Aplicativos Utilidades

Aplicativos para deficientes visuais

Aplicativos para deficientes visuais

Está em busca de aplicativos para deficientes visuais? Sim, já existem diversas possibilidades para aqueles que nasceram ou que tenham sofrido com algo que resultou em uma deficiência visual, possam usufruir de praticamente todos os meios de comunicação e entretenimento que as outras pessoas.

Essa é uma das atitudes de inclusão que têm mudado a vida de muitas pessoas deficientes visuais, afinal, com isso elas terão a possibilidade de se divertir e explorar coisas novas que antes poderiam ser consideradas impossíveis.

Por isso, se você tem interesse em conhecer esses aplicativos para deficientes visuais, continue lendo este conteúdo até o final para não perder nenhum detalhe importante, ok? Segue o fio!

Aplicativos para deficientes visuais

Como pessoas com deficiência visual conseguem utilizar o aparelho celular e outros meios tecnológicos? Essa é uma pergunta de grande importância, mas que muitas pessoas não sabem e nem imaginam que seja algo possível.

Leia também:

Sim, pessoas com deficiências visuais podem, e devem, utilizar aparelhos celulares (assim como tablets, notebooks, etc). Isso acontece com o auxílio de um leitor de tela. Como ele funciona?

O leitor de tela é um recurso que é facilmente encontrado nos aparelhos celulares da atualidade, desde os mais simples até os mais elaborados. Ao ativar essa funcionalidade, o leitor de tela ficará responsável de falar, isso mesmo, falar, indicando cada ferramenta do aparelho, teclas, etc.

Interessante, não é mesmo?

Pode ser um grande desafio no começo, afinal, é algo novo para se aprender e se acostumar.

Mas, no momento em que a pessoa com deficiência visual consegue pegar o jeito, tudo ficará mais simples e servirá como grande ajuda para poder enviar mensagens, conferir os e-mails, utilizar o GPS do celular, dentre várias outras possibilidades que o leitor de tela garante.

Só que não para por aí! Além dessa funcionalidade que o próprio aparelho celular pode oferecer, ainda temos várias opções de aplicativos para deficientes visuais. Através deles, a vida dessas pessoas poderá ser mais simples quando o assunto é utilizar aparelhos eletrônicos para se comunicar e se localizar.

Então, vamos conhecer alguns desses aplicativos para deficientes visuais e garantir boas ferramentas para o dia a dia? Confira o restante do conteúdo, abaixo.

Opções de aplicativos para deficientes visuais

Eye-D

Para começar, temos o aplicativo Eye-D, que irá auxiliar no acesso à rua por pessoas que tenham algum tipo de deficiência visual e necessitam deste apoio. Se você estiver sozinho, por exemplo, e precisar sair de casa (até mesmo que já faça isso sozinho com frequência) o Eye-D será um grande aliado.

Ele irá possibilitar que você consiga identificar muito bem tudo que há à sua volta na rua, e isso será feito de um jeito ágil e simplificado.

Por ser um app gratuito, ele possibilita que todos tenham acesso à ele sem precisar de investimentos financeiros.

O Eye-D está disponível tanto para Android quanto para o iOS (Apple).

Be My Eyes

Em seguida, temos o Be My Eyes que, como o nome já sugere, ele servirá como os seus olhos. Ele está entre a lista dos apps mais conhecidos quando o assunto é oferecer acessibilidade para deficientes visuais.

Ele serve como uma rede social, em que envolverá pessoas deficientes visuais e não deficientes, ou seja, ambas estarão presentes no app. Assim, através das ferramentas que ele oferece, será possível descrever objetos, situações, etc, para as pessoas que não enxergam.

É um aplicativo de grande valor, não só por existir mas também pela quantidade de pessoas que se propõe a ajudar quem mais precisa. As pessoas que não possuem deficiência visual são as que são os olhos para aqueles que não podem ver.

Be My Eyes está disponível tanto para Android quanto para o iOS (Apple).

Ubook

E temos mais um para a lista! O Ubook é um aplicativo para deficientes visuais que disponibiliza audiobooks, ou seja, livros em áudio, para que todos possam ler/ouvir suas histórias preferidas.

Neste caso, o app é pago para que tenham acesso aos mais de 1.000 audiolivros disponibilizados pela plataforma. Por apenas R$ 18,90 ao mês é possível ouvir quantos livros você quiser.

Há livros disponíveis para todos os gostos, desde os mais clássicos até os livros mais modernos da internet.

O aplicativo Ubook está disponível tanto para Android quanto para o iOS (Apple).

Google BrailleBack

Para fechar a nossa lista de apps, temos um do próprio Google. Este aplicativo tem como objetivo oferecer uma mistura entre o braile com falas para que eles possam compreender cada funcionalidade do Android e das telas.

Por ser um app Google, só existe para o Android (lembrando que o Android é do Google).

Qual a importância de aplicativos como esses?

Aqui, falamos mais diretamente com quem não possui deficiências visuais e ainda não entende por que elas iriam querer apps que ajudassem na leitura, em acesso às ruas, etc.

Bom, é importante que todos possam ter as mesmas possibilidades em uma sociedade, que todos possam ter acesso à conhecimento, lugares públicos e não públicos, acesso à leitura, dentre várias outras coisas importantes no dia a dia.

Já imaginou como seria se você fosse o único entre seus amigos que não pudesse ler um livro? Ou que dependeria de alguém para ler para você? Não parece muito legal, não é mesmo.

Por isso, a acessibilidade é algo que vem sendo tão discutido nos últimos tempos. Afinal, ela é importante e deve estar presente na vida de todos como sociedade.

Conclusão

Você já tinha ouvido falar em tantos aplicativos para deficientes visuais? Se você é uma pessoa que possui alguma deficiência visual, e está conseguindo ter acesso à esse conteúdo através de um leitor, por exemplo, saiba que esses aplicativos servirão ainda mais para o seu dia a dia.

Em outros casos, é sempre importante termos conhecimento sobre estes assuntos e os avanços que possibilitam que a acessibilidade seja algo cada dia mais relevante e frequente em nossa sociedade.

É importante que a informação e as oportunidades cheguem para todos, assim, viveremos em um país mais justo, focando em uma democracia e nos direitos para todos.

Então, quais desses aplicativos para deficientes visuais você escolheria para incluir na lista de apps do seu celular?

Deixe seu Comentário