Aplicativos Utilidades

Aplicativos para usar celular como webcam

Você sabia que existem aplicativos para usar celular como webcam? Assim como vários outros benefícios que a tecnologia possibilita, esses apps tornam possível a utilização do seu aparelho celular para várias outras funções que ele não teria normalmente.

A webcam pode ser muito útil, principalmente para as pessoas que trabalham remotamente e podem estar precisando deste recurso no celular.

Leia também:

Pensando nisso, separamos aqui várias opções de aplicativos para usar celular como webcam onde você poderá fazer bom proveito desta funcionalidade. E tudo isso através de apps gratuitos e que podem ser adquiridos em um instante na loja do seu aparelho – tanto Android quanto iOS (Apple).

Continue sua leitura até o final para conferir a lista completa de aplicativos que você pode estar testando para ter sua webcam no próprio celular. Vamos lá!

Aplicativos para usar celular como webcam

A lista a seguir conta com opções tanto para o celular que tem o sistema Android quanto o que possui o sistema iOS (que pertence à Apple). Analise cada opção e encontre a que melhor se encaixa em seus objetivos e preferências.

Camo

O primeiro app da nossa lista é o Camo, que se trata de uma ferramenta que oferece diversas possibilidades no software destinados a computadores. Ele está disponível tanto para Windows quanto para macOS (da Apple), e também possibilita realizar a conexão por cabo USB.

O aplicativo Camo possibilita que você realize ajustes na imagem, o que irá garantir um maior aproveitamento do potencial que sua câmera pode oferecer.

No caso, o app servirá como um caminho para que você possa conectar o seu celular ao seu PC, sem precisar de uma conexão via Wi-Fi ou algo do tipo. Esse é um diferencial do app, inclusive.

Caso tenha dúvidas ou não tenha conseguido a liberação de depuração USB no seu aparelho Android, é possível ter acesso a um passo a passo completo que irá te guiar e oferecer a ajuda necessária para dar prosseguimento.

O app Camo está disponível tanto para aparelhos Android quanto para iOS (Apple) e é gratuito!

DroidCam

O próximo app é o DroidCam, que está entre um dos aplicativos mais antigos quando o assunto é oferecer a possibilidade de utilizar o seu celular como uma webcam.

Ao ingressar no aplicativo, você verá a exibição do endereço de IP e também um tipo de porta da própria plataforma. Para fazer a conexão no seu PC, será preciso digitar esse endereço que você recebeu e realizar a conexão via Wi-Fi.

Também é possível utilizar a opção do cabo USB, caso os problemas na rede te atrapalhem a executar a ação. Enquanto estiver fazendo uso do app no seu PC, você ainda poderá economizar bateria mantendo a tela bloqueada sem atrapalhar o funcionamento do app.

O app DroidCam está disponível tanto para aparelhos Android quanto para iOS (Apple) e é gratuito! Ele também oferece opções pagas, que devem ser conferidas antes.

XSplit

A seguir, temos o app XSplit, que se trata de um software muito popular para a realização de transmissões utilizando uma quantidade variada de ferramentas para realizar a configuração de lives. Esse aplicativo também possibilita que seja feito o uso de vários recursos gráficos.

Essa plataforma também oferece a opção de conexão para webcam, ou seja, o serviço que buscamos neste app. Ela se chama XSPlit Connect: Webcam. Assim, você poderá utilizar a sua câmera do celular para atender chamadas de vídeo de reuniões da empresa, para realizar transmissões ao vivo (em grandes canais, como a Twitch) e até mesmo assistir aulas e cursos.

Mas, isso só será possível após ser feito o download do “XSplit VCam”, que até então está disponível tanto para o Windows quanto para o macOS. Assim, poderá realizar a conexão do seu aparelho celular com o seu PC e, a partir daí, utilizar o recurso de webcam.

Essa conexão poderá ser feita apenas com a rede Wi-Fi, não oferecendo a opção de inserir o cabo USB.

O app XSplit está disponível tanto para aparelhos Android quanto para iOS (Apple) e é gratuito! Ele também oferece opções pagas, que devem ser conferidas antes.

Iriun

O último, mas não menos importante, app de nossa lista é o Iriun. Temos aqui um dos mais populares em todo o ramo de apps para webcam, ou seja, um dos bons e que vale a pena conferir.

É um app que facilita a utilização de seu usuário, oferecendo boa usabilidade e sem precisar se incomodar com anúncios a todo momento.

Se o seu celular tiver mais que uma câmera, é possível fazer essa escolha de qual utilizar para acessar a webcam no seu PC através do celular. Mas, lembre-se que a qualidade dessas câmeras costumam variar, algumas sendo melhores que outras. Escolhe bem.

Para acessar a webcam através do app Iriun é necessário utilizar o cabo USB. Para isso, é preciso que o app esteja instalado, também, no seu computador. Ou seja, apenas realizando essa conexão entre eles será possível utilizar a webcam.

O aplicativo Iriun está disponível para os aparelhos Android e iOS (iPhone). Confira também o software do seu computador para garantir que seja compatível com a conexão que deverá ser feita entre ambos os aparelhos. O app é gratuito!

Conclusão

Você sabia que era possível conectar a webcam do seu celular e utilizar isso no seu PC sem problemas e sem precisar investir em um novo equipamento para trabalho, estudo, etc? Essa possibilidade só existe graças aos aplicativos que passaram a ser feitos com esse objetivo.

Para determinar qual a melhor opção, confira os detalhes e veja o que melhor atende suas necessidades e o que você tem no momento. Por exemplo, se um aplicativo que oferece a opção de Wi-Fi não lhe atende muito bem, talvez você possa se interessar pelos que oferecem a opção de conectar via USB – ou as duas funções em um só app.

Aproveite este conteúdo para já sair daqui com o seu aplicativo escolhido e facilite as suas chamadas de vídeo a partir daqui.

Leia também:

Deixe seu Comentário