Apps para descobrir músicas: conheça alguns aqui - QG do Celular
Aplicativos Entretenimento

Apps para descobrir músicas: conheça alguns aqui

Se você aprecia uma boa música, ter de recorrer às alternativas tradicionais pode se converter em uma experiência bastante limitada. Afinal de contas, esses serviços tendem a apostar em grandes sucessos, a fim de obter destaque. Felizmente, há excelentes apps para descobrir músicas.

Anúncios

Com eles, você poderá acessar playlists criativas, elaboradas por pessoas que entendem do assunto, em diferentes lugares do mundo. Como nem todas as opções são “mainstream”, as músicas não são reconhecidas pelo grande público. Logo, isso pode ser uma excelente oportunidade de conhecer novas músicas.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, 9 serviços que cumprem esse papel, podendo agregar e qualificar ainda mais o seu gosto musical e suas listas de reprodução. Boa leitura!

Anúncios

1. iHeartRadio

O iHeartRadio conta com mais de 2 milhões de usuários no Android. Sua nota média é de 4,6. Na AppStore, esse índice se repete em mais 300 mil avaliações. Conforme sugerido por seu nome, esse app reúne quase 2 mil rádios nas frequências FM e AM.

Além disso, você receber sugestões e favoritar as estações que tocam os estilos musicais de sua preferência. Como se não bastasse, o app não apresenta custo algum, sendo totalmente gratuito.

Anúncios

2. SoundCloud

Esse app conta com cerca de 5 milhões de avaliações entre os usuários do Android e quase 100 mil pelos usuários do iOS. Diferentemente de seus concorrentes, o SoundCloud pode ser considerado como uma espécie de      rede social composta por artistas profissionais e/ou independentes, onde seus trabalhos são postados para que os usuários possam opinar e ouvir.

Com efeito, seu acervo musical dispõe de cerca de 150 milhões de obras. Ademais, ele possui 2 versões distintas: a modalidade paga exclui anúncios e garante acesso a uma maior quantidade de músicas.

3. TuneIn Radio

O TuneIn Radio tem cerca de 2 milhões de avaliações entre os usuários do Android, obtendo uma nota de 4,5. Entre os aplicativos para iOS é o melhor avaliado por cerca de 40 mil pessoas, atingindo a marca de 4,7.

Embora tenha objetivos similares ao iHeartRadio, trata-se de uma opção mais completa, uma vez que proporciona música, talk shows, novidades, esportes e podcasts. O app possui tanto a versão paga quanto a grátis, porém, os usuários do modo gratuito tendem a reclamar da quantidade excessiva de anúncios.

4. Shazam

Sendo avaliado por 4 milhões de usuários da PlayStore, o Shazam obteve a nota média de 4,4. O app é considerado ainda melhor por mais de 600 mil avaliadores do iOS, atingindo a impressionante marca de 4,9.

O Shazam propicia diversos recursos, porém, um dos mais úteis permite identificar as músicas que estão sendo tocadas por meio do microfone de seu smartphone. Dessa forma, você consegue descobrir o nome da música, do artista e, até mesmo, acompanhar a letra. Entre suas demais funcionalidades, destacam-se:

  • Visualizar o que artistas famosos estão descobrindo com o app;
  • Ouvir trechos de músicas (Apple Music) e incluí-los às suas playlists do Spotify;
  • Utilizar o Apple Watch para abrir o Shazam e encontrar as letras, a faixa e o artista da música selecionada;
  • Aproveitar vídeos e letras de músicas do YouTube.

5. SoundHound

Com quase 900 mil avaliações junto a PlayStore, o SoundHound atingiu a nota de 4,6. Sem embargo, entre os avaliadores no sistema iOS, o app chega a 4,9 em mais de 200 mil avaliações.

O aplicativo apresenta vários recursos, podendo ser usado conjuntamente a outros similares, tais como o Spotify, principalmente, para quem deseja acompanhar as canções com as letras.

Ele é capaz de encontrar, de modo bem sensível, as músicas que os usuários apenas cantarolam. Tal fato o coloca um passo adiante, por exemplo, do Shazam, pelo menos, quanto a esse quesito. Vale destacar, ainda, que é um app totalmente gratuito.

6. Palco MP3

Esse app conta, na PlayStore, com mais de 2 milhões de avaliações. Entretanto, devido ao fato de sua nota ser consideravelmente inferior aos seus congêneres (sobretudo, em relação aos dispositivos iOS), nem todos os usuários o conhecem bem.

Por exemplo, suas notas são de 3,3 e 4,2, nos sistemas iOS e Google Play, respectivamente. Não obstante, sua grande vantagem reside no fato de ser gratuito e oferecer várias músicas para download (os artistas detentores dos direitos devem autorizar a realização desse processo).

Desta feita, é frequente que algumas das mais famosas canções só possam ser ouvidas online. O Palco MP3 disponibiliza cerca de 1 milhão de obras tanto para serem baixadas quanto para serem ouvidas.

7. Spotify

O Spotify é, certamente, o aplicativo mais popular de nossa lista. Com efeito, é o mais avaliado tanto AppStore (cerca de 3 milhões) quanto na PlayStore (20 milhões). Ele possui versões paga e gratuita.

Na modalidade grátis, os recursos são consideravelmente limitados e os anúncios são obrigatórios. Adicionalmente, o usuário não tem a opção de fazer downloads ou reproduzir músicas offline.

A versão paga (ou “premium”), que proporciona diversos tipos de planos, possibilita que essas funcionalidades sejam regularmente utilizadas e, também, oferece alguns recursos adicionais, tais como podcasts e playlists variadas.

8. YouTube Music

Com 250 mil avaliações pelos usuários do iOS e 100 mil pelos do Android (notas de 4,7 e 4,0, respectivamente), o YouTube Music é um app derivado de uma das mais famosas plataformas da atualidade.

Todavia, sem fazer uma assinatura, os usuários enfrentam as mesmas limitações do YouTube. Isso significa não poder ouvir suas músicas preferidas com tela desligada ou em segundo plano, evitar anúncios ou fazer downloads para ouvir offline.

9. Audiomack

São mais de 600 mil avaliações no Android e nota de 4,7. Na AppStore, são mais de 400 mil avaliações e nota de 4,9. O público-alvo são os indivíduos que preferem ritmos como a música eletrônica, latina, pop, reggae e hip hop.

O catálogo disponível pode ser baixado, em sua totalidade, de maneira gratuita, apesar de contar com uma modalidade paga que evita os usuários de visualizarem os tão indesejados anúncios.

Mesmo sendo relativamente de fácil operação, o fato de ser totalmente em inglês pode representar um impeditivo para quem deseja encontrar os melhores apps para descobrir músicas.

Deixe seu Comentário