Dicas

O que é e para que serve o bootloader?

Bootloader

O Bootloader é um sistema que é inicializado sempre que um aparelho celular ou um tablet é ligado. São, geralmente, encontrados em qualquer computador que possua o sistema operacional. Ou seja, não é um sistema exclusivo do Android.

Bootloader em Smartphones e Tablets

Nos smartphones e tablets, o bootloader atua como uma garantia caso ocorra alguma falha no sistema operacional. Além disso, está ligado diretamente ao chipset do aparelho, dessa forma, está isento de problemas de armazenamento. Ou seja, atua como uma interface primária caso seja necessária a reinstalação do SO ou execução de códigos em específicos.

Geralmente, o bootloader vêm bloqueado. Ou seja, ao contrário do bootloader encontrado em computadores, eles não permitem que um sistema seja instalado novamente ou substituído livremente sem que ele seja destravado. Isso ocorre, pois o objetivo é proteger o aparelho e o consumidor de problemas recorrentes de mau uso.

Desbloquear ou não o Bootloader?

Isso depende muito de cada usuário. Ter um aparelho com bootloader bloqueado, é uma garantia muito maior de segurança contra ameaças, vírus, hackers, etc. Além disso, manter o bootloader bloqueado permite um sistema operacional original, sem customizações que podem atrapalhar, além de manter todos os aplicativos e jogos funcionando.

Porém, desbloquear o Bootloader, pode permitir ações, como:

  • Instalar Custom Recovery;
  • Realizar o Overclock;
  • Instalar Custom ROM;
  • Back-up ROM.

Entre muitas outras modificações. Afinal, ao desbloquear o Bootloader, é possível ter a liberdade de modificar o aparelho da forma que desejar.

O sistema de desbloqueio do bootloader é um método particular de cada fabricante. Ao desbloquear o bootloader e ele permitir a instalação dos softwares que não são autorizados, isso invalidará totalmente a garantia do dispositivo.

Porém, deve-se atentar de que é o bootloader que determinará quando executar o Android e quando entrar no modo Recovery. Afinal, ele foi desenvolvido pelo próprio fabricante do dispositivo e localiza-se em um local da memória de difícil acesso, justamente para não ser modificado pelos usuários.

Bootloader

Desbloqueio de forma oficial

Algumas empresas fabricantes lançaram o desbloqueio oficial do bootloader, afinal, imaginaram que mais cedo ou mais tarde os consumidores fariam tal ato. Mesmo que seja uma forma oficial de desbloqueio, é importante atentar-se de que o fabricante tem todo o direito de retirar a garantia de fábrica do aparelho. Afinal, entende-se que com o bootloader desbloqueado, não há controle no aparelho.

Isso significa que, caso o bootloader seja desbloqueado oficialmente através de aplicativos ou outro sistema do fabricante, e seja feito um Root e em seguida um Overclock, isso pode fazer com que o sistema queime. Dessa forma, ao levar na assistência técnica da marca, eles poderão alegar mal uso.

Algumas marcas lançaram aplicativos que realizam o desbloqueio de forma oficial do bootloader, mas ao desbloqueá-lo, o aparelho deixa de receber atualizações de forma automática. De certa forma, isso não é de um todo ruim, pois os fabricantes tomam essa medida para garantir que o sistema do aparelho funcione exatamente dentro do que é proposto.

Desbloqueio de forma não oficial

O desbloqueio de forma não oficial é feito, geralmente, por desenvolvedores que acabam por se aventurar e desenvolvem códigos e comandos para realizar o desbloqueio do bootloader de forma não oficial.

Como dito anteriormente, o desbloqueio é muito particular de cada aparelho e marca. Para realizar o desbloqueio de forma  não oficial, há diversos tutoriais na internet que ensinam como realizar o processo da forma mais “segura” possível.

Sistema modificado

Como cada marca tem uma ferramenta em específico e métodos para realizar tais procedimentos, os aparelhos também possuem ferramentas específicas. De forma geral, alguns detalhes devem ter uma atenção maior na hora de instalar um sistema modificado, após o desbloqueio do bootloader, como:

Bateria: A porcentagem da bateria é um ponto extremamente importante. É necessário sempre estar com o máximo possível de bateria para realizar os procedimentos.

Tutoriais corretos: É extremamente importante prestar muita atenção nos tutoriais, pois alguns possuem passos bem detalhados e diferentes dos demais.

Como cuidar melhor do aparelho celular

Qualquer celular ou eletrônico exige cuidados importantes para garantir a segurança e funcionamento, além de manter a garantia do aparelho. Alguns deles:

Pastas: Não apagar pastas importantes do sistema faz com que o funcionamento do aparelho seja muito melhor e sem interferências. A não ser que saiba muito bem o que está fazendo, é preferível não mexer em pastas que não sejam de conhecimento total.

Aplicativos de fora da galeria oficial: Cada sistema operacional dispõe de uma plataforma segura para baixar aplicativos. Baixar os apps que não são dessa plataforma, pode prejudicar o funcionamento do aparelho.

Limpeza de memória com frequência: Aplicativos e tutoriais que visam melhorar o desempenho do celular, podem acabar mais atrapalhando do que realmente ajudando. Com a memória limpa demais, o aparelho pode ter muito mais trabalho para abrir aplicativos usados com frequência, aumentando o uso de energia e demais recursos.

Ignorar atualizações: Ignorar as notificações de atualizações pode impedir melhorias de segurança e desempenho do aparelho. Sendo assim, aumenta a chance de hackers invadirem o sistema do aparelho, entre outros problemas. Logo, o melhor é dar uma pausa na navegação do aparelho e permitir que as atualizações sejam feitas e completadas de forma eficaz.

Considerações finais sobre o bootloader

Mesmo com toda a tecnologia presente no mundo de hoje e infinitos tutoriais para instalar qualquer aplicativo e realizar qualquer procedimento, é preciso ter em mente como utilizá-los e, também, se estão sendo instalados da forma correta ou até mesmo se são realmente necessários. Afinal, com a crítica realidade financeira da maioria da população brasileira, está cada vez mais inviável perder a garantia do aparelho e ter que investir em um novo por pura má utilização do mesmo.

Justamente por isso, é que a necessidade de tomar todos os cuidados internos, como o bootloader, e externos para um bom e seguro funcionamento do sistema se torna essencial. Ao evitar o mal uso, aplicativos incorretos e a desinstalação de pastas e aplicativos importantes, é também possível evitar danos e gastos desnecessários que se poderia ter com o aparelho.

Deixe seu Comentário