Anúncios
Uma das últimas atualizações que o aplicativo WhatsApp inaugurou foi a opção de enviar e receber dinheiro através dele, assim como fazemos em nossos apps de bancos digitais, PicPay, dentre outras plataformas financeiras.
O PicPay foi um dos primeiros a oferecer uma interface mais aproximada de uma rede de comunicação envolvendo o envio e recebimento de dinheiro, mas nada de compara ao app de comunicação mais utilizado no Brasil.
Anúncios
Leia também:
- Modo Infiel no WhatsApp: saiba como ativar e usar
- Whatsapp Premium: principais benefícios da nova versão do app
- Modo festa no Whatsapp: Veja como ativar e criar um Avatar seu!
O WhatsApp está sempre inovando e trazendo coisas interessantes para seus usuários, além da praticidade de realizar essas transações financeiras. Com isso, vamos entender melhor essa funcionalidade e como é feito o envio e recebimento de dinheiro pelo WhatsApp.
Como enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp
Primeiramente, saiba que o envio e recebimento de dinheiro pelo WhatsApp é uma ação super simples, podendo até mesmo ser um problema em alguns casos por ser tão fácil.
Anúncios
A atualização foi realizada com o intuito de realizar transações simples, que não envolvam negócios, por exemplo, sendo algo mais direcionado aos amigos e familiares que possam precisar dividir uma conta.
A atualização chama-se WhatsApp Pay, que fica disponível diretamente no chat de conversação de um grupo ou de um chat individual.
Quem está autorizado a enviar dinheiro pelo WhatsApp Pay?
Existem algumas limitações de segurança para o envio de dinheiro pelo app do WhatsApp, afinal, ainda estamos falando de transações financeiras e é preciso haver certa atenção.
Pessoas que sejam menores de 18 anos não estão liberadas para o envio de dinheiro pelo app utilizando um cartão de crédito ou débito que tenham sido emitidos pelos bancos parceiros, sendo que para garantir que isso não passe despercebido é solicitado o CPF do indivíduo.
Os bancos parceiros do WhatsApp Pay são variados, o que é bom para as transações. Confira os bancos e suas respectivas bandeiras permitidas:
- Banco do Brasil (Visa);
- Banco Inter (Mastercard);
- Bradesco (Visa);
- Itaú (Mastercard);
- Mercado Pago (Visa);
- Next (Visa);
- Nubank (Mastercard);
- Sicredi (Mastercard e Visa);
- Woop, a conta digital da Sicredi (Visa).
O WhatsApp Pay começou com a opção de apenas passar cartões de débito pelo app, mas agora já é possível realizar o envio ou receber dinheiro através do cartão de crédito.
Além disso, você ainda poderá utilizar mais de um cartão para isso, caso precise dividir o valor entre as faturas para não comprometer o limite.
Quem pode receber dinheiro através do WhatsApp Pay?
Para começar, é preciso que as pessoas estejam devidamente cadastradas no sistema para ser utilizado o WhatsApp Pay.
É preciso que a pessoa que irá receber seja cliente em ao menos um dos bancos parceiros, que são os citados acima, tendo uma conta bancária e um cartão à disposição e que possa ser utilizado.
Após ser realizado o pagamento pelo app do WhatsApp, a pessoa que recebeu o valor precisará finalizar a ação aceitando-o. Para isso, há uma área determinada como “pendentes”, onde será finalmente transferido para a sua conta o valor após concordar com o valor e com o recebimento.
Caso a pessoa não tenha conta em nenhum dos bancos acima, ainda não será possível realizar a transferência.
É cobrado taxa de transferência?
O WhatsApp Pay não cobra nenhuma taxa na transferência, o que já é uma vantagem à mais se comparado com o PicPay, por exemplo. Ou seja, você irá transferir apenas o valor necessário e não precisará pagar nada por este serviço.
Possibilidades de pagamento
O WhatsApp Pay permite que você realize seus pagamentos através de um cartão de crédito, débito e também através de um pré-pago.
Segurança na transferência
Sempre que uma nova opção de transação financeira aparece, surge a dúvida quanto à segurança – que é super válida. Saiba que o WhatsApp Pay oferece uma segurança através de uma criptografia de ponta a ponta, que é feita pelo próprio app.
Dessa forma, é uma opção segura e poderá facilitar bastante na hora de pagar um amigo, familiar ou até mesmo um grupo de pessoas dividindo as contas.
Ainda assim, é importante tomar cuidado ao realizar seus pagamentos, afinal, há muitos golpes ocorrendo através de apps de mensagens, como o WhatsApp, e é preciso estar atento para não ser convencido a transferir dinheiro para uma pessoa se passando por outra.
Isso não é um problema causado pelo pagamento pelo WhatsApp, mas poderá ser um facilitador para problemas. Portanto, tenha certeza de para quem está transferindo o dinheiro através do WhatsApp Pay.
Conclusão
Você já reparou nessa atualização no seu app? Caso ainda não tenha visto, é sinal de que o seu app precisa ser atualizado. Se essa opção não estiver disponível, pode haver uma relação com a versão do seu aparelho celular.
A atualização pode ocorrer automaticamente, por isso, verifique isso na loja de apps do seu celular.
Aproveite essa novidade para agilizar as transações financeiras realizadas entre você e seus amigos, familiares, etc.
Deixe seu Comentário