Aplicativos Utilidades

10 apps para organização de estudos

Apps para organização de estudos

Um bom estudante sabe que precisa se organizar e cumprir a sua meta diária de estudos a fim de conseguir a aprovação. Veja alguns apps para organização de estudos e veja como é fácil utilizar essas ferramentas ao seu favor!

Hoje em dia, um dos temas em pauta mais discutidos na educação é como o celular ou smartphone pode ser útil no processo de aprendizado. A tecnologia está aí para ser utilizada a nosso favor e em benefício da aprendizagem também. Assim como esses, muitos apps e widgets são ferramentas que ajudam a organizar tarefas e lembrar de atividades que devem ser desenvolvidas.

Alguns desses apps até mesmo ajudam a memorizar e fixar conteúdos, como mapas mentais. Outros podem ser úteis para gravar o período destinado a cada disciplina e demonstrar em um gráfico o que está sendo estudado mais e o que precisa ser revisado, bem como relatórios de desempenho do aluno.

Desta forma o aluno acompanha a sua produtividade e pode se organizar de maneira que consiga abranger todas as suas deficiências, dedicando o tempo adequado de estudo para cada área do conhecimento.  Você também deve utilizar esses apps para otimizar o seu tempo, formando um plano de estudos e contando com o auxílio do app para ter maior organização.

Apps para organização de estudos

1. App de mapeamento mental online

O My mind map ou Mindmeister é um app no qual você cria mapas mentais online, de forma colorida e também arquivando de forma organizada para utilizar na hora de revisão das matérias. Além disso você pode criar projetos, fazer atividades diversas e compartilhar os seus conhecimentos.

2. Google Keep

Esse é um excelente app de notas feito para você poder anotar as suas tarefas que devem ser feitas e manter os lembretes em seu smartphone. Entretanto, por ser uma ferramenta do Google, as suas notas podem ser acessadas de qualquer outros dispositivo vinculado a sua conta de email. Você pode programar lembretes e assim não se esquecer de nada!

3. Técnica Pomodoro

Essa técnica foi desenvolvida para gestão de tempo. Você usa o app para cronometrar as suas atividades e controlar o tempo que você disponibiliza para cada uma delas. O diferencial da técnica é que ela não recomenda que você estude por mais de 25 minutos ininterruptos, devendo fazer pausas entre os períodos de estudo. O app Tomato timer avisa você quando estiver na hora do “Break”.

4. Stay Focusd

Este app atua impedindo o aluno que este se disperse de suas atividades entrando em redes sociais. A fim de ajudar você a manter o foco, o app visa auxiliar você a restringir o tempo que você acessa essas redes sociais evitando que você perca o foco de seus estudos.

5. Todoist

Este é um app no qual você planeja o seu dia e cria lembretes, faz anotações, como uma agenda interativa. Consiste basicamente em listas de tarefas com horário planejado e que podem ter sinal de alerta para lembrete de suas atividades programadas.

6. Estudaqui

Você realiza, com o auxílio do app, um plano de estudos no qual você pode marcar além do tempo de estudo, os tópicos que foram estudados e ainda receber gráficos com o seu desempenho, quais as áreas mais e as menos estudadas e o que precisa ser melhorado.

Apps para organização de estudos

7. Easy Study

Este app também ajuda você com o seu plano de estudos. Além disso, fornece ao aluno informações a respeito do que falta estudar conforme o planejamento feito, seja para vestibulares, concursos, e outras provas. O app tem o recurso que avisa o horário programado para o estudo.

8. Partiu Revisar

Este aplicativo é feito para agendar revisões de conteúdos de acordo com o que foi estudado e também a dificuldade do aluno. Desta forma, a revisão das disciplinas é feita de forma que a matéria seja fixada facilmente.

9. Google drive

Essa ferramenta é muito útil para armazenar arquivos que poderão ser acessados do celular ou outro dispositivo a qualquer momento, evitando que sejam acumulados folhas de papel e também proporcionando grande organização.

10. Evernote

Esse app não só ajuda na organização dos estudos mas também na organização pessoal. É um dos mais utilizados e completos para utilizar de agenda pois permite anexar arquivos e organizar documentos.

Como utilizar os Apps para organização de estudos

Para utilizar os apps você deve escolher quais mais satisfazem as suas necessidades e instalar em seus dispositivos, celulares, tablets, notebooks, para que você consiga utilizar de onde estiver. Os apps gratuitos podem ser instalados sem a necessidade de pagamento.

Para que você consiga conciliar a sua rotina de estudo com os objetivos planejados, você pode utilizar pelo ao menos um app para organização de sua agenda e relatório de produção de estudos, outro para anotações e revisão de conteúdos e um apenas para organizar o seu tempo de estudo.

Para que você tenha sucesso em sua prova é importante que você consiga abranger todos os conteúdos programáticos e fazer pelo ao menos uma revisão após ter visto o conteúdo. É importante também ter uma rotina de estudos com horários bem planejados, com qualidade de alimentação e também com o sono em dia. Além disso, cuide de sua saúde física e mental a fim de produzir o melhor de si.

Outras técnicas de estudo

Além de utilizar a técnica pomodoro para estudar, você pode instalar jogos em seu celular como quiz sobre conteúdos e também alguns para a saúde da memória e raciocínio lógico como palavras cruzadas e sudoku. Você também pode utilizar um mural onde você coloca fórmulas e frases para serem constantemente visualizadas e decoradas.

Com a ajuda desses apps para organização de estudos você conseguirá atingir facilmente os seus objetivos. Outros apps permitem que você grave áudios os quais você pode reproduzir depois e escutar enquanto faz alguma outra tarefa. Os mapas mentais também podem ser feitos manualmente em folhas de ofício, e colocados no mural. Muitas outras atividades podem ajudar você a fixar o conteúdo como estudar em grupos e compartilhar conhecimento a respeito de temas entre você e seus colegas.

Deixe seu Comentário