso, o fundo seja composto por plantas e flores, tome o cuidado para limpar os galhos. Enfim, quanto mais limpa for a imagem, melhor será a mensagem que você quer passar.

7 – Empenhe-se para deixar o foco mais nítido

Normalmente, um dos erros mais comuns desse tipo de foto macro é o desalinhamento que resulta literalmente em uma foto borrada. Resolver esse problema é bem fácil, você vai precisar apenas, dominar melhor o plano focal, logicamente que ele varia de acordo com o ângulo que o objeto está.

Tente deixar a sua foto, rica em detalhes, isso é possível apenas com o plano focal que você determinou para a imagem em questão. Isso faz com que a imagem fique clara e fácil de ser apreciada e principalmente, entendida.

A maior dificuldade enfrentada por quem deseja fazer fotografia macro com o smartphone é não deixar a imagem embaçada.

Seja paciente, toque na tela e se movimente para frente e para trás para que dessa maneira você encontre esse tal plano focal. Repetir esse processo várias vezes, pode ser necessário. Em alguns momentos inclusive, você deverá firmar a sua mão de apoio e prender a respiração.

O foco manual do modo profissional da câmera do seu celular é indicado para os assuntos mais flexíveis. A dica é para que você não chegue tão perto do seu objeto a ser fotografado, mantenha a distância mínima. Utilizando todos os objetos ao redor é possível encontrar a distância que existe entre a lente e o plano focal do seu celular.

Escolha o ângulo e aproxime-se do objeto que será fotografado de maneira bem lenta. Pode ser necessário segurar o celular com as duas mãos. Pressione o obturador de maneira suave.

Para se tornar excelente em qualquer coisa na vida, é preciso praticar, isso significa que quanto mais fotos tirar, melhor será a sua experiência.

Insetos mais lentos, e cenários mais estáticos, requer uma mudança de ângulos com frequência.

Máquinas profissionais de fotografia já possuem esse recurso macro nas lentes. Como vimos, hoje é possível tirar fotografia macro com o smartphone tranquilamente, basta seguir os detalhes que demos nesse artigo. Dessa maneira as fotos se tornarão verdadeiras obras de arte.

Deixe seu Comentário