Apps para jornalistas: 8 boas opções - QG do Celular
Aplicativos Utilidades

Apps para jornalistas: 8 boas opções

Não devem ser poucos os que procuram os melhores apps para jornalistas. Mais do que nunca essa profissão precisa ser municiada com tecnologia que simplifique processos para agilizar a produção de seu trabalho.

Anúncios

Afinal, em tempos de governos governando por tuítes, declarações escabrosas pronunciadas a cada minuto, novos cancelamentos pipocando a todo instante e difamações produzidas a base de notícias falsas em escala industrial, manter-se atualizado e acompanhar esse ritmo não têm sido tarefa fácil.

Duvida?

Anúncios

Troca uma ideia com qualquer jornalista (os de verdade, não os que se intitulam jornalistas e ficam produzindo e reproduzindo notícias falas) para você ter uma ideia de como o negócio é corrido e desafiante para manter o mesmo padrão de qualidade.

A tecnologia tornou tudo mais rápido? Sim.

Anúncios

O dia ficou curto para acompanhar tanta coisa? Ficou.

O público está cada vez mais insaciável por notícia? Está.

Mas tudo na vida tem o seu lado ruim e o seu lado bom.

O mundo digital também trouxe facilidades.

Como aplicativos que ajudam na hora de escrever notícias, gravar entrevistas, compartilhar informações com a equipe de reportagem e redação, receber uma atualização completa e dinâmica sobre o que rolou nas principais editorias e também nas redes sociais.

Veja a seguir quais são os apps para jornalistas mais utilizados e recomendados pelos profissionais da área atualmente.

Confira!

Apps para jornalistas: Flipboard

O conceito do Flipboard é o de ser uma espécie de revista digital. Você escolhe todas as editorias que quer ficar atualizado e o aplicativo faz um apanhado de tudo que saiu a respeito para que possa ser conferido posteriormente.

É muito utilizado pelos profissionais da comunicação no começo do dia para se inteirar das últimas, principalmente daquelas notícias sorrateiras que surgem durante a madruga ou no comecinho da manhã, seja no Brasil ou no mundo.

Apps para jornalistas: Twetdeck

Seguindo cm a lista de apps para jornalistas, este aqui é indicado para quem gosta ou tem que sentir o termômetro das redes sociais, em especial o Twitter, sobre determinados assuntos.

Neste aplicativo o jornalista pode fazer lista de interesse e monitorar mais de um assunto por vez. Tudo que sair relacionado a determinados temas aparecerá na tela do aplicativo.

É possível também fazer listas de jornalistas que cobrem alguns temas, inclusive os de sua área.

Apps para jornalistas: Cogi

O Cogi é uma gravador de frases curtas.

Ele funciona assim: fica em modo de “escuta” enquanto vai rolando a entrevista. Ao se ouvir uma frase interessante, é possível retroceder alguns segundos no aplicativo para ouvir a frase de novo e anotar ou marcar a citação.

É muito útil para não precisar desviar a concentração do que está sendo dito para fazer anotações.

Evernote

Prosseguindo com a lista de apps para jornalistas, o Evernote pode ser definido como um bloco de notas, mas não um bloco de notas qualquer.

Com ele é possível iniciar a escrita de uma reportagem no celular e completá-la depois na tela do computador. Isso é possível porque o aplicativo promove a sincronia da versão móbile e web.

É prático, porque é possível iniciar a escrita no local ou imediatamente após os acontecimentos, no local onde ocorreram.

Útil para se colher impressões e depois concluir o trabalho na redação ou em casa, sem precisar migrar o texto ou recomeçar, por motivo de perda ou roubo.

Além disso, o Evernote é uma ótima ferramenta de organização. Com ela pode criar uma pasta com todos os assuntos relacionados à pauta e acrescentar outras durante o dia.

Também serve para se comunicar com a equipe de jornalismo e compartilhar informações. Basta que todos os componentes estejam usando também o aplicativo.

Co Everywhere

Este aplicativo também ajuda a descobrir o que está rolando, mas a diferença está no sistema de filtragem. Em vez de se basear em uma rede social, seu sistema opera sob a lógica da localização. Você indica os locais que gostaria de se manter atualizado e o aplicativo fornece feed de todas as notícias que saiu sobre o lugar, inclusive eventos que estão para acontecer.

Com o Co Everywhere você sempre vai ficar antenado sobre as últimas novidades ocorrendo perto de você.

Google Drive

Continuando com a lista de apps para jornalistas, o Google Drive talvez seja o mais famoso, afinal pertence a uma das maiores empresas do mundo e praticamente “dona” da internet mundial.

O Google Drive é um serviço em nuvem útil para armazenar e compartilhar arquivos sem precisar gastar a memória do celular.

Com este aplicativo você pode compartilhar fotos e documentos em para a sua equipe e alterar e reescrever matérias em tempo real.

Em alguns smartphones é possível sincronizar todos os arquivos do celular.

Isso proporciona segurança na eventualidade de perder o celular ou de ser roubado.

Dragon Dictation

Aplicativo que também funciona como um gravador de voz. Mas este tem a vantagem de digitar tudo o que é captado.

Por exemplo, você está em uma reunião ou participando de uma coletiva e deixa o aplicativo ligado. Ele capta toda a conversa que está se desenvolvendo e a converte em texto.

Sem dúvida proporciona grande economia de tempo para transcrever o que foi dito e serve também como documento. Isto proporciona uma garantia de que de fato uma palavra ou frase foi pronunciada.

Outra vantagem é que se estiver distraído ou der aquela cochiladinha tem chance de evitar dor de cabeça consultando o texto produzido pelo aplicativo.

Gravador de chamadas

Seguindo adiante com a lista de apps para jornalistas, imagine a facilidade proporcionada de receber uma chamada, fazer uma entrevista pelo celular e não precisar se preocupar muito com as anotações no bloco de nota, porque a chamada está sendo toda gravada?

Essa é a proposta do Gravador de Chamadas. Esse recurso também é útil para comprovar que determinada “otoridade” disse o que disse, que determinada reunião foi marcada em determinado horário e lugar, enfim, sem dúvida fornece segurança e praticidade.

Detalhe que o aplicativo permite escolher as ligações que não deseja que sejam gravadas.

Gostou deste conteúdo sobre apps para jornalistas? Então curta, compartilhe, avalie, comente. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós e fazem toda a diferença. Leia mais conteúdo relacionado conferindo as postagens do QG do Celular.

Deixe seu Comentário