Aplicativos Utilidades

Apps para ajudar a economizar água

Apps para ajudar a economizar água

Faz todo o sentido, pelo panorama atual, pesquisar sobre apps para ajudar a economizar água.

A conta de água e esgoto vem sofrendo série de reajustes em vários estados, como São Paulo, e claro que não são para diminuir, mas para acrescentar valores.

Em alguns casos, dá para se discutir o modelo de negócio de algumas fornecedoras desses recursos e serviços tão essenciais, mas sem dúvida uma das causas principais pelo encarecimento é o desperdício de d’água.

Dados do Instituto Trata Brasil sobre o desperdício de água no país, em 2016, revela que o volume jogado fora seria o suficiente para encher 7 mil piscinas olímpicas – por dia.

Isso representa perdas financeiras da ordem de mais de 10 bilhões de reais.

Ou seja, água está cara e a tendência, conforme o esgotamento desse recurso, é que fique mais e mais dispendiosa.

Economizar mais do que nuca é preciso, para o bem do planeta e para o seu bolso.

Como a tecnologia vem se aprimorando e trazendo boas novidades, será que existem apps para ajudar a economizar água?

Existem sim. São fáceis de achar e são gratuitos!

Abaixo fizemos uma seleção dos melhores apps para ajudar a economizar água.

Confira!

Apps para ajudar a economizar água

Tem aplicativo para ajudar a cronometrar o tempo no chuveiro, aplicativo que calcula o gasto anual com água, aplicativo que fornece dicas de economia e com muitas outras funcionalidades.

A maioria está disponível nas plataformas Android e iOS e todos são gratuitos.

Veja a lista dos melhores apps para ajudar a economizar água a seguir.

Apps para ajudar a economizar água: Banho Rápido

Esse aplicativo é recomendado para os que têm como desafio para economizar água a redução do tempo no banho.

Em uma rotina tão estressante como a vida nas grandes metrópoles, o ato de banhar-se representa mais do que higienizar o corpo, trata-se também de uma rara oportunidade de relaxamento e até de higiene mental. Por isso, para muitos é irresistível ficar uns minutinhos a mais depois de toda a higienização feita debaixo do chuveiro.

Mas esses minutinhos a mais representam milhares de litros desperdiçados e uma diferença significativa na conta de água e de luz.

O Banho Rápido coleta todas as informações necessárias para calcular o tempo ideal de seu banho. Divide o tempo por etapas.

Por exemplo, antes de iniciar o cronômetro, o aplicativo lança um questionário perguntando se irá lavar o cabelo, se o cabelo é grande ou cumprido, se usar condicionador, etc.

Com base nas informações fornecidas, passa a montar um cronograma de seu banho.

Para lavar o cabelo, estabelece um limite de tempo, ao chegar nesse limite faz a emissão de um alerta sonoro característico. Depois, passa para a fase seguinte, como esfregar o corpo.

Os sinais são emitidos até todas as fases do banho se completar e chegar no tempo considerado ideal.

Como emite som bem audível, não é necessário que o aparelho fique muito próximo do chuveiro.

Esse app se encontra disponível na iOS e Android e é totalmente gratuito.

Apps para ajudar a economizar água: Nossa água

O Nossa Água é um aplicativo desenvolvido pelo Instituto Akatu em parceria com a Federação Brasileira de Bancos.

O app fornece uma calculadora de banho para medir o quanto foi gasto durante o tempo no chuveiro, passa dicas de como economizar água em casa e até tem um jogo para identificar possíveis vazamentos.

Sem dúvida, uma excelente opção para os interessados em se aprofundar sobre o assunto de economia e gasto de água.

Apps para ajudar a economizar água: Pegada Hydros

O objetivo dos desenvolvedores do Pegada Hydros é a conscientização.

O aplicativo apresenta uma projeção da quantidade de água gasta por ano no seu imóvel e quantas piscinas (olímpicas) poderiam ser preenchidas com esse volume desperdiçado.

Além disso, também fornece dicas de como poupar em atividades cotidianas como  escovar os dentes, lavar louça, quintal e dicas de manutenção de torneiras.

Esse aplicativo também está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS, no entanto, tem como vantagem se manter compatível com versões mais antigas desses sistemas.

Portanto, se tem receio ou dúvidas se o seu smartphone é moderno o suficiente para baixar esses aplicativos, certamente o Pegada Hydros aumenta as suas chances de acertar de primeira.

Apps para ajudar a economizar água: Manual da Etiqueta

Seguindo com a lista de apps para ajudar a economizar água, o Manual da Etiqueta é um aplicativo que traz dicas de como mudar de hábitos para reduzir os impactos ambientais cometidos cotidianamente.

São 50 dicas de sustentabilidade. Todas vêm acompanhadas de informes sobre o tipo de esforço necessário para realizá-las e qual o impacto que provocam no ambiente.

As dicas são apresentadas de forma ilustrada facilitando o entendimento e tornando a comunicação mais ágil.

Este app está disponível para iOS de forma gratuita.

Sai Desse Banho

Outro aplicativo voltado para os que fazem hora no banho e ouvem o “clássico sai desse banho!”.

Este também emite um sinal sonoro, uma música insuportável, e ainda apresenta como meta reduzir o tempo no chuveiro.

Por exemplo, o cidadão informa que costuma ficar 15 minutos com o chuveiro ligado. O app se programa para reduzir esse banho para 12. Se o tempo informado for 10, reduz para 8, e assim por diante.

Bônus: Fake Shower

Este app também é voltado para a conscientização do gasto de água. Informa a quantidade de água desperdiçada quando o chuveiro ou a torneira são abertos sem necessidade.

Contudo, esse aplicativo é popular por apresentar um diferencial: além de fazer projeções de gastos, simula sons emitidos pela torneira e principalmente pelo chuveiro.

Confuso?

Qual seria a utilidade dessa função?

Bem, digamos que você esteja passando por um desconforto gastrointestinal, mas não quer deixa explícito para todos que estão no local o tipo de problema que está enfrentando.

Para alcançar tal fim, aciona o aplicativo, que faz parecer que você está fazendo outros tipos de atividade no banheiro.

Gostou deste conteúdo sobre apps para ajudar a economizar água? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós.

Deixe seu Comentário