Marcas Utilidades

Como economizar a bateria do celular

Como economizar a bateria do celular

Embora os celulares estejam cada vez mais modernos, todos possuem uma coisa (bem chata, por sinal!) em comum, todos possuem uma duração muito baixa da bateria. E, apesar de as marcas investirem pesado em novas tecnologias e lançarem quase que “constantemente” novos modelos do produto, esse é um dos maiores “problemas” que ainda persiste nos celulares e que deixam o consumidor louco procurando como economizar a bateria do celular

No entanto, não se desespere, pois existem sim maneiras de aumentar tanto a durabilidade da sua bateria quanto a vida útil da mesma. E, para isso, basta seguir as quatro dicas que separamos de como economizar a bateria do celular. Confira!

1. Ative o modo padrão de economia de energia

Uma dica de como economizar a bateria do celular é utilizando o modo padrão de economia de energia.

Esse serviço permite que as atividades realizadas no seu aparelho consumam menos energia até que a bateria do smartphone possa ser recarregada.

Para isso, o modo padrão de economia de energia “desativa” temporariamente as funcionalidades que desgastam a bateria do celular, tais como: atualização de aplicativos em segundo plano, a obtenção de email automático, as descargas automáticas, diminui o brilho da tela, entre outros.

Ou seja, o modo padrão de economia de energia ajuda a “aumentar” o tempo de vida da bateria e evita o desligamento do aparelho enquanto você não pode carregá-lo.

Para ativar esse serviço em Android basta acessar sobre os três pontinhos no canto superior direito da tela e selecione a opção “Economia de bateria”. Em seguida, toque sobre a chave seletora para ativar o recurso.

Para ativar esse serviço no seu iPhone basta acessar “ajustes”, clicar em “bateria” e selecionar “modo pouca energia” ou você também pode ativar esse serviço acessando “ajustes”, clicar em “central de controles”, em seguida clicar em personalizar controles e selecione “modo pouca energia”.

2. Diminua o brilho da tela e o tempo de iluminação do visor

Não é novidade que quanto mais iluminada estiver sua tela, mais da sua bateria será consumido. Isso porque quanto mais brilho o ecrã apresentar, mais energia ele puxará. Por isso, o indicado é que mantenha-se sempre a iluminação abaixo dos 50%, pois além de economizar a vida útil da bateria, essa iniciativa também prejudicará menos seus olhos e sua pele.

Para fazer esse ajuste no seu Android, basta acessar “Configurações do aparelho” e clicar em “Tela”. Em seguida, clique em “Nível de brilho” e diminua-o ou marque a opção “Brilho automático”. Apesar do que parece, essa é uma ação muito simples e que consumirá muito menos da sua bateria.

Caso o seu sistema seja o IOS, para fazer esse ajuste basta acessar a central de controle do seu Iphone e diminuir a coluna de iluminação com um leve movimento para baixo. Apesar do que parece, essa é uma ação muito simples e que consumirá muito menos da sua bateria.

3. Desative a atuação de aplicativos em segundo plano

Abrir um aplicativo e ver que ele já está atualizado e funcionando perfeitamente é realmente gratificante. No entanto, ao darmos esse “poder” aos apps que baixamos no nosso celular, eles acabam atuando em segundo plano e consumindo a energia da bateria sem nem ao menos percebermos.

Como eu disse, de fato essa atualização automática é mais dinâmica e ágil. Contudo, ela realmente é necessária? Imagine só se você tiver mais ou menos uns quinze aplicativos atuando em segundo plano. Haja bateria, não é mesmo?

Por isso, uma alternativa para essa situação é desativar a atuação de aplicativos em segundo plano e realizar as atualizações manualmente. Dessa forma, você verá que não demora tanto tempo para um app se atualizar e, como resultado, sua bateria durará muito mais tempo.

Para realizar esse ajuste no seu Android, basta acessar o serviço “configurações”, clicar em “Apps e notificações” ou “Aplicativos” e selecionar “forçar parada” ou “forçar interrupção” dos aplicativos.

Para fazer esse ajuste no seu iPhone, basta acessar a central de controle do seu Iphone e diminuir a coluna de iluminação com um leve movimento para baixo. Apesar do que parece, essa é uma ação muito simples e que consumirá muito menos da sua bateria.

Seguindo essas dicas, certamente você começará a ver uma prolongação da vida da bateria do seu celular. E, apesar de o que possa parecer, o fato de ter que abrir mão de algumas funcionalidades em prol de um objetivo, essas ações também ajudarão a prolongar a vitalidade da sua bateria durante anos.

Ou seja, tratam-se de atitudes que não apenas te ajudarão no presente, mas também no futuro. Afinal, assim como qualquer outro objeto, as baterias de celulares também possuem vida útil e uma hora ou outra elas também acabam “morrendo”.

4. Evite utilizar os serviços de localização do seu celular

Apesar de esse ser um serviço que para alguns é um sinal de “segurança” em caso de furtos, os serviços de localizações consomem muita bateria dos smartphones (no geral).

Isso porque o serviço de localização está ali escondidinho funcionado o tempo todo para sempre ter a localização exata do seu celular. Além disso, esse serviço também envia a sua localidade para os outros aplicativos que dela necessitam. Então, imagine só o quanto esse “pouquinho aqui” e “pouquinho ali”, consomem da energia da sua bateria!

Uma alternativa de como economizar a bateria do celular, é também desativar esse serviço enquanto você estiver em casa ou enquanto estiver em locais considerados seguros (por você).

Para realizar esse ajuste basta acessar “configurações”, clicar em “localização”, em selecionar a opção “inativo”.

No entanto, se você possui certo receio em realizar esse ajuste, você pode apenas desativar os serviços de localização de apps específicos, e, dessa forma, você conseguirá economizar um pouco mais a sua bateria.

Para desativar os serviços de localização de apps específicos basta acessar “configurações”, clicar em “localização”, em seguida o celular exibirá uma possível lista de apps que pediram acesso à sua localização. Então, basta selecionar o app que você deseja impedir de ter acesso à sua localização, clicar em Histórico de localização e desativar o rastreio da sua localização.

Artigos relacionados:

Deixe seu Comentário