Aplicativos Utilidades

Aplicativos para fazer mapa mental

Aplicativos para fazer mapa mental

Você já ouviu falar em mapa mental? Essa prática tem ajudado muitos estudantes a absorverem novos conteúdos, professores a darem aulas mais interessantes e de fácil explicação, profissionais a apresentarem novos projetos, dentre muitas outras possibilidades.

Hoje, o mapa mental pode ser encontrado em diversas áreas, com vários objetivos possíveis. Ou seja, ele é muito útil e pode se tornar um grande aliado dos seus projetos.

Se você ainda não sabe do que se trata um mapa mental, como ele é feito, suas vantagens e, claro, quais aplicativos para fazer mapa mental você pode estar utilizando para facilitar a sua vida acadêmica ou profissional, continue lendo este conteúdo até o final e não perderá nenhum detalhe.

Vamos lá?

Aplicativos para fazer mapa mental

O mapa mental é muito utilizado, como vimos acima, e existem formas de construir o seu mapa sem grandes mistérios e dificuldades. Para isso, você precisará garantir um bom aplicativo, certo? Então, iremos lhe apresentar alguns apps de qualidade!

Leia também:

Antes disso, vamos conhecer melhor o significado de mapa mental e demais detalhes sobre o assunto? Segue o fio.

O que é o mapa mental?

O mapa mental é como se fosse um mapa de sua própria mente, de tudo que deve ser armazenado por lá – seja para um trabalho, estudos, etc. Ele é formado por um ponto central, que será o foco principal do assunto em questão e, a partir dele, irão haver ramificações com os demais assuntos que tiverem relação com esse tema principal.

Interessante, não é mesmo? Imagine que você está estudando um assunto complexo, com muitos detalhes que ficam difíceis de serem armazenados na sua memória de forma clara e conectada.

Bom, com o mapa mental tudo pode ficar muito mais simples. Ele costuma ser feito em uma única folha ou página, dependendo do que você for usar para produzir o seu, e isso facilita na hora do entendimento e de assimilar qual parte está ligado a qual, etc.

Se você tem mais facilidade de aprender com diagramas, imagens, dentre outras opções mais visuais, o mapa mental pode ser um grande aliado para que você absorva muito mais conhecimento do que da forma mais convencional – lendo e escrevendo.

Como fazer um mapa mental?

Bom, se você deseja fazer um mapa mental (dando exemplo sem utilizar o app, para entendimento mais à fundo do assunto) saiba que esse é um processo simples, mas que pode levar tempo dependendo do material que você for elaborar, o tamanho, dentre outros detalhes importantes para o processo.

Para que você saiba por onde começar, pense no mapa mental como um resumo do conteúdo estudado (afinal, é basicamente o que ele é). Assim, você já saberá por onde começar.

Após os seus estudos, pensando aqui em um estudante para o exemplo, você provavelmente precisará fazer uma prova para constatar se realmente aprendeu o conteúdo, certo? É neste momento que entra o seu mais novo aliado, o mapa mental.

Através dos assuntos que você anotou, você criará um resumo em formato de “desenho”. Por exemplo, se você estiver estudando sobre o corpo humano este será o assunto principal e todos os outros estarão ligados a ele.

Além de ser um processo de aprendizagem, juntar e estudar os conteúdos para montar o mapa mental, você depois ainda terá um ótimo resumo visual para ir recordando e garantir que nenhum assunto fique de fora na hora da prova.

Apps para fazer mapa mental

Agora, chegou o grande momento de conhecer os aplicativos para fazer mapa mental. Você terá acesso a um conteúdo pronto, através das informações que você irá fornecer ao app. Vamos entender como cada um deles funciona e quais são essas opções? Confira.

Lucidchart

O Lucidchart irá possibilitar que você monte o seu mapa mental da maneira que preferir, utilizando diferentes formas e ligando uns aos outros de maneira simples e divertida. Ele é um app gratuito e está disponível para todos os aparelhos.

Coggle

Outra excelente opção é o Coggle, onde você poderá criar mapas mentais de alta qualidade e incluir várias funcionalidades que estão disponíveis através deste aplicativo. Ele é um app gratuito e está disponível para todos os aparelhos.

Canva

Para fechar a nossa lista de apps, você já conhece o Canva? Ele é um dos apps/sites para criar artes e demais peças digitais mais utilizados no momento. Possui uma interface simples, possibilitando que todos criem suas peças sem dificuldades. E, claro, ele oferece a opção de montar um mapa mental muito bom para os seus estudos.

Vantagens de fazer um mapa mental

Mas, para que eu preciso fazer um mapa mental? Será que ele realmente é vantajoso para mim? Se você ainda está com essas dúvidas, confira abaixo algumas das vantagens de fazer um mapa mental.

Para começar, é ótimo para ativar o seu lado criativo – afinal, você precisa criar alguns balões e desenhos para que tudo possa se conectar e fazer sentido.

Além disso, será um grande aliado para identificar um possível problema e, consequentemente, poder solucioná-lo de forma rápida.

Mas, não para por aí! Há muitas vantagens ainda.

Por exemplo, te ajuda a organizar suas ideias, melhora a capacidade de concentração, te auxilia nos seus estudos e também no local de trabalho, te ajuda a ampliar a visão de uma situação ou assunto (afinal, a visibilidade fica melhor com essa modalidade de aprendizado) e ainda te ajuda a memorizar mais conteúdos.

Ou seja, são muitas vantagens que não podem ser ignoradas. Estudar e estimular o cérebro com essa ação é importante, e fazer isso através de algo divertido e que sai do padrão poderá te deixar com mais gosto para os estudos.

Conclusão

Você já conhecia essa modalidade de estudos? O mapa mental é muito utilizado pelo mundo, sendo super eficaz e ajudando pessoas que precisam absorver uma grande quantidade de conteúdo em pouco tempo.

Não perca mais tempo, comece a montar mapas mentais para seus estudos e veja como haverá uma boa evolução no seu aprendizado. Talvez, seja essa mudança que esteja faltando em sua vida.

Deixe seu Comentário